2007/03/26


Ser micreiro é...



O problema da minha vida e que eu fui criado pra ser um micreiro. Quando cheguei lá, acabou "ser micreiro." Escovar bits virou coisa de "infossauro." Ninguém mais sabe que já existiu algo como um "mini-computador" antes do micro. (Os neófitos hão até de perguntar "hein? Qq é 'micro'?" :) )

Era talvez o que existia no Brasil como correlato da cultura "hacker" ianque... Nós, como "hackers" tupiniquins, temos que resgatar um pouco da nossa própria hackice criada em nossa casa!...

Agora, eu digo pra vocês quando deixou de existir (assim, no mainstream) "micreiro." Eu estava lá. Foi no último (acho) encontro na Sucesu antes do EMUB, lá em BH. Rolava sempre uma palestra de assuntos micreiros, e depois a gente descia pro finado Pizzaiolo Savassi, local do evento propriamente dito. O tema da palestra foi o novíssimo Windows 95, que não lembro quem tinha acabado de ver lá nos estazunis, e trouxe pra cá, e veio contar pra gente as novidades dessa impressionante revolução que a Microsoft Corporation tinha preparado pra nós.

"Ser micreiro" nessa época talvez pudesse ser definido pela curiosidade em descobrir pra que diabos o programa "trumpet winsock" servia afinal de contas!... Não-micreiros só queriam saber que ele os permitia usar o Netscape (ou o Mosaic, se vc fosse metido), e entrar no site da NASA, Louvre e da Playboy (que na época não tinham conteúdo algum...)

No comments: