2007/03/27


Cortiça é o bicho

Portugal produz metade da cortiça do mundo...

A gente sabe que usa isso em vinho né... E é engraçado porque historicamente uma das transações comerciais mais importantes na história é o vinho que Portugal exporta pra Inglaterra... E lá se vão rolhas de cortiça junto.

Mas tem mais cortiça na Inglaterra. Primeiro, que eu tou descorindo agora que uísque chique vem tampado com rolha também. Mas não para por aí... Qual é o item obrigatório em qualquer bom pub inglês?? Um alvo pra dardos!!.. Lá está ela. Eu eu bem que já vi algumas mesas de bar também cobertas com cortiça. No mínimo tem muitos isoladores e descansos de copo por aí feitos com o material em questão (utilizados principalmente com cerveja... Finalmente chegamos a ela!).

Mas agora foi o ápice. Vi aquele programa do natgeo outro dia, o tal "Você sabia?"... Aí o cara abriu uma bola de Criquete, e adivinha só o que tem dentrooo?? Cortiça!!!

Fala sério. Aí sacaneou. Você só falar assim "Portugal levava vinho pra Inglaterra, e ela trazia manufaturados industrializados modernos e úteis" dá sempre (pra mim ao menos) aquela impressão de que a Inglaterra fazia um trabalho digno, e Portugal fazia um trabalho de cigarra. Mas não é só o vinho, cara!... Se vc olhar pra cortiça, são por demais aspectos do lazer tradicional Inglês que dependem de Portugal.

Se vc pensar só em vinho, e perguntar: "o que seria da Inglaterra sem Portugal", não é difícil imaginar. A gente nem tem tanto na cabeça que eles bebam muito vinho, a gente pensa mais em uísque e cerveja. E nem valoria tanto o vinho portguês como devia, nos condicionaram a cultuar mais o francês e italiano.

Mas se vc pensar na cortiça, cara... Acho que ela anda meio subestimada. Imagina um pub lá, com alvos de dardos feitos de algum material pior, isoladores de mesa de algum materialzinho vagabundo, rolhas ruins, e ainda por cima vc vê na telly um jogo de críquete onde a bola é de um material também sub-óptimo... Isso deveria tirar pelo menos uns 0.3 pontos do IDH bretão. Fodam-se as camisetas industrializadas!...

No comments: