2008/09/21


Rusgas informáticas contemporâneas

Respostas prolongadas e cheias de picuinhas a um e-mail provocativo do meu irmão, respondendo depois que eu falei pra alguém assim: "Se fosse Debian era só dar APT..." no meio de uma conversa.

[Eu não saberia nada a respeito de windows, e teria parado de usar em 1996]

Foi mais ou menos em 2001 que parei de usar definitivamente, quando saiu o Windows XP com aquele fundo de tela com a casinha dos Teletubbies... Mas deu tempo sim de ver os primeiros "wizards" de instalação, que deixam a tarefa de administrar o sistema mais divertida e mágica!!

Mas sério, esses programas de instalação mostram lá mil splashscreens, telinhas, perguntam onde vc quer instalar o programa, por exemplo... Porque não joga na droga do "C:\Arquivos de Programas" lá e pronto? (Preferiria "/bin", mas tudo bem.)

E ainda tem aqueles contratos risíveis de 20000 caracteres que vc tem que clicar uma caixinha dizendo que leu... Que dizer dos mil programas que dão problemas bizarros que tem que tentar "mexer no registro" pra ver se resolve? E as reinstalações pra exorcizar programas velhos? E os utilitários alternativos que vigiam o sistema pra você, pra tentar minorar o problema?...

Não é mais legal existir um comando no seu sistema em que você fala "computador, instale o vlc" e ele instala, e pronto? E que você pode confiar quando manda "computador, remova o vlc"? E quanto à miríade de opções de programas disponíveis pra wingonz, ficam em uma miríade de sites diferentes, cheio de anúncios piscantes. Tem que procurar o site certo, e dar download de dentro do browser, e rodar no Explorder, q coisa chata!! Muito mais doido existir um centro de distribuição sóbrio com gente cuidando pra ver se tudo funciona, e um aplicativo para "rule them all".

Isso (apt e cia.) é uma coisa que ninguém nem imaginava ser possível nos idos de 1996, e o mundo proprietarista só vai aderir a isso quando tiver alguma forma de "DRM" pra saber se você pode instalar o programa, e aí tudo vai ter que ser eventualmente pervertido por "piratas de dados" etc, mal posso esperar. Aliás, o biu gaytes deve tar mais interessado é em programinhas em Java que rodam de dentro do IE (e só do IE).

Com apt é possível até mesmo vc fazer um esquema que pega um programa pirata, instala, gera a chave, e já craqueia sem você precisar ver nada! Facilitaria até isso!




[a respeito do progrma Transmission pra bittorrent]

Vi uma versão mais antiga do Transmission, e parece que era mesmo bastante flowdido. Mas a versão que instalei deixa selecionar arquivos dentro do torrent, e tal, de repente ele deu uma melhorada só recentemente. Eu gosto _mesmo_ é de bittornado, com interface via ncurses, mas esse eu nem recomendo a ninguém (exceto talvez metade dos leitores do meu borg) porque as pessoas ficam horrorizadas.

[ Seria um absurdo falar que "facilidade de achar programas e instalar" é uma vantagem do Linux ]

Bom, primeiro que é inacurado falar "vantagem do Linux" já que Linux é somente um componente do sistema completo na sua máquina (ou conjuntos de máquinas integradas). Existe "uma miríade de possibilidades" sabe, inúmeros gerenciadores de janela diferentes, gerenciadores de arquivos, até gerenciadores de pacotes, e ainda diferentes repositórios de pacotes que você pode utilizar. Isso tudo permite criar inúmeras opções pra utilizar Linux, que são as distros. Eu conheço 10 distros de Linux que são melhores do que o Windows.

Os sistemas de gerenciamento de pacotes oferecem são sim um modo de vida muito mais agradável do que o inferno proporcionado aos usuários de uhimpols. Se não tem muitos programas disponíveis, não sei, mas a administração via apt é mil vezes melhor do que qualquer coisa que conheço.

As pessoas tem na cabeça que usar Linux, e especialmente Debian, é difícil pq tem que sair mexendo em coisas complexas e ignotas. O normal é só chamar o apt e pronto. Não tou nem querendo discutir se "na prática funciona mesmo" ou não. Só tou falando que no mínimo a idéia e intenção do apt é algo revolucionário e positivo.


[ falar isso seria tão absurdo quanto falar que AMD pega fogo e que MacOSX é bom porque é melhor pra trabalhar com imagem ]

É, e Photoshop tem "CMYK nativo" né? Qualquer outro programa é inútil por causa disso.