2007/08/03


Dualidade nua e crua

Estou me interessando por estudar o efeito “modelo e atriz”, a forma como as pessoas se relacionam com mulheres bonitas que trabalham explorando isso, posando nuas em revista et cætera. Como a sociedade lida com as “peladas do momento”.

Outro dia na CBN o apresentador criticou veementemente a mãe da filha do Renan lá, por estar considerando aceitar posar nua... “Nada contra” ele disse, claro, mas falou assim “aí que a gente vê como tem gente oportunista nesse país.”

Hoje eu tava lembrando da Tiazinha... Toda a dificuldade que era as incessantes entrevistas em que ela tinha que dizer “mas eu não sou só um corpinho bonito, eu faço balé, estudo psicologia...” Era o tempo todo essa chateação, as pessoas insistindo para que ela não fosse simplesmente uma encarnação de sonhos eróticos, que fosse algo muito superior ao personagem.

É a necessidade de falar que é “modelo e atriz”. A sensação de que seria preciso aliar uma dignidade complementar ao emprego de ser gostosa.

Acho que o que ocorre é que as pessoas projetam a sua culpa em sentir desejo sexual na própria figura desejada. Criam uma relação de amor e ódio, onde há uma relação de ódio declarado e contemplação disfarçada. Quem se masturba pela tiazinha entre quatro paredes, quando em sociedade a coloca na fogueira. No final só fica ela aparecendo na TV sendo bonita, o que não precisa ser dito, e tendo que explicar-se, dar satisfações. Fica sendo bonita, mas dizendo que é uma pessoa complexa, e não um simples objeto de desejo.



Agora, eu estava ainda pensando em outra coisa interessante e relacionada... Em Roliúde dizem que está surgindo meio que um costume assim: se uma atriz bonita faz papel de feia, ganha Oscar, como teria ocorrido com a gatíssima Charlize Theron no Monster, e com a Nicole Kidman no The Hours. (A Nicole eu nem sei qq tinha de tão horrorosa assim, eu pegava fácil (naquela época) )

Agora, e as outras combinações???... Atriz feia ganha Oscar quando??... Porque atrizes bonitas fazerem papel de feias é tão admirável? Porque uma atriz feia fazer um papel de personagem feia não é admirável??... O que importa não é a qualidade do filme que assistimos? O que vemos?

Bom, aí vão falar, “mas é o ‘esforço’... É toda a produção que rolou em cima.” E se uma atriz feia fizer um papel de bonita, ganharia Oscar?

E bonita fazendo papel de bonita?... Bom aí tb é só a obrigação.

No final o que se valoriza é isso, é a mulher ser gostosona, mas dar uma desculpa moral pra você poder gostar dela. Um motivo “nobre”, daqueles motivos que os filmes moralistas ensinam que são condições necessárias e suficientes para você se apaixonar de verdade por uma mulher.

E as coitadas lá ficam entre a cruz e a espada. (essa é forte hein)