2007/07/28


Cibernética a serviço do povo

Aqui vai uma idéia do Partido Ciberneticista Brasileiro pra amenizar a crise aére.

O pior problema não é simplesmente a infra-estrutura deficiente. O pior problema são os consumidores lá parados igual trouxas nos aeroportos, fazendo criativos protestos da classe média, usando narizes de pahaço importados, e etc.

Tem que acabar com a muvuca.

A ANAC mostrou uma medida que acaba com a muvuca: proibiu vender passagens passando por congonhas.

O que tem que acontecer é isso: precisa deixar a deficiência de infra refletir em redução no número de vôos, (e subseqüente encarecimento) e não em vôos cancelados!...

E o culpado por isos não ocorrer são as empresas de aviação!

Hoje o que acontece: a ANAC precisa mandar diminuir as vendas, porque as empresas estão vendendo enquanto puderem. Porque esses malditos estão visando o lucro podre e sujo. Mas eles podem, tão dentro da lei...

Elas deixam lá os funcionários ingênuos e inocentes, fazendo cara de ovelha e tomando porrada dos clientes irados!... Enquanto isso vão enchendo os bolsos de dinheiro.

A ANAC, por ser uma terceira entidade, que precisa se colcoar entre as empresas de aviação e a malha viária, demora pra perceber o problema, demora pra reagir ao problema (porque precisou ser pressionada politicamente, e ficou enrolando pra fingir que não tava acontecendo nada, tapando o sol com uma peneira), e quando reagiu, a reação foi algo muito intenso: proibição de venda de TODAS passagens em congonhas...

Isso tem muito cara de sistema de controle mal-projetado, com um overshooting terrível, atraso inaceitável, erro no esado estacionário.....

A ANAC não pode ser uma peça integrante desse sistema. É preciso que a iniciativa de cancelar os vôos venha diretamente das companias aéreas.

Elas precisam ser obrigadas (pela ANAC ou quem quem q seja) a cumprir uma meta. Se houverem X cancelamentos num mês, por exemplo, automaticamente se cancela a venda de passagens, ou se reduz por um tanto. Sem chôro!...

É uma meta simples, clara e objetiva. Ação imediata pra amenizar o problema. É o mesmo que acabaram fazendo depois de muito tempo, mas mais ameno e imediato.

Isso é obrigar as empresas a utilizarem a malha aeroviária somente na intensidade que ela está suportando no momento. Se o governo, ou a infraerro, ou a própria ANAC, ou quem quer que seja, for culpado pela eficiência de infra-estrutura, não interessa. Isso vai depois causar lá um processo de ressarcimento, e o governo (ou quem quer que seja) vai pagar por não entregar uma estrutura tão eficiente quanto o permitido. Mas as emrpesas não fizeram o consumidor de trouxa.

Hoje elas tão se fazendo de bobas, falando "ó!... vocês tão todos aí, achando que iam eventualemnte embarcar? Ai!... ui!... Que vamos fazer?" Dando o golpe do joão-sem-malhaérea.

Elas têm que ser proibidas de se fazerem de trouxas. Porque enquanto elas não forem proibidas, o lucro fala mais alto do que a gentileza. E aí dá aquelas notícias maravilhosas, que a globo adora, cheio de gente choraaando...

Não interessa se tão resolvendo problema da malha aérea ou não, se é manada de cachorro na pista, mancha solar ou chuva de urubu. As empresas precisam se ater à capacidade da malha que se apresentar naquele momento, qualquer que seja a razão da limitação.

2007/07/27


Ciência marginal

Muitas vezes as partes que eu mais gosto de algum livro científico são as notas de rodapé. ali se desenrola uma cultura genuinamente "marginal"!...

Nas notas de rodapé e anexos o autor se desprende da opressõa do leitor. Não precisa se preocupar em "fazer nexo", agradar ninguém, pode flar o que suiser porque é "off the record", e então você fala aquilo que realemnte tepreocupa

São coisas que as pessoas se importam, mas sentem que a sociedade não quer saber. Mas mesmo sentindo essa opressão, faz questão de se expressar!!...

São coisas assim que não fazem sentido, mas fazem...

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N verdade mesmo, eu odeio notas de rodapé. São ridículas, porque em geral vc vai lendo, vê a marca do rodapé, e vai lá pra le ro que é depois volta. Então apesar de não estas sequencialmente na geometria od texto, na seqüencia lógica está em série!... É raro uma boa ocasião pra botar uma nota de rodapé. Mas eu não podia perder essa chance de falar em "ciência marginal"!... :)

2007/07/25


Nem todos batizam unidades...

Hoje, do nada, numa da minhas cismas bizarras que às vezes surgem do nada, eu tava tomando café e comecei a me lembrar o quanto eu odeio o Thomas Edison. Por coincidência, esbarrei agora com essa página aqui sobre o Tesla...

