2008/03/15


Hidros estadunidenses

Os gringos gostam muito de falar em filmes e documentários sobre a tal Represa Hoover, e sua usina hidro-elétrica. Ela foi batizada em homenagem ao presidente (1929--1933) republicano e engenheiro Herbert Hoover. (Não confundir com J. Edgar Hoover, famoso crápula diretor do FBI em 1924--1972.)

Ela fica no rio Colorado, entre o Arizona e Nevada (o rio é toda a fronteira oeste do Arizona, com Nevada em cima e a Califórnia em baixo). A usina teve seu momento, vai. Quando criada em 1936 foi uma obra notável. Mas ela não é mais grandes coisas!... Sua potência atual é de 2,1GW, e hoje é apenas a quinta maior usina hidrelétrica dos EUA. É o bastante pra se considerar uma usina de respeito, mas depois dos anos 1940 os EUA construíram outras usinas maiores, como a da represa Grand Coulee, que hoje gera uns 6,8GW.

A segunda maior usina deles é a da Chief Joseph Dam. As duas ficam no rio Columbia, e no estado de Washington. Não entendo porque nunca se ouve falar dessas duas... Mesmo depois que Woodie Guthrie foi contratado em 1941 para compor músicas sobre a energia hidroelétrica e o rio Columbia!

O lago formado pela Grand Coulee foi batizado em homenagem ao presidente (1933-1945) democrata Franklin D. Roosevelt. A Chief Joseph, a um cacique da região... Estão notando um padrão aqui? Agora me digam, já pensou se Itaipu se chamasse "Usina Médici / Strößner"???... Acho que não hein. E esse lago da Grand Coulee, aliás, não é grandes coisas. Ela não tem muita capacidade de reserva não... Eu ficaria ofendido por batizarem um lago pífio com meu nome!

A Chief Joseph é operada pela USACE, e a Grand Coulee e a Hoover por um certo
Bureau of Reclamation, do DOI. Engraçado, tem gente que imagina que os EUA são um país-símbolo do capitalismo, e portanto da privatização, mas suas maiores usinas hidrelétricas são estatais!...

Um aspecto ambiental interessante: Tanto a Grand Coulee quanto a Chief Joseph bloqueiam a subida dos salmões pelo rio Columbia. Mas a Johnny Day, outra usina grande que fica mais pra baixo do rio e foi construída mais recentemente, tem escada de peixe. O rio Columbia passa perto da cidade de Portland, Oregon, e forma boa parte da fronteira entre este estado, e Washington acima.

Em termos de potência total gerada em usinas hidro-elétricas, a China e o Canadá estão à frente do Brasil. Os EUA vêm só em quarto lugar. Mesmo com Santo Antônio e Jirau ainda vamos ficar apenas pertinho de ultrapassar o Canadá em potência instalada, mas muito provavelmente vamos ultrapassar em produção de energia. A maior usina hidrelétrica do Canadá também tem nome de político, e fica pros lados de Québec.

Aproveitando que estamos no assunto, ainda tão pra fazer a primeira fazenda de cata-ventos que atinja 1GW. Já as maiores nucleares do mundo estão entre uns 5 a 10 GW.

Chernobyl eram 4 estações de 1GW cada. A número 4 saiu de funcionamento antes do esperado, em 1986, mas as outras três funcionaram por muito tempo ainda. A número 2 também saiu de operação antes do previso em 1991... (que eufemismos mais gentis da minha parte!) A última só saiu de operação em 2000.

A maior nuclear de todas é/era a Kashiwazaki-Kariwa, no Japão, com pouco mais de 8GW, que está temporariamente desativada por causa de um terremoto em 2007. Entre todas usinas do mundo, só perde/perdia em potência pra três hidrelétricas: Itaipu, Três Gargantas (China), e Guri, na Venezuela, com 10GW. O nome oficial da usina da represa Guri é Central hidrelétrica Simón Bolivar, nome trocado em 2006 seguindo a tradição saxônica.

2008/03/13


Pérolas Paulistanas pt. III

"[O lugar] X fica na mesma direção... mesma direção, sentido e distância do que (o outro lugar) Y."

***

Nos corredores da melhor universidade do Brasil: “Não, não, duas barras é comentário.” Olha o nível!!! Em público eu esperava ouvir umas questões mais complexas sobre C, como: “qual é a melhor forma de utilizar o operador ternário de avaliação condicional?” Ou talvez: “Você sabia que dá pra fazer incremento numa variável void** , mas não numa void*?”...

***

“Guitarra é muito melhor do que baixo... Por acaso você já ouviu um solo de baixo?” Esse paulistano não sabe nada de música, coitado.

“A professora perguntou o que era ‘Cólera’, e eu disse que era uma banda, e ela falou que não, e eu disse que ‘é sim, professora!’...”
Aí, do mesmo autor da anterior: “...mas você sabe que Cólera é uma doença física, né.”