2007/10/08


Testemunho de instalação do Debian num v6210br

Chegou pra mim meu novo notebook Compaq (HP) v6210br... Ela vem com Linux, o Mandriva, mas não curti muito. Só de ser com KDE já me deu um pouco de raiva. Quando tive dificuldade pra instalar o emacs, aí foi a gota d'água, resolvi arrancar tudo e tascar meu bom Debian.

Tentei primeiro o netinstall do Etch (4.0r1). Não deu, a máquina dava umas travadas meio aleatoriamente... Chegou a travar durante a instalação, até.

Resolvi passar pro Debian mais novo, o Lenny. Peguei a versão do dia 7-10-2007 do debian-installer, mas deu problema na instalação, ele reclamou que os módulos do kernel não tavam disponíveis... Um problema bizarro com aquela versão. Achei uma mensagem de alguém mandando testar a imagem netboot, e rolou.

Usei também a opção noapic. Ainda não sei ao certo se o sucesso foi devido ao kernel mais recente, ou a isso.

Mais 120MB de downloads depois, finalmente estava em pé a instalação novinha em folha.

Mas ainda não parou por aí. Foi um custo sacar como botar a placa de rede sem fio (wireless para os íntimos) pra funcionar. Acabei seguindo o que li em vários foruns: o tal ndiswrapper.

Só que que não entendi a princípio como conseguir o driver do windows. Fiz download de 3 versões od mesmo driver, e não funcionaram. Não entendi como eu conseguiria pegar os arquivos do driver do arquivo .exe que a HP distribui. Tentei unzip, e nada. Aí que eu li em algum lugar que esses arquivos da microsoft tem que abrir com o tal cabextract. Aí sim consegui os arquivos certos, e consegui ligar a rede sem fio com o ndiswrapper.

A seguir veio o X. Eu tentei instalar o driver da nvidia com o tal module-assistant, mas não deu. Parece que com o lenny ainda não tá rolando. Acabei usando o arquivo oficial distribuido pela nvidia, e funcionou tranquilo (só tive que lembrar de rodar usando CC=gcc-4.1 sh NVIDIA...)

Afinal ficaram duas pendências. Primeiro, pra diminuir o brilho da tela (que tava queimando meu olho já), precisa ligar o m[odulo "video" lá na pastinha cd acpi no modconf. E pra usar as teclinhas de multimídia (som, mute e a setinha redonda), parece que tem que usar os pacote hotkeys, tou mexendo nisso agora.

Não botei nem xdm, tá terminando o boot na linha de comando, pra aterrorizar as pessoas!!! :D

Instalei o texlive-full tb