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Soon Edison, who Tesla idolized, presented him with a challenge – if he could improve the efficiency of his DC dynamos by 25%, Edison would pay him a bonus of $50000. Before the two month deadline was past, Tesla had more than succeeded – the dynamos were now 50% more efficient! Sadly, Edison’s tightfisted nature won out and he refused to pay Tesla his promised bonus. In disgust Tesla quit, his hero worship vanishing. In 1931, he told the New York Times: ``If Edison had a needle to find in a haystack, he would proceed at once with the diligence of the bee to examine straw after straw until he found the object of his search.'' ``I was a sorry witness of such doings, knowing that a little theory and calculation would have saved him ninety per cent of his labor.''
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Fala sério!!... :)

Engraçado que uma vez eu escrevi em algum lugar sobre o embate AC vs DC, que os 90% de transpiração e 10% de inspiração do Edison não puderam contra os 50% 50% do Tesla... Não sei nem se li isso em algum lugar antes, mas é bom saber que ele mesmo achava isso também! :)


Flores criadas para não serem despetaladas...

Agora no discurso do Waldir Pires Voador, o Lula acabou de falar num discurso sobre não existir "país sério" que não tenha Forças Armadas sérias, bem equipadas para a defesa da nação...

Foi providencial que eu tenha lido há poucos dias justamente sobre países que aboliram as forças armadas!!...

Não tou falando lá das forças de auto-defesa do Japão não!... Nãp tem exército mesmo!... Tem lá uma políça, claro...

Fui ler isso porque fiquei com vergonha da Corta Rica ganhar tanta medalha no pã e eu não saber porra nenhuma sobre eles!... :)


Vergonha de ser envergonhado

O Lula acabou de dizer aqui que só confessa que tem medo de andar de avião porque "não é vergonha nenhuma confessar que tem medo"...

Que que isso significa? Que se fosse vergonha confessar, ele não confessaria? Que coisas mais ele é ou sente, e acha que é vergonhoso e portanto não confessa?

Será que ele é homossexual, por exemplo, mas nã oocnfessa porque acha que é vergonhoso? Será que tem medo de borboleta?...

Que molengão...

O Fernando Henrique ainda tem a desculpa da estratégia política pra não deixar claro o estado de sua crença deísta.

Já confessar que tem medo de andar de avião pode até ser mais estratégia também... O BA tinha medo de andar de avião, e isso é uma característica interessante da personalidade dele, dando um toque de fragilidade, "humanidade"...

E até ue ponto será que nessas horas as pessoas não estão é projetando em toda a sociedade uma vergonha pessoal de ser o que se é?...

2007/07/24


ingenuidade elétrica

Acabei de ver um anúncio aqui: "O 'novo' carro ecológico... Criado por estudantes, ele não polui o ar porque é movido a energia elétrica!"

Vá lá, o carro não poluir é bom pra afastar a emissão dos centros urbanos. Mas dá meio a impressão de que energia elétrica não polui!!!

Energia elétrica não dá em árvore nem cai do céu. O que dá em árvore é biomassa, e o que cai do céu é chuva que cai nas barragens...

Vê se isso é jeito de falar em pleno século XXI... Ainda mais "novo" carro elétrico, tenha dó.

2007/07/23


groovy track

Fala-se muito aí da necessidade ou não de "grooves" na pista de Congonhas... Esse é mesmo um problema muito interessante.

Alguns já disseram ingenuamente que "precisa fazer o groovin' pra aumentar o atrito"... Vejam bem, não é isso!...

O grooving são canaletas para escoamento de água, pra reduzir a espessura da "lâmina d'água", reduzindo o perigo de aquaplanagem.

A aquaplanagem já é evitada antes de mais nada pela existência de outros "grooves": nos próprios pneus dos aviões!!...

Quem sabe um dia a gente não até chega a uma conclusão de que o bom mesmo é faer um pneu liso (e falir a michelin), e deixar só grooves na pista? Depois desse passo só mesmo fazer pneus de asfalto e pistas de borracha (o que também amorteceria a nave em pouso forçado!)

Vejam bem, não é piada!... A questão é que entram na fórmula essas duas variávei: as canaletas da pista, e as canaletas dos pneus... Tem que considerar ambos ao mesmo tempo. Um limite é não ter nenhum escoamento na pista, e canaletas no pneu. Em pistas com canaletas, dá pra gente pensar no outro extremo, pneus sem canaletas...

Outros dois extremos são o pneu e a pista sem canaletas, o que certamente seria ruim, e ainda o que se fala, pneus e pista com canaletas.

Agora, a otimização disso vai ser complicada. A colocação de canaletas, onde quer que seja, acaba na verdade REDUZINDO o atrito entre o pneu e a pista. Porque diminui a área de contato!...

Então é preciso equilibrar essas duas variáveis q não são diretamente relacionadas: quanto nós queremos de escoamento de água, e quanto nós queremos de área de contato.

E tem mais, vamos nos lembrar que só da pista ser curvada, já escoa bastante... Foi o que fizeram nessa última obra. Tem que ver o perfil desses "grooves" tb. Como fica pista, quadrada, ou com uns "montinhos" assim?...

Ou então as tais canaletas são de 5mm de espessura, colocadas de 1 em 1 metros, e na verdade isso não teria importância nenhuma, e eu tou perdendo meu tempo aqui :)

Só sei que aqui na esquina da minha casa tem um cruzamento que, quando chove, é uma aguaceira desgraçada. Precisava urgente ali de fazer uns grooves, um caimento melhor... pior que re-asfaltaram a porcaria da estrada ONTEM, mas nao fizeram nada, continuou a mesma porcaria. Quer dzier, tem alguém olhando, tem alguem tomando conta, fazendo obras, projetos, mas o infeliz é incapaz de fazer uma coisa LEGAL, não, faz só um negócio lá pra dizer que fez, e pronto.