2006/09/05


Mais modelos-brinquedo de dinâmica política

Exite um comprometimento interessanteno mundo da política: Se você defende opiniões muito fortes, restringe muito suas alianças, e acaba conseguindo "subir" pouco no poder. Pra "subir", você tem que ir abrindo mão de questões "polêmicas", e uma vez chegando no alto do poder, não vai poder fazermutias coisas se não quiser comprometer suas alianças.

Podemos criar um modelo matemático bobo pra isso: Imagine que todos problemas da humanidade sejam binários. As opiniões de uma pessoa poderia então ser representadas por um grande vetor de -1, 1 e 0 pra quando a pessoa não se importa com o assunto ("don't care")

A multiplicação dos vetores, com uma certa normalização que não sei bem, vai dar um índice de concordância entre as pessoas. Se você tem muitas concordâncias, tem muito apoio, pode fazer muitas alianças, e assim pode vencer eleições maiores, e chegar a cargos mais altos. Só que tendo o rabo preso com muitas pessoas diferentes, acabanão podendo fazernada sem comprometer estas alianças.

Pra governar com liberdade, tendo opiniões e lutando por elas, você tem se ser apoiado por uma grande população que concorda plenamente com você em um número grande de questões. Quanto menor a população, mais fácil isso acontecer...

Deve ser possível extrair alguns fatos interessantes modelando o mundo político com um sistema dinâmico assim...