2007/11/29


CPMF e a saúde

Adib Jatene e seu desejo em direcionar a CPMF para a saúde podem ambos irem para a meretriz que pariu na fila do SUS porque não conseguiu ser atendida a tempo. (nem fazer aborto ilegal)

A idéia de CPMF não possui nada que faça sentido vinculá-la à saúde. Não é que nem imposto sobre cigarro, por exemplo. Não é quem nem IPVA que pode ser direcionado para manutenção de vias urbanas etc. É apenas mais um imposto geralzão, como o imposto de renda.

O único motivo por que algum governante fala em vincular a CPMF à saúde, é pra COLOCAR UMA ARMA NA CABEÇA DO CIDADÃO, E EXTORQUIR DINHEIRO DELE.

Todo imposto justo é pago sem muita argumentação. Aí pra passar a CPMF falam que é pra saúde, aí então cria uma justificativa.

Não tem nada que ter CPMF pra saúde não. Tem que ter lá o x% do orçamento direcionado pra saúde, e tem que ir o dinheiro da CPMF pro orçamento e ponto final. Chega de mentiras e politicagem.


Amazônia para os amazonenses

Tem gente por aí falando em "vender a Amazônia." Seria algo como o Brasil abrir mão da posse dessa terra, e entregar ela pra, sei lá, pra Guiana Francesa, ou pro Henry Ford, e aí receber um dinheirinho, e então riscar do nosso mapa aquela região.

Outros falam sobre ajudar os habitantes da Amazônia. Falam que as pessoas que lá habitam, os "ribeirinhos", e etc, o fazem "em nosso nome". Falam que eles estão fazendo um esforço de ocupar aquela terra como um favor para os brasileiros.
Iu
Oras. Ambas visões são absurdas. São idéias carregadas de imperialismo e colonialismo. São a epítome do imperialismo sudestino. (aliás, já reparou que nos jornais sempre se fala em nordestinos, sulistas, amazonenses... Nunca se fala em sudestinos? Porque não existe uma palavra que designa o povo do sudeste? Porque eles nunca são referenciados?... Porque eles não são uma peça no xadrez da etno-política Brasileira? Eu acho que é porque eles são imperialistas, são "o centro", e portanto não precisam ser referenciados como os povos marginais precisam.)

A Amazônia pertence ao povo da Amazônia, e não é "nossa" para a vendermos. O Lula não pode decidir vender a Amazônia com uma canetada, muito menos o José Serra ou talvez o Césa Maia. Eles não podem discutir uma possível venda da Amazônia. O congresso também não, e quer saber, nem o senado!... O que o Arthur Virgílio diria pro Collor em um debate sobre esse assunto? Ele o ameaçaria de dar um golpe de jiu-jitsu!!...

Se um dia a Amazônia resolver parar de integrar a Federação Brasileira, não exisitrá motivo para que haja alguma forma de ressarcimento deles aos estados que sobrarem no Brasil. Se um dia a República do Grão-Pará resolver se tornar idepentende, ou talvez se integrar à Bolívia --- devolvendo o Acre ao Evo Morales, que morre de saudades daquela terra mesmo sendo originário do extremo oeste daquele País, se um dia isso acontecer, não vai se nada como uma venda, mas sim uma desintegração da união nacional, ao estilo da separação da Rep. Checa da Eslováquia, ou da separação da Iugoslávia, sei lá...

Da mesma forma como não faz sentido falar em venda da Amazônia, visto que ela está hoje tomada por instituições com soberanias próprias, não faz sentido falar dos cidadãos daquela região como cidadãos brasielrios de uma "classe" especial que está vivendo lá como uma espécie de favor aos outros. Não faz sentido dizer que algum habitante de Santarém vive lá como uma forma de favor a mim, Belo Horizontino residente em São Paulo. Porque não poderia eu dizer que estou aqui na Mata Atlântica, morando em São Paulo como um favor ao povo Amazonense?

Quem acha isso considera a Amazônia uma forma de colônia, no mau-sentido mesmo. Considera que é um sub-estado, não totalmente autônomo. Considera os cidadãos de lá são como pessoas que abriram mão de viverem "na metrópole". Isso é o pensamento colonialista que era pra ter ficado lá no século XVIII, XIX. Não dá mais pra pensar assim, cara.

O Acre não foi "vendido" pela Bolívia, (muito menos pelo preço de um cavalo, que aliás eram dois, brancos e lindos). Aquela terra estava antes de mais nada invadida por um grande número de brasileiros. Houve guerras, tentativa de independência, etc. O acordo de Petrópolis não "deu o Acre ao Brasil". A Bolívia reconheceu que não possuía mais soberania sobre o território, e o Brasil aceitou a integração do Estado do Acre na Federação. O ressarcimento foi justo porque a terra foi invadida...

Se as ONGs e missionárias dos EUA conseguirem trazer um grande número de colonos pra Amazônia, mesmo que sejam imigrantes mexicanos ilegais, e aí ainda convencer os índios a pedirem independência, etc, aí pode até ser que role um contexto pro resto do Brasil receber um tipo de ressarcimento... Mas ainda assim não seri a uma "Venda da Amazônia"...

Repito, A Amazônia não é "nossa" para a vendermos, mas sim do povo que a habita de forma soberana, e lá estão pelo mesmo motivo que nós no sudeste estamos aqui: "por sim".

Essa conversa de que os amazonenses moram lá como um favor para nós, sudestinos e o resto dos brasileiros, é um absurdo. O mesmo parece que é dito às vezes dos nordestinos da caatinga, carregando suas perenes latas d'água na cabeça... Amigos: por mim, vocês não precisam fazer isso não, tá?? Assim como aquele cara do Hair diz pro outro, que por ele ninguém precisava ir lutar no Vietnã, eu digo: por mim ninguém precisa se esforçar pra morar ali não. Se não é pra morar com vontade, por seu próprio e livre arbítrio, então esquece!...

Ouvi falar que ali na Amazônia tem muito é cearense, como aqui no sudeste. Eu mesmo tenho minha fração de sangue cearense (e até Amazônico na verdade). De onde surgiu esse sentimento de que os imigrantes de um destino tem alguma forma de obrigação para com os de outro? Nunca ouvi falar em japoneses do Paraná se preocuparem com os do Peru, ou dos italianos de lá sentirem empatia pelos que foram pra Eritréia...

Mais do que isso, de onde surgiu esse sentimento de metrópole e colônia, colocando o Sudeste (o Brasil rico, o "nós" que poderiamos escolher vender a Amazônia) como uma metrópole que está se esforçando para colonizar esse outro pedaço aí do Brasil? Isso é uma visão imperialista absurda. Ponto final.

Não tem que nem vender, nem dar apoio. Não tem que nada. Nenhum brasileiro tem obrigação nenhuma ou dever nenhum para com outros brasileiros, somos apenas cidadãos, habitantes normais, cada um em nossas terras, com seus próprios problemas. Os únicos brasileiros especiais são os que estão nas nossas bases de pesquisa lá na Missão Antártida, e talvez os da ilha de Matrim Vaz, essas coisas... Se tem que haver algum apoio financeiro, etc, é por uma decisão de governo negociada entre iguais, e não uma decisão colonial em que uma parte é hierarquicamente à outra.


Wvolução do windows à vista

O windows vista já tá evoluindo... tem até um reloginho parecido com o xclock agora!...

http://www.thoosje.com/Images/Vista-sidebar-scrnshot1.jpg

Daqui a pouco vão colocar xeyes e xload e xbiff tb... Aí vai começar a chegar no ponto que o mundo unix estava lá em, o que, 1970?...

2007/11/28


Outubro Vermelho do Penguim Furioso

Revolução da nova geração. No dia do batizado, vamos pegar um pino cheio de distros "live" de linux, e invadir lojas tipo FNAC, Americanas e Ponto Frio, e botar "na moita" os CDs nos notebooks, e bootar...

Grito de guerra: Botar e Bootar é só começar!


Síndrome de Taiwan

Hoje fui numa loja aquina avenida paulista, uma das inúmeras lojas que tem aqui que são francesas e que vendem computadores igual em super mercado (isso não tem mais graça hoje em 2007, né, em que super mercado vende de fato computador! :) )

Presenciei uma cena odiosa. Tinha 3 mulheres lá procurando pra comprar um computador, notebook. Tavam pesquisando pra uma terceira mulher (provavelmente filha estudante). Quem estava as atendendo? Um "promotor de vendas" da Intel, Um carinha jovem, bem-barbeado, com um coeltinho de nylon branco e azul-calcinha-laser da Intel.

A cliente perguntou uma hora assim: "Mas ela usa muito é o Photoshop, sabe" e o cara falou "aaaah então, essa máquina aqui é só 64 de memória, pra usar photoshop tem que ser pelo menos o de 128"

Eu fiquei sem entender a princípio que que eles tavam falando, mas depois entendi. Elas tavam olhando uma máquina AMD. A "memória" que eles tavam falando é a memória cache! E não é que faz pouco tempo que eu justamente desbaratei o golpe sujo e escroto da Intel de botar as máuqinas com o dobre de chace L2 e a metade de cache L1, e depois anunciar falando só o tamanho da L2??? E não é que agora eu comprovo que essa realmente é a idéia? O cara tava lá justamente fazendo esse joguinho, omitindo aquestão da cache L1, falando só da L2!!!!!

Olha o gooolpe!...

Enfim, aí depois eles conversaram mais um pouco, e nisso eu colei neles, fiquei bem juntinho porque queria ouvir cada palavra. A cliente perguntou assim algo como "e tem problema comprar AMD", uma coisa assim, saca, e o cara respondeu algo que não ouvi bem, e os 4 deram uma risadinha. Aí o cara falou assim "não, não, brincadeeeira, claro que é um bom produto também, e tal, um concorrente de respeito etc". Eles deve tetr falado algo como "vc tem que ver que Intel tem a qualidaaaaa Intel, e também tem uma logomarga azul-calcinha-laser"

Aí a cliente, uma pessoa bem-informada (talvez até uma pessoa que procura mesmo saber das coisas, por exemplo, lendo Veja toda a semana), quis cavar mais fundo, conferindo fatos que ela sabia de outras conversas, e perguntou pro vendedor: "Mas nem tem uma coisa que o AMD esquenta? Ele ainda tem esse problema?" E o vendedor, é claro, endossou. Falou assim que é "é, poisé, tem isos, o AMD esquenta mais que o Intel, sabe, se um promotor de vendar da AMD estivesse aqui ele diria exatamente o mesmo pra você..."

Tipo, não tenho palavras pra dizer o quanto isso me deixou puto. Eu já ouvi muito essa história, até de amigos, mas ouvir numa loja, da boca de um "promotor de vendas" da Intel, fazendo a cabeça de clientes não-lá-muito especialistas, puxa vida, isso sim é a epítome do golpismo capitalista escroto!

Eu não resisti. Dei um tempo, e depois voltei na esquina, e o cara tava levando um lero com a promotora (gaitnha) de vendas da HP, que portava uma vestimenta branca-e-vermelha, uma coisa meio soviética, meio Polônia, meio Indonésia, meio Mônaco. ((Notem o dispositivo retórico, eu não falei que a cor da HP é um "vermelho-calcinha"...)) cheguei perto, como quem queria perguntar alguma coisa, e falei com o cara da Intel assim:

"Por favor, você saberia me dizer exatamente a quantos graus Celcius ficam os processadores da AMD, e os processadores da Intel??"

"Ih... não seeei, agora você me pegooou."

"É, porque se vc vai sair por aí falando que o processador da AMD esquenta mais que o outro, eu quero saber exatamente quanto. Qual é o número? Quanto a mais que ele esquenta?"

"..."

"E tem mais, ele esquenta pode ser que é porque ele faz mais conta, é mais poderoso, mais potente, consome mais, esquenta mais. Natural esquentar mais sendo melhor, oras."

"....."

"Mas esse negócio todo na verdade já acabou. O que as pessoas discutiram um tempo foi por causa de proteção pra se arrancar o cooler, e tals.." E ainda fui em bora dizendo algo como "vocês ainda estão lá no século XX!..."

Pelo amor de deus. Olha, o que me deixa mais puto nessa história toda, é que não só as pessoas ainda discutem nesse nível de bobagem, de falar que "esquenta", como não discutem direito!! Lá nos estazunidos, que eu saiba, a discussão a muito tempo passou foi pra essa coisa mais sofisticada, de dizer que se cair o cooler de um AMD (como se cair o cooler de uma máquina fosse uma coisa super comum de acontecer), que ele vai esquentar tanto, que vai derreter, e abrir um buraco no gabinete, e ultrapassar a crosta terreste e ir parar lá em Taiwan. E Intel não, ele tem um sistema de proteção, e depois ainda inventaram um sistema lindo que deixa a máquina mais lenta, e não sei o que. Mas aqui não, aqui eles querem discutir é que "esquenta".

Todo maldito processador "esquenta" oras. E daí que "esquenta"? Algumas pessoas ainda tem um problema terrível com notebooks que esquentam, elas consideram que um notebook ser quente é uma coisa muito ruim, e na hora de comprar tomam muito cuidado em comprar um que seja geladinho... Aí então, nossa, Intel vai ser campeão né.

Será que é preocupação com o meio ambiente? Querem coisas mais econômicas, né, eficientes...

Bando de patetas, não sabem porra nenhuma de eletrônica, digital ou analógica, e transformam estes dispositivos ulta modernos e maravilhosos, os diamantes tecnológicos do transhumanismo, em algo tão banal quanto um bule de café que é pior do que o outro porque a alça dele "esquenta" e fica difícil de segurar pra servir.

Por essas e outras o Bill Gates é o homem mais rico do mundo. E tem gente que fantasia que talvez seja por algum mérito técnico, que ele entenda muuito de computadores. Sobre computadores ele deve entender tanto quando aquelas clientes, ou quanto o promotor, talvez. O mais importante que ele entende muuito sobre essa gente, e não sobre os produtos. Ele entende é sobre os compradores e vendedores.