2007/03/31


Poder da imprensa

Pode ter certeza que neste momento a primeira coisa na cabeça do Lula é: "Tomara que essa merda na aviação não tire muito espaço das notícias sobre minha reunião espetacular com o companheiro Bush lá em quemp dêive!!"

2007/03/30


síndrome do registro foto-cinematográfico

Impresisonante como que, desde a invenção das primeiras tecnologias de tirar foto, e das primeiras cÂmeras pessoais portáteis, as pessoas cada vez amis querem registrar suas vidas, acumular pilhas de fotos de tudo o que faz... (não vou comentar se isso já era a mesma coisa desde as pinturas das cavernas)

Bom, veio a televisão, e a síndorme criou o desejo de aparecer na TV... A síndrome tb faz as pessoas quererem tirar fotos de tudo "importante" que acontece com elas.

Aí veio o celular tb... Começaram a aparecer pessoas no fundo, na TV, falando no celular: "alô mamãe!"

Hoje pela primeira vez vi acontecer um negócio mais maluco ainda: Um menino no aeroporto de Brasília, em plena reportagem ao vivo, sobre o apagão aéreo (quando prenderam 18 controladores de vôo). Ele tava lá no fundo, mei ode lado, não dava pa entender o que ele queria.. aí apareceu o flash!! ELe tva tirando uma foto dele mesmo, mostrando ao fundo, na cena, a equipe de reportagem filmando ele na TV. Ele tirou uma foto dele mesmo pra registrar esse momento importante: Ele sendo registrado pela TV!!!

***

O mais interessante nisso tdo, é que cada vez mais a tendência é as pessoas registrarem mais e mais a vida delas, chegando a terem registros muito parecidos.. vamos chegar num ponto de podermos juntar os vários registros do smesmos eventos, e recriálos, com técnicas de recontrução 3D a partir de múltiplos pontos de vista.

O interessante é que do ponto de vista da teoria da infromação, a entropia do mundo "diminui", porque são cópias udma mesma coisa que aconteceu. O universo poderia ser "comprimido", cada vez mais. Mas do ponto de vista físico, é apenas mais um filme, qualquer que seja sua fonte. Ou seja, a entropia física só aumenta, não importa o conteúdo.


govoreetting horrorshow

Minha cartinha foi citada no programa Correio de Amizade da Voz da Rússia!!! =)


Analfabetismo

Se alguém fala uma língua A, mas é analfabeto, então se muda pra outro país, assim, pra ganhar mais dinheiro porezemplo, e nesse segundo país acaba aprendendo a língua B, de lá, e acaba aprendendo também a escrever nessa língua secundária, aí também podemos considerar que ela deixou de ser analfabeta? Ou escrever na língua materna é fundamental?

2007/03/28


Testemunho econômico

Eu confesso: tenho visto um forte crescimento econômico aqui em Campinas...

Lá no centro, rolou uma reforminha na rodoviária, e a Cinestec mudou pruma loja mais chique.

Aqui em barão, a fábrica de chopp reformou a fachada, e a minipizzaria que tinha aberto a poucos meses tb tá se expandindo pra frente. Abriu uma libraria nobel do lado, e o pão de açucar (depois da blockbuster) abriu um estacionamentinho do lado, criando uma entrada lateral (e o bobo aqui achando que ia expandir o café... coitado)

Já no Tilli center, fechou o quiosk que tinha aberto a poucos meses, mas agora no lugar abriu uma LALKA!!... E lá detro um dos restaurantes foi reformado, sem contar com as reformas no cardápio do meu cafezinho intelectual... Daí eu mudei pro café de cima agora, que recentemente "reformou" as persianas: trocaram aquelas porcarias de varetinha por persianas de plástico, "de verdade".

É isso, eu confesso, a economia está crescendo aqui em Campinas, e parece ser mutio mais rápido do que parece acontecer no Haiti e San Salvador.


Coisa de macho

Tou achando horrível essa mania dos telejornais de usar o termo "subir o tom" em substituição politicamente correta pra "falar grosso"... Isso sempre existiu, e eu que nunca tinha percebido???

2007/03/27


Cortiça é o bicho

Portugal produz metade da cortiça do mundo...

A gente sabe que usa isso em vinho né... E é engraçado porque historicamente uma das transações comerciais mais importantes na história é o vinho que Portugal exporta pra Inglaterra... E lá se vão rolhas de cortiça junto.

Mas tem mais cortiça na Inglaterra. Primeiro, que eu tou descorindo agora que uísque chique vem tampado com rolha também. Mas não para por aí... Qual é o item obrigatório em qualquer bom pub inglês?? Um alvo pra dardos!!.. Lá está ela. Eu eu bem que já vi algumas mesas de bar também cobertas com cortiça. No mínimo tem muitos isoladores e descansos de copo por aí feitos com o material em questão (utilizados principalmente com cerveja... Finalmente chegamos a ela!).

Mas agora foi o ápice. Vi aquele programa do natgeo outro dia, o tal "Você sabia?"... Aí o cara abriu uma bola de Criquete, e adivinha só o que tem dentrooo?? Cortiça!!!

