2007/07/14


ulula-lá

Minhas supeitas de síndrome do vira-lata tem que smotrado infundadas... Exceto no que se refere a algo que me veio com certa surpresa. O desempenho do nosso mais estimado desportista, na primeira de todas as provas. Lula no Maracanã!...

Lula se assustou com o povo, e refugou, como o cavalo Baloubet du Rouet nas olimpíadas de sydney de 2000.

A comparação do evento com o maracanaço de 1950 tem muito fundamento. Lula precisava que alguém tivesse dito pra ele: "Lula, los de afuera son de palo. Que comience la función". Mas ele que se mostrou feito de pau, ou de papel... Melhor, faltou pau. Faltou cara de pau. Nessas horas tem que ter cara de pau, no bom sentido.

Lula vive me decepcionando com discursos excessivos, metidos a descontraído quando devia sermelhor ensaiado. Por algum motivo parece que ele queria fazer um discursão bonito aquele dia. Que maluquice!!!... Era só pra ele chegar e falar algo como "que festa bonita!!.. Que dia lindo!!.. Cristo maravilha!!!... Lulinha paz e amor!!!... Vamos lá, companheiros... Que comecem os jogos"

Ele tirava de letra!...

Mas não, ficou ouvindo o Sérgio Cabral falando, gesticulando, contando as teorias da conspiração dele... Precisava dum Obdúlio Varela aquela hora. Cadê o Zed quando a gente precisa dele???... Cadê o Genoíno, mago das riminhas ridículas improvidadas de piquete?...

Qq o lula tá preocupado? Vai tentar mais uma reeleição por acaso? Não né... Quer fazer o sucessor? Que sucessor?!?!!? Marta Suplicy?

Faltava era a Marta ali do lado, pra aconselhá-lo sob os uivos insanos dazelites cariocas: "Lulinha, querido, vai lá, encara essa multidão, relaxa e goza!..." Na hora que precisa dela pra dizer isso, não, aí não tem ninguém.

Quem mais tem pra sucessor? Dilma Houssef? Ele tá evitando perder popularidade pra Dilma ser presidenta? Ela, com suas declarações "O Brasil não aceita prazos d eninguém nem impõe spr aninguém"... "O Brasil não rejeita reuniões"... Sempre rapidíssima em dizer que o Brasil tem exataemnte a opinião dela. (não que eu discorde que o Brasil não aceita prazos e não rejeita reuniões, mas ela é metida pra caralho)

O Lula tá MAIS conservador nesse segundo mandato que no primeiro!!! Tinha que levar um lero com Jed Bartlett...


Função de transferência

Acabei de amostrar a função de transferência aqui duma plaquinha de som externa Audigy (entrada e saída...) Usando TSP. Olha que coisa horrível!... Tem um buraco ali em 10kHz!... Coisa feia.

2007/07/13


Inanição incoerente

Realmente agora o Mânteiga passou dos limites. Porque ser louco, e dizer que não há crise aérea, foi só o Brasil crescendo demais, é ma loucura que ainda dá pra suportar. Porque não deiax de ser verdade. Agora, falar que foi de propósito que puxaram o cabresto da economia pra não ter crise energética, não dá.

O meu maior problema é a incoerência. Por um lado o Brasil cresceu tanto mas tanto que o setor aéreo não aguentou. Por outro, não foi o suficiente ainda pra afetar o setor energético. Isso quer dizer só que a rede elétrica é (ou era) mais parruda que a rede aeroviária?... Porque não seguraram a economia mais um tiquinho então? quem que calculou quais setores da infra-estrutura valiam a pena deixar estourar pra ter um cresciento de X%?

Se dá pra ficar feliz com o caos aéreo, por ser sintoma da prosperidade, vamos deixar o caos elétrico se instalar, e ficar ainda mais felizes, uai.

O sujeito ainda vai e me defende a CPMF!!! Diz que "isso é muito sério", como que dando uma bronca nas pessoas inconseqüentes que querem acabar com aquele imposto. Tenha dó. Pateta. Em primeiro lugar, tem mais que começar a cortar os impostos em algum lugar, então era bom começar a aprender cortando esse daí. Em segundo, esse imposto é tão ruim que compensa aumentar todos os impostos um tiquinho, e tirar fora esse. É um imposto escroto, absurdo, tem que acabar. Então não vem com aulinha de "tem que ver isso tem que ver aquilo", vai lá e VÊ, não é o seu maldito trabalho?

Assim como é o trabalho do governo fazer andar essas porras de usinas e projetos do PAC. O Lula tava dando aulinha outro dia falando como que e difícil fazer licitação, porque a justiça faz isso e aquilo, porque aí aparece alguém preocupado com meio ambiente, aí não sei o que... Hitlerzinho de merda, qq vc queria? Que não tivesse justiça nem preocupação com meio-ambiente? Esse é seu trabalho, patetão. Se vira. Não gostou, renuncia. E leva sua corja junto.


trá-lá-lá Brizola, erra-erra Zé Serra!

Não entendi a superficialidade ingênua do Serra outro dia ao dizer que a defesa do câmbio livre e do real a 1,88 é "Trólóló de economista". Ele se referia a economistas em geral, ou se referia a economistas do governo que estariam emitindo opiniões não-científicas, não agindo como economistas em interesses políticos. Ele devia dizer no máximo que era "um trololo economista", ou "em economês", dando a entender que a verdadeira economia estaria sendo manchada por não-economistas que estariam fazenod um discurso travestido de economistas, mas não senod a economia de verdade.

Porque ele colocou a economia "não mão deles", se opositou à economia! Ele, economista!!! Que maluquice, realmente não entendi.

Eu, e muitos do PSDB e de quase todos partidos, acreditamos que a mão invisível da economia tem que ter uma coleira, senão ela pode sair esmurrando uns e enforcando outros. Então de repente há que se fazer algo com relação à cotação do dólar, elgo decidido com fundamentos econômicos.

Economia é inerentemente algo que não tem trólóló. Ciência não tem trololó. Tem nhém-nhém-nhém, isso tem, porque nenhum economista chegaria pruma audiência, e simplesmente diria "isso aí é trololó de político", não, o verdadeiro economista iria lá e ficaria explicando as coisas, citando artigos, etc. Falaria alguma coisa concreta ao invés de só falar mal da taxa atual do câmbio.

2007/07/12


La vai-se Lavoisier

Tá aqui na Gorpo News um menino duma escola mostrando numa feira de ciências um projeto de produção de etanol. (Basicamente, deixaram os menino fazer um alambique pra produzir cachaça na feira de ciências... Tudo bem, OK.)

Começo da entrevista: "etanol é bom porque produz menos CO2"

Não! Etanol "produz" MAIS CO2 do que a gasolina, porque a densidade de energia do etanol é baixa, então prum mesmo consumo de enrgia vc "produz" mais CO2!!...

Depois ele falou certo, que como o CO2 é depois inspirado pela cana na produção, então "compensa"... (ou quase que)

Mas acho errado a gente falar do mesmo jeito sobre o saldo total do processo, e sobre características do combustível, e daí simplesmente falar que "etanol produz menos CO2". Se um dia a gente achasse duas bolhas bizarras cheias de combustível na Bacia de Santos, uma delas cheia de gasolina, prontinha e purificada, e outra cheia de etanol, seria melhor gastar a gasolina. Mais energia pro mesmo tanto de carbono, porque gasolina "produz" menos CO2. O etanol a gente mistura com sacarose, extraída da cana que não for virar combustível pro Bush, e mais um limãozinho (pra seqüestrar o carbono emitido pela gasolina), e *crau*!...

Bom mesmo é pegar a sacarose e produzir dimetilfurano.

Em tempo: Isso aí é aquela mesma história lá da Amazônia... Misturam na conversa queimadas (emissão) com desmatamento (redução da captura), e aí já sabe: a César o que é de Vercigentorix...

2007/07/10


Vira vira vira...

Estamos em plena véspera do Pã no Brasil, e nossa mais prestigiada ginasta torceu o pé (deculpe, teve uma "contusão no tornozelo"). Um dos irmãos esgrimistas furou o pulmão do outro. Mais um do handebol diz que tá machucado (desculpe de novo, contundido!! Ou confundido?)...

Se eu acho que é síndorme de vira-lata?? Eu? De jeito nenhum, eu acho que são eventos perfeitamente normais, Bayesianamente ilibados. Previsíveis pela mais maior das máximas verossimilhanças. As likely as you woud like. São acontecimentos naturalíssimos, sem qualquer causasão mensurável com relação ao nervosismo puramente irracional e sem sentido de se tratar de jogos realizados no Brasil.

Não tem nada de mais. Nem merece um comentário meu!

E por exemplo, mentira, sarcasmo e negação também é são coisas super naturais, que podem acontecer a qualquer momento, sem causação, sem dependência funcional alguma.

Nem é de se esperar que a síndrome do vira-lata se manifeste em Julho, já que é apenas em Agosto o mês do cachorro-louco.

2007/07/09


Deu água!!...

Vão sair as usinas do rio Madeira!!...

Vão inundar a Amazônia pra não juntar (mais) lixo radioativo no Rio de Janeiro!...

Ouvi dizer até que o Lula vai mudar o brasão do Brasil pra ficar mais parecido com o da Coréia do Norte...



Mas eu tou achando mesmo é que o Lula tava fissurado em fazer umas usinas hidrelétricas porque foi uma das primeiras coisas que o Lênin madou fazer depois da revolução de Novembro...

(PS: Chamar a revolução de Novembro de revolução de Outubro é contra-revolucionário!)


Aviãozinho de papel

Tão falando aí que esse avião novo, 787, de fibra de carbono, ou de sei lá o que, consome muuuuito menos combustível porque é de outro material, mais leve do que o alumínio.

Eu truco esses números aí. Boa parte do combustível vai sem dúvida pra perdas por atrito, que a princípio não deveriam ser muito menores.

Naturalmente, outra boa parte vai pra criar a força de sustentação que mantêm o bicho no ar, e a nave mais leve reduz essa força... Mas não sei muito bem como funciona esses troços pra saber quanto do consumo vem mesmo disso ou não.

O que eu sei é que a gente sempre ouve falar que o conteúdo da nave é muito importante, tanto que quando a nave tá meio vazia eles mexem as pessoas e bagagens prum lado e pro outro... A distribuição do combustível tb é relevante... Então como pode ser que o peso da nave fosse tão grande, e como eles vão resolver o problema da sensibilidade ainda maior ao peso do conteúdo?...

Tão fazendo marketing em cima do conceito "intuitivo" aristotélico de que vc precisa fazer força proporcional à massa pra manter MRU no vácuo.


Brincadeira de criança

Meu mestrado envolve um monte de coisas simples, contas fáceis, nada muito cabuloso.

Uma coisa que estou estudando é o modelo não-linear de vibração de cordas. Ele é um pouco estranho porque é uma elipse com uma precessão NEGATIVA...

O que significa?... Começa aí a desenhar uma elipse bem fininha no ar. Agora começa a mudar de direção. Começa horizontal, e vai lentamente passando pra direção vertical. O jeito mais "intuitivo" de fazer isso é com uma precessão positiva...Vc vai fazer uma elipse mais "fechada" a cada volta. É meio difícil desenhar com o dedo uma precessão negativa... a elipse tem que ser mais aberta.

Eu falei que é díficil?? Na verdade é brincadeira de criança! É exatamente o movimento que a gente faz quando desenha estrelinha de cinco pontas!... E é engraçado que geralmente fica mais pontudo mesmo.

Por isso que se diz que tudo o que precisamos aprendemos no jardim da infância... Aqui estou terminando meu mestrado, e a coisa mais legal e complicada que eu aprendi foi a coisa mais legal e complicada que aprendi lá: desenhar estrelinha.


Fardo da Fauna.

Quando o PT era oposição, os grandes inimigos do Brasil eram o FMI, eram os mega especuladores internacionais, eram a Zelite, os poderosos de Tubiacanga...

Agora os maiores inimigos do Brasil são os grandes bagres do rio Madeira, e os urubus, cachorros e nuvens nos aeroportos...