2008/02/02


Comentários ao filme No country for old man

Excelente filme. Faz tempo que eu achava que os irmãos Coen tavam só declinando. Esse filme mostra que eles ainda podem sim fazer coisas boas!... (Não sei se "quando querem", mas que conseguem conseguem.)

Antes de mais nada parece ser um filme altamente suscetível a interpretações filosóficas, e não tem nada que eu goste mais nessa vida (e na outra tb).

Interpretações excelentes, história excelente, visual, trilha sonora... Tudo muito bom. E ainda é "cabeça"... Não dá pra ser melhor do que isso.

Depois que eu assistir pela 3a vez eu tento escrever alguma interpretação!!... :)

2008/02/01


Homem é capado por um ônibus

Urgente! Nesse site: M45T3R S4D0W8

Vc encontra a fantástica notícia... Depois perguntam porque homem prefere urinar em pé.

EDIT: Como esta notícia é estranhamente o segundo post que atrai mais visitas, resolvi tornar tudo auto-contindo (mantendo, é claro, o crédito à fonte). Aí vai o artigo, e uma cuidadosa tradução para o português desta história inóspita, lamentável, senão simplesmente horripilante.



HOMEM LOCAL É CAPADO POR GRAYHOUND

Artigo escrito por Elizabeth Kingsly

Pulaski --- Homem local que viajava em um ônibus Grayhound sofreu um infeliz acidente neste final de semana. Aparentemente devido a seu grande tamanho corporal seu escroto foi inadvertidamente sugado para dentro da privada durante a descarga. Isto fez com que seus testículos e região escrotal inchassem ao tamanho de uma toranja, prendendo o homem na privada.

Os bombeiros e paramédicos levaram 3 horas e meia, com um maçarico, para remover do ônibus o assento da privada junto do homem. Ele foi transportado para um hospital local e enviado imediatamente para a sala de emergência. Foi aplicado gelo numa tentativa de reduzir o inchaço de seus testículos. Infelizmente devido ao inchaço de seus testículos, eles tiveram que ser removidos, pois havia o perigo da formação de severos coágulos sanguíneos e outras sérias ameaças a seu estado de saúde.

Depois de acordar da cirurgia perguntamos ao Sr. Leonard Crabs como ele se sentia, e ele respondeu, "Desde que era um jovem eu sempre tive um pendurado muito para baixo. Aparentemente ele me pegou. Eu dei a descarga e tive uma sensação repentina e intensa de um beliscão. Eu quase desmaiei. Eu tentei me levantar mas fui puxado para trás de volta ao assento."

Testemunhas no ônibus sabiam que ele estava em apuros quando o Sr. Crabs começou a urrar de dor. Eles imediatamente disseram ao motorista do ônibus para encostar na rodovia. Um do spassageiros pegou seu celular e imediatamente chamou os paramédicos. Depois qu o problema foi identificado os bombeirosfoam então chamados para o local. Como explicamos anteriormente, eles imediatamente cuidaram do problema. O Sr. Crabs ainda está no hospital local onde está se recuperando. Ele deverá sair do hospital na terça-feira.


Legenda da foto "Foto legítima do exato ônibus Greyhound que feriu o Sr. Crabs naquela horrível manhã de sábado."


Glossário: Greyhound é a mais tradicional empresa de viagens de ônibus nos EUA. Toranja, ou Grapefruit, é um fruto cítrico, tradicionalmente cultivado nas ilha Barbados e muito apreciado nos Estados unidos, e é bem maior do que uma laranja.

Acredito que se tratava de uma daquelas privadas onde a "descarga" é uma chapinha de metal que se abre como um alçapão.

O autor do site de onde tirei isto alerta: "Security is but an illusion of the mind", Segurança é apenas uma ilusão da sua mente...

2008/01/28


Dias de leões gordos e ovelhas magras

Dizem por aí que Mussolini tinha mania de dizer que "mais vale um ano de lobo do que 100 anos de ovelha". Já ouvi variações com leão ao invés de lobo, com 1 dia ao invés de 1 ano, 100 dias ao invés de 100 anos, e com 1000 ao invés de 100...

Meu irmão, personagem recorrente deste blog, tava horrorizando outro dia dizendo que viu em algum lugar esta frase atribuída à Madonna, achando bizarro que a imprensa publicou este pretenso grito-de-guerra fascista, emblema ditatorial direitista, e que a Madonna teria apoiado esta idéia tão tenebrosa quando o próprio holocausto nazista, ou a invasão da Eritréia em si.

Eu lembro mesmo da frase, mas de repente fui atacado pela curiosidade... De onde ela vem afinal? Será que o Benito falava mesmo isso todo dia? Será que ele chegava lá nas sacadas, com suas banhas e chapeuzinho, e saudava o povo e falava "si, si, Iiiio, Benito Mussolini siempre diggo: mais valle un anno de lupo: 'auuuuuu' que centtanni de ovellie: 'beee'...". Decidi que queria ver isso em algum discurso, qualquer coisa... Por que discurso do Hitler falando em Reich de 1000 anos, por exemplo, eu já vi bastante pelos filmes aí afora...

Vamos combinar, a gente tem muito mais acesso ao supracitado ditador saxão do que às suas contrapartidas do Mediterrâneo e península Ibérica. Não acho difícil que "lendas" surjam por aí sobre o que o cara falava ou não falava. E a frase, cá entre nós, é tão banal. Difícil imaginar que não seja um provérbio antigo. E eu bem tenho me surpreendido ultimamente porque tenho ouvido muito provérbios tradicionais italianos, e de outros lugares, super interessantes, e que nunca tinha escutado. Não poderia ser o caso?

Minha busca tá é me levando a concluir de que isso tem origem no norte da Índia!... Dá uma sacada nessa página aqui. Diz que um certo sultão Tipu Sahib citou isso em 1799 no conflito em que morreu. Diz ainda que isso seria um provérbio Tibetano tradicional (origem do título de um certo livro).

A página da Wikipédia sobre o sujeito é bem interessante, parece ser uma figura que eu deveria conhecer melhor! Lá tem três citações, uma delas o tal pretenso lema maior fascista:

The following proclamations were issued by Tippu Sultan:

* "Agriculture is the life blood of the nation…" (1788 AD)
* "There can be no glory or achievement if the foundation of our palaces, roads and dams are mingled with the tears and blood of humanity…" (1789 AD)

He is quoted as having said: "It is far better to live like a Tiger for a day than to live like a sheep for a hundred years".


Dêem uma sacada nessa segunda frase do cara. Duvido que um fascista diria isso, pelo contrário! O negócio do Mussolini era bem dizer que era com o sangue do povo que eles iriam que reconstruir os históricos aquedutos romanos. Já dá pra começar a questionar a idéia de que fascismo é querer ser lobo ao invés de ovelha.

Procurando mais sobre isso, encontrei muitas páginas sobre a alpinista Alison Hargreaves (que fazia aniversário no mesmo dia que eu!), primeira mulher a subir o Everest sozinha. Parece que na ocasião de seu falecimento em 1995, em serviço, o marido mencionou a tal frase tibetana / budista, tornando o tal provérbio bastante conhecido mundo afora (ou ao menos nos mundo anglo-saxão). O tal livro de Anne Haverty é de 1997, depois portanto do falecimento de Alison, e pode ser que esta autora tenha ouvido falar da frase só por causa disso.

Aliás, pelo que eu pude encontrar, a Madonna teria dito a tal frase em 1996, podendo portanto ter ouvido isso também por causa de Alison. Estranho ninguém ter identificado nisso a suposta frase Benitina. E pior ainda terem saédo falando que ela inventou essa frase.

