2007/03/27


Império do gelo

Vi o Marcha dos pengüins outro dia... Legal mesmo, não sabia nada daquelas paradas (na verdade eu aprendi boa parte pouco antes, vendo Happy Feet! :P )

Faz um tempo que volta e meia eu me pego pensando em problemas de modelagem de população... Eu até vi um livro bacana strudia no IMECC sobre esses assunto aí. Vou pegar logo depois do mestrado. :)

Mas então... O modelo mais básico pra essas coisas é o de Lotka-Volterra... Ele é "linearzinho": baseado em coisas do tipo: "todo ano as focas comem 10% dos pengüins", e "5% morrem comendo peixe envenenado"...

Eu queria estudar uma possibilidade de introdução duma não-linearidade: Como a dinâmica dos pengüins se protegendo do frio influencia na população?? =)

Existiria um raio ótimo pros penguins se agloemrarem ali durante o frio?... (eu imaginei que isso poderia a princípio limitar toda a população, mas eles podem facilmente se unir em mais de um gruopo, né!... dãã)

No comments: