2007/06/30


E agora, só o jardim

Outra alternaiva pro Brasil é justaemnte usar o prórpio efeito Costa-Ribeiro, e gerar energia a partir do potencial elétrico que surge na solidificação da cera de carnaúba!...


MARACATÚ ATÔMICO NO JARDIM ELÉTRICO

O Brasil passa por uma crise energética. Precisamos aumentar a oferta e energia em uns 5%. Alguns pregam que a potência pode vir da onírica hidrelétrica no rio Madeira, outros pregam a concretização de Angra 3, e outros ainda a economia no chuveiro elétrico.

Angra 3 não saiu até hoje, não sei se vai sair agora.

Quanto aos chuveiros elétricos, uns falam em usar gas... Mas gas a gente já viu no que deu. Bem quando a gente começou a usar gas, a Bolívia deu uma "paradinha", driblou o governo e o país capotou pra frente. Não dá. Também não sai. De mais a mais, isso é mania de carioca, só porque eles são a cidade que já teve côrte imperial, se sentem mais ligados às tradições européias...

Outra alternativa sendo levantada é a do aquecimento de água por painéis solares, mas o máximo que conseguiram até agora foi obrigar em São Paulo a instalação do aparelho em puteiros, asilos e saunas-gay!... Trata-se apenas de mais um exemplo de uma tecnologia antiga e dominada que não consegue encontrar seu caminho para a o uso intensivo no labirinto chamado Pindorama.

O que o Brasil precisa é que um dos nossos escassos doutores invente uma tecnologia nova, já que as velhas não deram certo. Uma verdadeira alternativa do século XXI!!!

Pois preparem-se, pois eu tenho esta alternativa!!... Apresento-lhes, o CHUVEIRO ATÔMICO!!!

O princípio motivacional é muito simples! Acontece que, assim como foi equivocado no século XX escolher as estradas em detrimento das ferrovias, foi feita também a opção equivocada da eletricidade para distribuição de energia.

Não é melhor queimar o gas direto no banheiro do que transmitir a energia indiretamente, fazendo a geração elétrica? Então porque não fazer isso tambem com os outros combustíveis? Se o combustível da vez é o nuclear, vamos trazê-lo pra dentro de casa!

O chuveiro atômico é composto por uma pepita de material radioativo, e um refletor de nêutrons parabólico, feito de grafite, preso na extremidade superior do reator. A água entra, e eleva o combustível flutuante para próximo do ponto focal do refletor, iniciando a reação em cadeia sustentada.

Mais da tecnologia nuclear pode ser aproveitada: Se substituírmos a água convencional por água pesada, não só garantimos um agradável jato de maior pressão, como ainda aumentamos a eficiência do enxágüe, já que a colisão da água com as partículas de sujeira se torna mais intensa. Limpando melhor, o banho fica mais rápido!...

Para tornar a água ainda mais pesada, está sendo estudada a possibilidade de adição de mercúrio, em substituição ao flúor usual. Além do benefício da aumentada densidade, o mercúrio é muito mais eficiente do que o flúor na eliminação de germes bucais.

Tecnologia 100% tupiniquim pode ser usada na obtenção do material radioativo e do mercúrio. Foi Joaquim da Costa Ribeiro quem provou que a castanha do Pará está entre os vegetais que mais acumulam metais radioativos naturalmente. O governo já está estudando a criação, nas futuras margens transpostadas do rio São Franciso, de pequenas fazendas para a produção de castanaha do Pará transgênica mutante, criada pela EMPRAPA para ficar ainda mais radioativa. A
vantagem adicional é que a castanha é comestível, ao contrário da mamona, que é tida como boa fonte de combustível, mas é consumida apenas por certas minorias do Paraná.

Estuda-se ainda a utilização da técnica de remoção de metais pesados da água utilizando casca de banana, desenvolvida pela laureada Milena Baniolo. Pretende-se aplicar a técnica para recuperar traços de material radioativo do rio Tietê, ou ainda mercúrio da futura represa do rio Madeira. A EMBRAPA já sinalizou interesse em tentar desenvolver bananas radioativas, matando-se duas lontras com uma caixa d'água só.

O projeto do chuveiro atômico prevê ainda a colocação de pequenos geradores hidrelétricos nos espalhadores dos chuveiros e nos ralos do banheiro, permitindo ainda mais geração de energia dentro de casa. É o fim do chuveiro elétrico, e a gênese do chuveiro hidrelétrico!

O governo já sinalizou interesse também por outra alternativa. Pretende-se colocar, ao lado das torneiras de água, torneiras de etanol e biodísel, visto que aparentemente os dois últimos abundarão no Brasil mais do que o primeiro num futuro próximo. Daí basta abrir a torneira de água e inflamar a torneira de álcool!... Lobby pesado da AmBev talvez obrigue a adição de metanol ao combustível.

Estão sendo estudadas ainda mais fontes alternativas pelo novo Gabinete de Assuntos Energéticos de Longo Prazo, que tem status de secretaria-com-status-de-ministério. Uma delas é um projeto elaborado junto à INFRAERO, para a instalação de gradores aeólicos ao lado da pista de Cumbica. A administração da usina será mista, mas o verdadeiro interesse dos aeroviários é eventualmente inverter a polaridade dos equipamentos para soprar pra longe a neblina nos dias frios!... O Ministério do Quarto-Ambiente, entretanto, expressou preocupações quanto à posibilidade do equipamento ser instalado bem em cima da rota de migração das ararinhas azuis.

Outra fonte em estudo são de origem animal. Além do projeto de se aproveitar o bio-cocombustível originado do flato vulturino e bovino, a INFRAERO está sugerindo a colocação de grandes geradores tipo gaiola-de-esquilo nos aeroportos, com a intenção de capturar cães que tentam invadir as pistas.

Por fim, a verdadeira razão da demora do licenciamento da usina do rio Madeira é que estão sendo finalizados os detalhes da usina complementar de geração ictio-elétrica. Em primeiro lugar, já foi descartada a hipótese da inserção de enguias e peixes-elétricos no ecossistema. Agora estuda-se o aproveitamento da escalada dos grandes bagres pela escada de peixe da barragem. O IBAMA e a empreiteira não sabem ainda se a potência será ou não suficente para alimentar o elevador de peixe que se pretende instalar ao lado, direcionado para os grandes bagres de terceira idade, e ainda aos peixes que andam de cadeira de rodas...


Maracatú Atômico

Prestem atenção!! Minha nova invenção vai revolucionar esse país!! Vamos ganhar tanto dinheiro que vai sobrar grana pra mandar um astronauta pra ISS por ano!!!...

Fala-se em finalmente fazer Angra 3 pra gente ganhar mais 5% de potência elétrica... Mas faz tempos que o projeto tá lá, e não foi pra frente, não vai ser agora que vai.

Também fala-se em economizar mais nos chuveiros elétricos, pra economizar os 5%, dando o mesmo saldo. Mas também não vai pra frente. Por algum motivo bizarro, a velha e dominadíssima tecnologia de painéis solares até hoje não foi implementada. São Paulo aprovou lá aquela lei, mas tinha que obrigar era TODO MUNDO a instalar, e não só puteiros, saunas gay e asilos de velhinhas. Senão é só marketing. "Hot air".

Aquecer chuveiro a gás, só no Rio de Janeiro. Sinto muito. E do jeito que a Bolívia anda, não vai pra frente. Gas tava indo pra frente, e foi pra trás, igual usina nuclear e painel solar. Fez que ia mas não foi. Deu uma paradinha e o país capotou pra frente.

Quer dizer, todas tecnologias que conhecemos até hoje, nehuma foi pra frente. São todas tecnologias velhas e dominadas, mas por algum motivo não funciona no Brasil...

De repente o que a gente precisa é de um breakthrough tecnológico... A gente precisa que um cientísta, um dos escassos doutores que faltam nesse país, tenha uma idéia revolucionária que não é nem painel solar, nem usina nuclear, nem gás nem hidrelétrica, que nao saem do papel não se sabe porque.

Por isso eu proponho o revolucionário... CHUVEIRO ATÔMICO!!!

Sim!!! Basta inserir um par de pepitas atômicas apropriadamente preparada no lugar da resistência. Quando a água entra, a pedrinha de baixo sobe, chega perto da de cima, atingindo o limiar da reação, aquecendo a água!... Quer melhor do que isso???

Pois lá vai!!... Podemos aproveitar mais da tecnologia nuclear, utilizando água pesada, como já é costume em reatores... Mas no banho, a água pesada tem a vantagem de ter um impacto muito mais intenso com a sujeira, permitindo um processo de limpeza mais eficiente e em menos tempo!... Chuveiros de mercúrio também estão sendo estudados (pra aproveitar o depósito de mercúrio nas usinas hidrelétricas)

O material radioativo pode ter origem em pesquisa 100% tupiniquim. Acredito que foi Joaquim da Costa Ribeiro quem provou que a castanha do Pará está entre as frutas que mais acumula radioatividade naturalmente. E já aquela menina ganhou outro dia um prêmio do Lula mostrando como a casca da banana pode ser utilizada para purificar a água, removendo metais pesados como o mercúrio e talvez alguns minerais radioativos também!...

Eis o futuro: pequenos produtores, às margens das águas transpostas do são francisco, produzindo castanhas do Pará transgênicas, mutantes e ainda mais radioativas, alimentando minirreatores de fissão caseiros!... Quem quer saber de energia elétrica?? Isso aí foi uma escolha equivocada, igual quando decidiram trocar as ferrovias por estradas nos anos 50...

Isso só até o ITER provar que dá pra fazer usinas lucrativas de fusão atômica... E o hélio, subproduto natural da reação, vai ser usado em dirigíveis movidos pela força do vento, pra acabar de vez com todos outros transportes!...

OBS: claro que a parte da água pesada e do mercúrio e da castanha do Pará não são totalmente sanas, mas a do chuveiro atômico faz sentido!!! :) Afinal, não é melhor usar o gas direto, ao invés de gerar energia elétrica e usar chuveiro eletrico?? Então porque não usar combustível nuclear direto? Que tal chuveiros aquecidos a etanol? Podíamos ter no banheiro uma torneira de água e uma de etanol...

2007/06/29


Perdão, ECMAScript!!

Eu acompanhei a gênese do JavaScript. Eu me lembro e quando as pessoas instalaram os primeiros Netscape que tinham javascript, e me lembro dos primeiros sites que se vc não tinha, vc não podia entrar...

Desde o começo, fui mal-informado sobre o que se tratava, e em pouco tempo adquiri antipatia e preconceito.

Hoje, anos depois, descobri que estava fundamentalmente errado. O problema foi a adoção estúpida do nome, aliada ao fato de milhares depssoas que não entendem direito sobre programação, web, e sobre a própria linguagem, terem sido minhas fontes de informação.

Hoje, já maduro em outras linguagens e paradigmas de proramação, reencontrei javascript do jeito certo, através da comunidade de desenvolvedores do Mozilla.

http://developer.mozilla.org/en/docs/A_re-introduction_to_JavaScript

http://javascript.crockford.com/javascript.html

Estou começando a suspeitar que JavaScript (eu adoraria achar outro nome que não contivesse as 4 letras amaldiçoadas) é um forte candidato pra entrar na minha lista de linguagens queridinhas...

2007/06/28


Carta helvética aberta

Prezada Lílian Whitt Vibe:

Dinamarquês e Finlandês são mesmo línguas deveras obscuras, não esperaria que o Lula entendesse-as, nem o Fernando Henrique!... Mas "suíco" não existe! Lá fala-se alemão, italiano e francês, e ainda uma certa língua latina bizarra. Mas suíço não, suíço, só o queijo...

Agora, eu discordo do Lula, mas não pelo motivo que o pessoal falou no programa do Jô... Eu discordo porque eu tenho ultimamente, por acaso, conversado sim com holandeses, franceses e americanos, e eles falam mal da terra deles sim!... Eles só não falam se vc puxar assunto antes, deixando eles pensarem em como que lá é melhor do que o Brasil, mas se der corda, todo mundo tem alguma crítica profunda a fazer...

2007/06/27


Lula, o direito e a direita

Freqüentemente, ao se deparar com manifestantes aguerridos como eram a até pouco tempo seus companheiros de partide, que levantam cartazes desaforados no meio do discurso dele, Lula tem uma reação que me intriga.

Ele sempre menciona que "em outros governos isso não seria possível". Fala como que ele é muito direito em deixar as pessoas fazerem isso, e em não mandar, por exemplo, o comando de caça aos celetistas ir lá e dar porrada em todo mundo.

Olha, eu até entenderia e respeitaria se ele falasse simplemente que ele respeita o direito das manifestações. Mas não é simplesmente isso, ele diz isso contrapondo-se à ditadura, ameaçando fazer uma ditadura. Ele diz isso como se houvesse a possibilidade dele mesmo cometer as atrocidades dum estado ditatorial, direitão.

Isso é absurdo. Minha teoria é que no fundo, ele SENTE, lá de dentro da alma dele, um impulso em FAZER isso. Sente, e de fato, controla, renega, após considerações racionais de seu super-ego. Até aí tudo bem. Ms acho absurdo ele externar esse conflito exterior dele.

Seria o signo de escorpião?


Quem conhece essa frase?

The eternal wonders of space and time, the far away dream and mysteries of other worlds, other life, the stars, the planets. Man has been face to face with them for centuries, yet is barely able to penetrate their unknown secrets. Some time, some day the barrier will be pierced. Why must we wait? Why not... now?

2007/06/25


Cafezinho iluminado


  1. A Itália invadiu a Eritréia em 1890, e só saiu de lá quando os Ingleses xutaram a bunda deles, no começo do fim da WWII.

  2. O movimento fascista de Mussolini teve suas bases numa evocação do império romano, e no sentimento futurista de Marinetti, associado ao desenvolvimento industrial, e à urgência de "melhorar" as coisas com o uso máquinas cromadas, inexoráveis, potentes e fumegantes.

  3. Café é notoriamente originário da Etiópia / Eritréia.


Só as pessoas que brilham, e que já assistiram O Iluminado (e que já entenderam), sabem o que se passa no coração de quem é fissurado por tomar café espresso. É na verdade uma grande metáfora o que rola ali!!!... Uma grande máquina italiana futurista que pega (grãos de café) etíopes negros torrados e moídos, e espreme em meio à fumaça, até sair suco.

* * *

Contei esta história a um professor de melancolia, que me retrucou: Não é suco, trata-se do sangue negro do colonialismo...


É ótimo quando peças se encaixam...

Tem umas coisas na minha vida que ficam me incomodando profundamente. Coisas ruins que acontecem comigo, ou mesmo "cisma" sobre alguma coisa que eu vi. Eu fico com aquilo fresco na cabeça. Quando me pego pensandonaquilo de novo, votla todo o sentimento, todo o desconsolo, com grande intensidade. Perco alguns minutos dum dia às vezes, pensando sobre essas coisas que me incomodam e não posso fazer nada.

Uma coisa que sempre me incomodou muito, é um filme escrito pelo Charlie Kauffman e dirigido pelo George Clooney chamado Confissões de uma Mente Perigosa. (que não pode ser confundido de forma alguma com o Memórias de uma Mente sem Lembrança, esterelado pelo Jim Carey.)

Eu adoro todos filmes do Charlie Kauffman. Gosto muito mesmo. E eu vi esse filme bem numa época em que eu tava indo muito no cinema, e escrevendo resenhas...

E eu sou um cara f´acil de agradar com relação a cinema. É praticamente impossível pra mim dizer que um filme é ruim ou que não deveria ter sido feito, saca... Mas esse filme... Não sei até hoje dizer direito porquê, eu não gostei muito não. E por ser um filme do Charlie Kauffmann, de quem eu costumo gostar MUITO< me deixou portanto MUITO decepcionado...

Eu escrevi uma resenha até na época. Possivelmente a única resenha negativa que já escrevi e vou escrever na vida. Engraçado até que outro dia veio um e-mail de uma menina, do nada, comentando comigo, agradecendo... Sei lá, ela leu e gostou muito, parece. Eu nem leio aquilo a tempos, nem lmebro direito o que diz nela. Eu nunca tinha recebido também comentários de outras pessoas sobre essas minhas resenhas!!..

Enfim, hoje o mistério foi solucionado. Eu não sou um cara "antenado" nessas coisas, natural que tenha demorado pra saber... A verdade é que O PRÓPRIO CHARLIE KAUFFMAN NÂO GOSTA DAQUELE FILME!!!

Recortado do Artigo na wikipedia:

# George Clooney changed the screenplay, which screenwriter Charlie Kaufman was unhappy about. In an interview for the May 2004 issue of Arena magazine Kaufman said: "I was upset by the fact that he took the movie from me and then cut me out after that. I’m unhappy with the end result. And I’m unhappy with George Clooney. I had a movie that I wrote and that isn’t it." Kaufman claimed he was not involved in the production of the film. "I've always been involved in the process with Spike and Michel. If there's any rewriting to do, I do it. But with Clooney it was different…even the end of the movie is different. I mean, Clooney went on forever about how my Confessions…screenplay was one of the greatest scripts he’d read. But if someone truthfully felt that way they’d want the person who wrote it to be onboard offering their thoughts and criticisms. But Clooney didn’t. And I think it’s a silly way to be a director."[3]. In a later interview for the BBC, Kaufman said about his experience with the film: "I've moved on and I don't have any animosity towards Clooney, but it's a movie I don't really relate to."[4]


Ceis não sabem o alívio que é pra mim saber disso!!!... Santa mãe... Sempre agora que eu ve ro cartaz desse filme de novo, sempre agora que ouvir falar, sempre, agora eu vou entender, agora vai fazer sentido!! Eu vou lemrbar que o George Clooney estragou mais um roteiro brilhante do CK, que nunca vai ser filmado!.....

E isso ainda é corroborado pelo fato de que eu nunca gosto totalmente das coisas em que o George Clooney põe a mão. Os dois dele com os Cohen, por exemlo, eu não gosto totalmente. Solaris, podia ser melhor. Os filmes não 'cabeça" então, nem entram em questão. Ainda não assisti aquele do pai dele ainda, tenho ver...

Enfim... Fez meu dia... 4:22 da manhã, e meu dia já está feito!! :)