Isso deveria consolidar a noção de que a frase é antes de mais nada um provérbio tibetano. E eu não duvido nada que a família de uma experiente alpinista do Everest conhecesse bem provérbios Tibetanos... Mas é claro que ainda é possível que eles fossem muuuito colonizadores escrotos (o que é possível), e na verdade algum amigo disse isso pra eles um dia, e eles saíram repetindo sem jamais perguntar a algum Sherpa se é mesmo um provérbio de lá. Mas enfim... A história do Tipu lá corrobora tudo...

Mas continuando no "front" europeu da investigação, já encontrei um punhado de páginas das pessoas falando que o Musso dizia mesmo o lance das ovelhas. Eu até comecei a me perguntar se o manifesto futurista por acaso não fala nada sobre "o desprezo às ovelhas"... Agora, o que encontrei mesmo foram muuuuuitas páginas de americanos preconceituosos a respeito do fascismo falando da tal frase. Sim, porque é possível ter preconceito sobre fascistas e nazistas... Lutar contra esse preconceito não significa que eu os defenda, mas a gente tem que saber exatamente do que se tratava, como eram et cetera. Eu luto, antes de mais nada, é pelo conhecimento da verdade. E não só tem gente anti-fascista que sofre desse preconceito e conhecimento superficial, como tem fascistas simpatizantes que também tem apenas esse conhecimento superficial, vivem admirando uma imagem falsa, criada pelo cinema, roliúde e pelo boca a boca...

Minha hipótese é de que foi no boca-a-boca que se espalhou esse lema da ovelha, e de que se perguntasse pro Musso mesmo, ele não diria que esta é uma frase boa pra servir de emblema maior de sua ideologia e vida. Pra testar isso, vamos pegar algumas outras frases do Musslini, aqui desse site de aparência mais séria. Olha bem o tipo de coisa que o cara realmente gostava de falar:

Democracy is beautiful in theory; in practice it is a fallacy. - Benito Mussolini

Fascism is a religion. The twentieth century will be known in history as the century of Fascism.

Fascism should more appropriately be called Corporatism because it is a merger of state and corporate power.

Inactivity is death.

Socialism is a fraud, a comedy, a phantom, a blackmail.

The function of a citizen and a soldier are inseparable.

The history of saints is mainly the history of insane people.

War is to man what maternity is to a woman. From a philosophical and doctrinal viewpoint, I do not believe in perpetual peace.

The truth is that men are tired of liberty.

The mass, whether it be a crowd or an army, is vile. - Benito Mussolini


Achei a última frase especialmente interessante. O caos provocado pelas turbas ensandecidas é bem algo que marcou a vida do duce, em especial o fim dela! Mas vejam bem as frases. O cara era mesmo um grande frasista... Mas a frase das ovelhas não tá nesse site aí não. (não que eu duvide mesmo que ele tenha dito isso, mas quero uma confirmação)

Agora a melhor frase de todas, um negócio meio Rambo assim!

Let us have a dagger between our teeth, a bomb in our hands, and an infinite scorn in our hearts. - Benito Mussolini


O que eu quero argumentar é o seguinte: O cara não perdia tempo pregando o fascismo de forma velada, oculta sob algum lema tibetano de interpretação dúbia não. O cara falava era na cara mesmo, meu. Com o sujeito o negócio era faca nos dente!!!...

Como diabos o cara pode ter lançado tantas frases fortes, abertas e cheias de certeza como: "todo cidadão é um soldado", e a única frase atribuída a ele a ficar famosa é uma proverbinho Esopiano bobinho desses, negócio de ovelhinha e sei lá que? Lendinha dos monges Tibetanos que poderia ter sido cantada por Raul em parceria com Paulo Coelho?

O lema do lobo e da ovelha fala na verdade uma coisa que qualquer um é capaz de concordar: Viver tem que valer a pena, ficar parado "esperando a morte chegar" (olhaí as palavras do poeta Raul) não é auspicioso. É só isso. Não é nada fascista não, pô. Fascismo é aquele lance ali, ó, bomba, estado guerreiro, morte e tals.

Ja vi na Internet um monte de americano falando assim "O fulano tem um amigo de um irmão do primo dele que é fascista! Ele faz a saudação do duce, e depois fala que é melhor viver um ano de leão do que 100 de ovelha!". Ou falando que "o cara tinha na carteira uma foto do do papa e outra do Mussolini escrito atrás que é melhor viver..."

Tipo, alguém aqui tá sendo muuuito ingênuo nessa história. Ou esses neo-fascistas são uns bostas que tão seguindo um lema que tem mais a ver com Paulo Coelho do que com o velho Musso, ou essas pessoas todas aí, que acham que sabem o que é ser fascista, na verdade não sabem nem o começo da história.

Fãs da Madonna Ciccone: podem ficar tranqüilos. Ela certamente gosta mais de discutir se a Alice tinha ou não direito de ter se sacrificado, sendo mãe, do que discutir se o domínio da Eritréia é ou não uma vocação natural da Itália, curvando-se ao "fardo do homem branco".

As pessoas deviam antes era se preocupar mais com as opiniões políticas da Brigitte Bardot sobre imigração, por exemplo. E cá entre nós, também é um teminha pra lá de infantil comparado com o verdadeiro fascismo. Chamar isso de "direita" dá até dó, se vc comparar mesmo com a Coisa Real de Fato.

Enfim, continua em aberto: Isso é mesmo um provérbio tradicional tibetano? E Mussolini dizia mesmo essa frase? Nesse caso, de onde ele tirou isso? E no caso contrário, de onde o povo tirou a idéia de que ele fava isso? E como diabos as pessoas saem falando como se a Madonna tivesse tirado isso do chapéu, sendo que tem tantas outras fontes bastantes famosas dessa frase?... Bando de ovelhas...


Testing an M-Audio Fast Track Pro

Just as I once did to an external sound "board" some time ago, and published at diyAudio, I tried to measure the total (input and outout) transfer function of my brother's brand new M-Audio Fast Track Pro.

I used a method called "time stretched pulse", with 2**14 samples, 44100 sps, and using a formula "optimized" from Aoshima's original (AFAIR)

(((this is the octave program to generate the signal, just for reference

N = 2**14;
m=4410;
f = [0:N/2]';
AA = exp(i* ( f*2*pi*(N/2-m)/N +4*m*pi* f.**2 / N**2) );
A = [AA; conj(AA(end-1:-1:2))];
a = real(ifft(A));
)))


The complete transfer function has a nice look:


Notice that the end is quite "rounded", different from theoretic perfection, with x Db/decade. I believe it's because of the high order of this filter.

Here is a zoom in the higher freqs:


We must remember that it's more important to have a very strong attenuation at the Nyquist frequency then to have a large band, or maintaining the flatness until high freqs. 20kHz is good enough, what you must expect from something "pro"... The last 2100Hz is the space we have to come from 0dB down to -100dB. (100 is an approximation. You must calculate this based on your SNR)

We should notice that the smaller attenuation is not that quite strong... It should have been much stronger!... I'm not sure if the filter is really is letting some aliasing pass by, or if it is my method that could not measure this region appropriately.


Now the lower freqs. Nice curve, cute:


An now the most interesting, always: zooming the pass band, showing off the ripple.


The maximum ripple variation was around 0.1dB, and there is a certain elevation in the half-way. Just to compare, here is the graphic of that audigy I measured.

The Audigy also has the ripple, and a slow variation, but in her case the variation is strictly decreasing. The ripple has more peaks, and I guess it has a higher order. The imperssion I got is that Audigy has a better ripple, but a worse "slow" variation. (the cb at the graph means "centibels", it's the other curve multiplied by ten)

And for the grand finale, the impulse response. I felt for it!! Looks just like a sinc! this is something ele that I would like to measure more rigorously someday. Audigy's impulse response looks soooo ugly!


I still have to measure the delay of this M-audio using that crazy subsample thing a guy at jackaudio mail list sent me once...


