2007/01/16


Redes neuronais

Fui ontem na escola de engenharia nova da UFMG, e me surpreendi em ver lá que colocaram uma placa escrita "laboratório de redes neuronais". Isso é muito importante, porque existe uma enorme briga sobre se é "neural" ou "neuronial". Hoje finalmente resolvi passar a limpo esse problema, ve ro que o velho Houaiss disse antes de morrer, e tomar minha posição Optei por uam terceira via, como vcs verão! :)

primeiro de tudo, vejamos alguns sufixos:

-al sufixo de origem latina,

se em adjetivos,
a) 'relativo, pertencente, concernente a ou próprio de' ...
c) restritivaemnte, na terminologia médica, em adjetivos com a idéia de relativo ou pertencente a um órgão, ou a parte ou a uma substância do corpo humano, ou a uma doença que ele apresente ou desenvolva: abdominal, anal, arterial, bucal...

-io de origem latina, derivando em alguns casos do grego... Parece que é a "f. vulgar" de "-ivo" É um "formador ee palavras"!! :P Não entendi ao certo quando que aparece, quando q é adjetivo, quando qu eé substantivo. Esse povo vem me convencer de que existem regras sistemáticas no estudo da língua, mas no final nas contas é tudo na base do "você sabe do que eu tou falando"! Enfim, vocês entenderam.

'-io não entendi porque isso aqui é separado, o cara fala em "formar nomes com base em adjetivos de 1a classe", sei lá qq isso quer dizer!!

-ico diminutivo, origem latina... "namorico, milico, demonico, burrico"

'-ico (no houaiss eles colocam um acento em cima do hífen!) esse sim, formador de adjetivos, de origem grega. Diz que sua adoção ocorreu de forma "algo parcimoniosa" no latim, mas que a partir do Renascimento difundiu-se o seu uso.

Agora então chegamos na parte que deixa todo mundo nervoso!

nervo (sXIII) 1 ANAT cordão cilíndrico esbranquiçado, formado por fibras motoras e sensitivas, que conduz impulsos de uma parte do corpo para a outra. (...) 8 (encadernação) cordão ou tira de pele que atravessava a lombada do livro e que é costurado sem serrotagem (parece que eles usavam nervo de boi pra isso!) (...) ETIM -> latim, nervus, ver "nerv(i)-"

São aquelas interessantes estruturas que às vezes nos deparamos ao comer um bife de má procedência, não é mesmo?... Ainda não estou certo de o quando o tal "neûron" grego significa especificamente os nossos nervos biológicos, e quanto é uma palvra mais geral pra fios e cordinhas.

nerv(i)- el. comp. antepositivo, do lat. "nervus",1 'nervo' - cog. do gr. "neûron" 'nervo', ver NEUR(O)- e NEVR(O)- -- em pal. de cunho erudito do sXVI (adoro o séc xis vê i!! :) )em diante

hmm agora tá ficando interessante!!!

neur(o)- el.comp. antepositivo do gr. "neûron,ou" 'nervo, fibra' usado em termos científicos (aprox. 500, entre derivados e compostos), em especial da antomia e patologia e das biociências em geral, a partir do s XIX, com acp. de 'nervo, sistema nervoso'

Agora o bicho começa a pegar

neural adj. (1899 cf. CF^1) (um tal Novo Diccionário da Língua Portuguesa dum senhos Cândido de Figueira :P) MED relativo a ou próprio de qqr estrutura constituída de células nervosas ou de seus processos ETIM "neur(o)- + -al" sinônimos: nérveo, nervino

nervoso adj. (sXIII cf. IVPM) (isso aí é um grande índice de vocábulos do português medieval!!... Parece q tem lá na casa de rui barbosa) 1. relativo a nervo, neural. 2. que tem nervo (minha ênfase! :) ) 3,4. que tem força físoca, vigor, blablabla 5. MORF.BOT que apresenta nervuras, nervado, 6,7,8. nervoso, agitado, desequilibraso...

Então qq acontece... o "nervo" tá muito em evidência. O cérebro também é constituída de células "nervosas", que são as mesmas, os "neurônios", mas não é feito por nervos como os que a gente mastiga no bife... Então vejamos o nosso amiguinho enfim.

neurônio s.m. (1899 CF) HISTOL célula do sistema nervoso constituída de corpo celular (núcleo e citoplasma), dendritos e axônio (...) .. ETIM el. neuron- (gr. < style="font-style: italic;">neûron 'fibra, nervo, corda') + '-io f.hist. 1899 neurone, 1899 neurónio

Então é aqui q começa a merda. Neurônio é "a célula do sistema nervoso", é "a célula dos nervos", mas também é a célula do cérebro, que não é uma estrutura de "fios, nervos, cordas", pelo contrário! (apesar de que existem lá os troncos de sei-la-quem, mas estes já começam depois a se ligar de forma planar....)

Aí que que acontece. Nós não estamos nos referindo a redes de NERVOS, mas sim a redes de NEURÔNIOS!!... um nervo é a penas mais um tipo de uma rede de neurônios. Parte da bagunça está provavelmente no fato de que os mesmos sufixos lá são usados pra indicar proveniência tanto "pra cima" quanto "pra baixo"!... O neurônio é uma estrutura "neural" porque "é proveniente de DENTRO dos nervos", mas o sistema é "nervoso" porque é CONSTITUÍDO por nervos, e essas duas palavras são sinônimos! :(((

Então o pessoal queria uma palavra que signifique o seguinte: "estrutura composta por elementos que são os mesmos elementos formadores dos nervos"

o elemento que forma o nervo é o neurônio. Então essa estrutura formada por eles, que não necessariamente é um nervo (como é o caso do cérebro), é uma estrutura "neuronial"!!... Então vamos lá, seguindo de novo o imortal falecido:

neuronial adj.2g. BIO mesmo que NEURONAL .. ETIM neurônio + -al

neuronal adj.2g. BIO relativo a neurônio(s); neuronial, neurônico .. ETIM neurôn(io) + -al cp. ing. neuronal 'id.'

Opa!! Gostei mais foi é dessa aqui, que legal!!

neurônico adj. (1899 CF¹) BIO m.q. neuronal .. ETIM neurônio + '-ico

Então olha que ótimo... não só concordei que não tem nada que falar em rede neural, como ainda digo que prefiro falar em redes neurônicas, já que rima com eletrônica!! :)

Enfim, pra tudo relacionado ao sistema nervoso mais em geral assim, tudo bem falar neural ou nervoso. A neuróglia, por exemplo, é outro tecido que também faz parte da composição dos nervos, segurando os neurônios no lugar. Inflamação nos nervos é neurite, ou nevrite. Quem estuda tumor cerebral estuda neuroncologia (o on veio do onco, e não do mesmo lugar que neurônio!)
Mas a nossa rede é neuronal, pra enfatizar que é composta por "neurônios", e não por nervos, e que as estruturas podem ser mais genéricas do que a dos nervos.


...E toda essa briga é em parte culpa do fato de termos demorado em descobrir que o cérebro é composto pelas mesmas células que os nervos!... E em descobrirmos que as células existem também! :D Culpa do Aristóteles e da igreja católica romana, isso nem precisa falar.

Em tempo, o cérebro "é o órgão da coordenação neural", e parece que existem diversos registos (vai ser metido assim na pqp, falar registo ao invés de registro...) com a grafia "célebro"!!... Seria OK falar em "redes cerebrais" ao invés de "redes neurais"?? Não sei... Sempre fica essa confusão porque não sabemos se estamos falando "uma rede como as que contituem o cérebro" ou se trata-se de "uma rede constituída por cérebros interligados". Rede neuronial/neurônica/neuronal não deixa dúvida porque não dá pra decompor o neurônio em uma rede de elementos. Ele é relativamente "atômico", não é mesmo??... Me pergunto o que Ramón y Cajal pensaria dessa discussão toda.

2007/01/15


Second Life

Second Life é muito legal. Mas tenho umas birras com o que tenho lido na imprensa, e com que ouvi professores do DCC falando na TV. Eu sei que falar na TV é ruim, faz a gente falar não o que quer, e sim o que acha que a TV quer, por isso dou um descontão.

Eu tou achando uma merda é essa atenção toda na tal chinesa que ganhou 1 milhão de dóalres!... Isso é até um fenômeno interessante, na verdade. Quando a gente vai conversar com alguém que não conhece o SL, realmente se sente compelido a contar essa história!! :) (acabei de fazê-lo)

Mas é muito errado focar só em cima do tal dinheirinho lá.

Faz anos que estamos caminhando pra conseguir fazer algo como esse Second Life. Lá nos Doom e Quake a gente já andava por aí em mundos virtuais, e conversava com as pessoas... Só que tudo tinha temática de álien, e ninguém tava muito preocupado em fazer qqr coisa muito diferente.

Antes mesmo do Quake tinha um programinha bobo que já era tipo o SL. Se chamava The Palace. A gente entrava, e nosso "avatar" era um smiley amarelinho. Vc podia mudar seu avatar, podia vestir óculos, gravata, beber drinks... Eram os "props". Os props funcionavam baseados numa inovadoríssima tecnologia do formato GIF, a possibilidade de indicar uma cor pra ser "transparente"!!!!

Tinha diferentes cenários tb, que eram a figurinha do fundo que mudava. Os avatares ficavam lá espalhados como um espirro... Ou vc podia mover seu avatar pra ficar mais perto de uma garota, ou fazer a piadinha q quisesse... Era bem divertido, eu passei bons tempos no palace com meus amigos de BBS que estavam migrando pra Internet.

Nessa época mesmo (já tinha wolf e Doom nessa época) o pessoal já previa que o palace iria ser muitíssimo em breve substituído por um outro programa lá que era 3D. Era um "palace 3D", não lembro o nome e nem se era da mesma empresa. Acho até que alguns amigos chegaram a entrar naquele negócio... Acho que eu peguei o programa mas não consegui rodar.

O que aconteceu foi que o pessoal foi enjoando do palace, mas não entrou nesse troço. A gente tava mais preocupado em conhecer a WWW e usar e-mail e IRC, e depois ICQ... E depois Napster, eMule... E é claro, jogando Quake, Descent, Hexen... Counter.....

O Second Life é apenas a manifestação, afinal, daquela promessa lááá atrás de um programinha pra conversar com seus amigos em um ambiente 3D. Pra mim DEMOROU DEMAIS!!! E esse povo vem aí me falar como se fosse uma coisa altamente visionária! sai fora!!

***

A bem da verdade, até que o EM publicou lá uma reportagem sobre como existem por exemplo joguinhos com comunidades tipo o Ragnarok lá...

Agora, é um absurdfo ficar falando da chinesa, e se preocupando com a porcaria do dinheirinho lá. Primeiro que nesses tais joguinhos MMORPG da vida aí "massivamente multi-usuários!!", já tem gente fazendo "câmbio", trocando moedas de ouro por moedinhas do mundo real, por e-bay e o escambau.

O que é legal é que o SL nasceu flexível. Já dá até pra "rezzar" do nada um "prim" flexível no negócio! :D

Não é preciso dinheiro pra se divertir lá. Eu entrei, e entrando nos tal esquema de "camping" ganhei lá um dinheirinho o suficiente pra enviar umas texturas, e fazer umas camisetas estampadas... (sem estampa é até de grátis.) Dá pra passear bastante de graça, os clubes todos que eu conheci são de graça... (eles só pedem pra mandar umas gorjetas)


Já participei de vários encontros instrutivos lá dentro sobre o próprio SL, já participei sobre uma grande discussão sobre ética no SL (que no fundo era sobre ética na First Life), e estou entrando num pequeno corso pra escrever!!... Acho que tem alguma coisa aí, sabe... Tem o que faltava no IRC, pra gente realmente se sentir "dentro da sala." Isso vai ser legal sim pra estimular teleconferências e aulas de educação à distância!!! (pelo menos umas não-muito-sérias, sei lá :P)

2007/01/14


*TODOS* os Programas

Uma coisa que eu acho muito engraçada, nem sei explicar direito porque, é aquela opção no menu "Iniciar" de alguams instalações do Windious... O "Todos os programas."

"Todos os programas" é uma parada que lista lá uma pilha de programas, procê correr com o mouse vários centímetros e mirar bem pra não rodar um programa diferente que não tem nada a ver, e clicar. Acho que esse negócio reflete um pouco a saudade da linha de comando... Afinal de contas, na linha de comando você pode executar QUALQUER programa, né!... Mas a diferença é que lá vc só precisa saber o nome do programa, e digitar (digitar certo, claro).

Mas comparem a poluição visual de um e de outro. Na linha de comando tem aquela grande superfície branca, com um convidativo "$" ou ">" ou "#"... Aí vc escreve, e "tchans"!!!... Você não precisa VER lá TODOS os programas!!... Só aparece escrito o que você digitou!! (eventualmente vc tb vai ver escrito nomes mal-digitados que vão resultar em poluitivas mensagens de erro...)

No windows dá pra chamar programs digitando tb... Só que primeiro tem que abrir lá o "executar" (que vc pode abrir ocm um shortkey, acho), mas não é tão prático... Principalmente pq não tem coisas como tab-completion, e se vc digitar errado, não vai poder redigitar logo a seguir... Em compensação tem o súper prático butão de "Procurar"!! :PPP

Acho isso tudo uma grande bosta. Nada se compara àquela janela gigante que vc pode clicar em qquer lugar, pra depois digitar num teclado que tem mais de 100 teclas, e não só umas 2 ( como no mouse, que todos sabem que tem amis teclas em unix, e menos no mac... :P )

***

Estou com raiva, queria aproveitar pra chutar mais cachorro morto.

Desktop é uma bosta. Essa listinha de programas que vão se espremendo quando existem programs demais abertos, é uma bosta. Esse negócio dos botõezinhos macetes é uma bosta tb. Cara, eu não sei qq eu uso, se clico no "atalho" grande jogado no desktop, se clico no atalhinho, ou se vou lá no convidativo "iniciar."

E essa porra de "iniciar"??? Resolveram o problema de tornar o sistema user-friendly, intuitivo e convidativo prum iniciante mostrando pra ele algo pra fazer se vc não souber nada!!! "clique aqui!" Que palhaçada!!!!! Imagine assim um prompt do shell escrito "

nwerneck@aquarius /home/nwerneck sugestões: mozilla, supertux, mutt, emacs$_"

Quanto ao contra-argumento (do meu imrmão! :) ): "é tudo configurável". eu prefiro um sistema que eu configuro indo num arquivo de texto, procurando uma linha escrita "cor do cabeçalho da janela", e escrevendo lá qual é o número, Não suporto ficar caçando opções dentro da janelinha x da orelha y do item b do programa que abre com o botão direito!!...


Fala sério, o mundo já é difícil demais com a estrutura 2D (Às vezes 3) que a gente vive. Só hoje o geoprocessamento tá ficando mais comum e efetivo, e temos coisa como o google earth. Aí as pessoas querem me convencer a entrar nesse mundo onde as ferraemntas ficam escondidas em subsubsubsubopções!... Cada aninhamento desses é um painel novo em que temos que navegar espacialmente, é mais um sub-espaço! Viver assim é navegar num hiper-cubo!