Scripts for the Midnight Commander crossjazz DJ thing

Since the public asked for it, here are the scripts I use to load the stuff in my system. (I hope to make a small page to let everything there soon.)

the scripts reside in /usr/local/bin. I write files at /var/local/ to know whether there is already a song playing at each track. The first script just opens xterm with mplayer in it, and after the song is over, erase the signal file at /var/local/

nwerneck@cyberon:~$ cat /usr/local/bin/CJa
#!/bin/bash
(xterm -T CJa -geometry 80x12+10+400 -e mplayer -ao jack:port=inA "$1"; rm /var/local/crossjazzA) &

nwerneck@cyberon:~$ cat /usr/local/bin/CJb
#!/bin/bash
(xterm -T CJb -geometry 80x12+510+400 -e mplayer -ao jack:port=inB "$1"; rm /var/local/crossjazzB) &


Notice that "inA" is the name of the A input ports of my jack / gtkmm application, that I named crossjazz. You can change this for the name of a port in another crossfade program you want... You don't even need a crossfade application, actually, you can happily do a DJ job just playing thing straight to the system output... You don't even need jack!... But of course, it depends on what you want to do... Suit yourself. And also notice that the "geometry" parameter opens the windows at proper (configurable) places.


Next script tests the files and opens the next available track (first tried is A)
nwerneck@cyberon:~$ cat /usr/local/bin/CJ
#!/bin/bash

if ( ! test -e /var/local/crossjazzA ); then
CJa "$1";
touch /var/local/crossjazzA;
else if ( ! test -e /var/local/crossjazzB ); then
CJb "$1";
touch /var/local/crossjazzB;
fi; fi;


Then you must configure Midnight Commander's bindings file to call CJ when trying to open music files, for example:

regex/\.([oO][gG][gG])$
Open=CJ %f
View=%view{ascii} ogginfo %s

regex/\.([mM][pP]3)$
Open=CJ %f
#Open=run-mailcap audio/mpeg:%f
#Open=if [ "$DISPLAY" = "" ]; then mpg123 %f; else (xmms %f &); fi
View=%view{ascii} mpg123 -vtn1 %f 2>&1 | sed -n '/Title:/,/Comment:/p;/^MPEG/,/^Audio/p'


Last thing to configure is VTWM. Here are the important lines:


"F5" = : all : f.warpto "mc*"
"F6" = : all : f.warpto "CJa"
"F7" = : all : f.warpto "CJb"
"F8" = : all : f.warpto "crossjazz"


Where crossjazz is my mixer application. Notice that the xterm windows had to be properly named for this to work.

I'll post the crossfade code some day now!... Stay tuned! :) I'll make a small page for it. I want to make a compressor... The songs have sooo much different volumes! :(

***

Este post é pra publicar os scripts do meu revolucionário sistema de discotecagem baseado no midnight commander!...


XawMMS - Why Xaw rocks

This is for the VTWM and Athena widgets fans out there!... I was showing my brother the numerous skins available to XMMS, and we were discussing about how it is difficult to make a nice skin, and how XMMS, just as it happens to winamp, has a lot of not-so-nice skins...

Then suddenly I faced this wonderful XawMMS skin, that emulates the Athena widgets look-and-feel!!!
It's at page 5 of the skins at XMMS webpage... I think you can download it here. And there is also a gtk+ skin.

Here is a screenshot of it minimized in my desktop:


And a complete screenshot of the whole thing: XMMS with XawMMS running in my beautiful VTWM desktop:


You can also see mucous running in the background, a console ncurses based soulseek client that I'm in love with. And of course, xeyes, xclock, xload and xwd... And always remember I call XMMS using the multimedia keys of my great Compaq notebook ;) (so proud of it!!) I use the hotkeys program.

I'm quite positive I may never change my skin again... And thanks god it's not that wretched Xaw3d!

***

Esses são screenshots de um maravilhoso skin que eu finalmente descobri pro XMMS que emula o Athena widgets, a biblioteca tradicional de widgets do X!... Tem tudo a ver com meu VTWM!

E graças a deus não é Xaw3d! :Q