Fala sério. Aí sacaneou. Você só falar assim "Portugal levava vinho pra Inglaterra, e ela trazia manufaturados industrializados modernos e úteis" dá sempre (pra mim ao menos) aquela impressão de que a Inglaterra fazia um trabalho digno, e Portugal fazia um trabalho de cigarra. Mas não é só o vinho, cara!... Se vc olhar pra cortiça, são por demais aspectos do lazer tradicional Inglês que dependem de Portugal.

Se vc pensar só em vinho, e perguntar: "o que seria da Inglaterra sem Portugal", não é difícil imaginar. A gente nem tem tanto na cabeça que eles bebam muito vinho, a gente pensa mais em uísque e cerveja. E nem valoria tanto o vinho portguês como devia, nos condicionaram a cultuar mais o francês e italiano.

Mas se vc pensar na cortiça, cara... Acho que ela anda meio subestimada. Imagina um pub lá, com alvos de dardos feitos de algum material pior, isoladores de mesa de algum materialzinho vagabundo, rolhas ruins, e ainda por cima vc vê na telly um jogo de críquete onde a bola é de um material também sub-óptimo... Isso deveria tirar pelo menos uns 0.3 pontos do IDH bretão. Fodam-se as camisetas industrializadas!...


Império do gelo

Vi o Marcha dos pengüins outro dia... Legal mesmo, não sabia nada daquelas paradas (na verdade eu aprendi boa parte pouco antes, vendo Happy Feet! :P )

Faz um tempo que volta e meia eu me pego pensando em problemas de modelagem de população... Eu até vi um livro bacana strudia no IMECC sobre esses assunto aí. Vou pegar logo depois do mestrado. :)

Mas então... O modelo mais básico pra essas coisas é o de Lotka-Volterra... Ele é "linearzinho": baseado em coisas do tipo: "todo ano as focas comem 10% dos pengüins", e "5% morrem comendo peixe envenenado"...

Eu queria estudar uma possibilidade de introdução duma não-linearidade: Como a dinâmica dos pengüins se protegendo do frio influencia na população?? =)

Existiria um raio ótimo pros penguins se agloemrarem ali durante o frio?... (eu imaginei que isso poderia a princípio limitar toda a população, mas eles podem facilmente se unir em mais de um gruopo, né!... dãã)


Haja saco

Está impondo-se nos aeroportos por aí a fora umas restriçõe agora para o tanto de "certain subtances that should be taken" immediately to the lab que vc pode legar num avião.

O que dizem que é tem que entrar tudo num saquinho de 20x20cm, e tem que caber no máximo um litro dentro... O que gera um problema interessantíssimo!!!

Quanto cabe num saquinho de 20x20cm? Não sei ao certo qual é o formato exacto que maximiza o voume dentro dum saquinho desses (já que ele não é flexível a ponto de virar uma esfera), mas podemos garantis que vai ser maior, senão pŕoximo de um cilindro ali com 20cm de perímetro de base, e 20cm de 2*h+2*d... (um chute assim, só pra ver o que dá...)

trabalhando em decímetros, a nossa base tem

4,0 = 2 * pi * R

R = 2/pi = 0.63662

e área A = pi*r**2=1.2732

a altura do cilidro fica

h = 2,0-2*R = 0.72676

Oooou seja, um volume total de... h*A = 0.92534!! SORTE!!!... Se desse mais, teríamos provado que as restrições seriam incoerentes...

Me pergunto se alguém já calculou o formato daquela "almofadinha" que o saquinho vira normalmente...


Don't Come Knocking

Vi outro dia pela terceia vez o filme lá do Wim Wenders e do Sam Shepa. Da segunda vez que eu tinha visto (vi assim, uns pedaços... A primeira vez eu vi no cinema) eu pensei assim "ah, o filme é legalzin, mas não sei se valeu a pena ver duas vezes"

Agora dessa terceia vez, eu vi um monte de coisas nele que não tinha percebido antes!... Um monte não, né, mas tem umas simbologias assim que valem a pena dar uma viajada em cima.

Tem um uso de coresque eu ainda não "decifrei" totalmente. Uma coisa de mães e azul claro... A mãe dele tá numa roupa azul claro que chama muito a atenção logo na hora que ela aprece (impossível não perceber). Ela passa o resto do filme usando roupas azuis, acho. O carro que ela dá pro filho tb é de um azul-claro irrefutável. Isso sem contar a urna lá com as cinzas da Sky (q eu nem vou comentar o nome), e a roupa da doreen.

Tem uns lances de vermelho, mas aí não acho que dê pra ligar com nada "fácil"... A namoradinha maluca lá do filho volta e meia tá vestida de vermelho e azul ao mesmo, tempo... Um lance meio louco. O herói da história tb se veste bastante de vermelho, mas nada óbvio assim... Um lugar onde o vermelho é inegável, é no encontro de manicures. Acho que o vermelho é pra meio que contrastar com o que quer q o azul signifique. (se não o "contrário" dicotômico, um "concorrente", né)

A Doreen tb usa um uniforme azul, listrado. Não me lembro exatamente ao longo do filme, mas ela aparece bastante de azul. E sempre com aquela florzinha amarela. Até que tem aquela hora de manhãzinha que o cara vai atrás dela. Bem nessa hora, eu já tava fragando esses lances, aí olhei pra ela andando, e ela tava de amarelo... Bastaaante amarelo, uma ropa bem grande e amarela. Aí eu já pensei "vixxx... qq será que é isso? será qu eesse tempo todo eu tava viajando?" Aí aconteceu aquele negócio qu e'eo mais legal de tudo quando vc começa a tentar ver essa mensagsn secretas nos filmes. Acontece uma coisinha que te confirma tudo!!!! O cara fala pra doreen: "puxa, como você está bonita de amarelo, voce devia usar mais amarelo!!"

Tipo, eu acho muito pouco crível que isso seja tudo mera coincidência, sabe! Na hora que um diretor coloca isso no filme, é porque ele quer chamar a atenção mesmo!... É pra te confirmar! "Olha pra roupa dela, seu idiota!"

Agora "o que que isso significa"??... Tipo, ouve-se muito "oooh!... Nos ilmes do Almodóvar vermelho significa paixão" Mas meu amigo, isso por si só não "significa" nada né! Grandes bostas descobrir uma coisa assim. O quente é o que começa a contecer depois disso. Depois de criada um conexão correlação metafórica alegórica, ou sei lá o que, é aí quo o bicho pega, porque aí você vai começar a ver cenas se desenrolando no "espaço da transofrmada", e vai viajar tentando entender isso no "domínio do tempo". Tipo, vá lá o "vermelho é a paixão". Aí vem um carro ermelho, derruba um carrinho de cachorro quente, cheio de salsichas vermelhas... E aí??... É nessas horas que o cinema, bem como outras artes, consegue "expressar o inexprimível", porque criam-se construções sintáticas láno espaço da transformada que não podem se submeter sem perdas ao espaço original. Não são transformações bi-unívocas, exitem subdomínios!!

E daí se um vermelho é uma paixão? A gente mal sabe o que é paixão, saca!

Então eu posso vir aqui e dizer "o azul clao é a maternidade", mas issonão "explica" nada, porque é justamente a maternidade que estamos tentando explicar. E eu não posso explicar agora, você que vai ver o filme pensando isso, e vai tentender umacoisa inxprimível pelas simples palavras que posso colcoar aqui.

Uma coisa lea pra reparar, por exemplo, é que a Doreen em mais de um momento parece querer falar alguma coisa, mas se cala. Ela tem uns papos com o Howard, e eventualmente ele fala uma bobagem para a qual ela poderia responder algo como "é, né!!!..." Mas não fala nada... O filho tb, fala um mnte de merda pra ela, e ela fica calada, chorando pra dentro. Aí na hora que ela se veste de amarelo, ela "solta a franga", joga na cara do cara que ele é um coward, e dá uns beijinhos nele.

***

Outra coisa muito evidente no filme é o lance com comida. Não posso deixar de lembrar outra frase feita do mundo da semiótica cinematográfica contemporânea que eu li outro dia, e é muito instrutiva: Nos filmes do David Lynch tem sempre um negócio com comida... Dizem que ele faz umas metáforas (ou dentro) entre comida e sexo. "Comida nos filmes do Lynch é sexo", que nem "nos filmes do Almodóvar, o vermelho é paixão".

É irrefutável que tem alguma coisa aí, porra. Tem aquela cena do café da manhã pronto em casa quando o cara chega. Essa aí os "céticos" podem ter alguma facilidade em dispensar como sendo "uma ceninha sem nada demais", apesar de eu achar muito chamativo a situação toda, em especial o fato de que ela fica chamando a atenção assim "posso comer seu omelete", "você não vai querer seu suco então"... Nenhum diretor colocaria isso se não fosse pra chamar a atenção. Não é simplesmente "pano de fundo".

Se essa cena não for o bastante pra mostrar alguam ligação da mãe com comida, não dá pra deixar de ver aquela cena dela oferecendo biscoitos pro metódico Tim Roth... Tipo, o diálogo (até hilário) dela com ele chma a MUUUITO a atenção!!!

Depois disso temos um diálogo similar dele com a Doreen no restaurante, perguntando sobre as batatas, uma situação também muio hilária. O cético que achar que é paranóia tentar enxergar algum "significado" nisso, não pode entretanto deixar de perceber que as duas cenas são de fato muito parecidas. Existe uma repetição de símbolos aí, por mais que não se queira atribuir significados a eles.

Por fim, tem a Sky trazendo os doughnuts pro pessoal lá de manhã, na rua... Por mais qu enão seja tão chamativo quando as coutras cenas, "conta"!...

***

Tem outros naces Lynchianos no filme... As estradas... E tem a cena dum passarinho voando! Aí já é sacanagem, né! Porque passarinho voando é uma símbolo aí velho pra caralho, que tem pra todo lado, mas é que aquela ceninha no final do veludo azul do passarinho vremeio lá é muito marcada na minha mente :) Enfim, não é pra sugerir também que haja alguma coisa inerentemente Lynch no filme. São só coisas recorrente lá também... Eu tb ando muito com ele na cabeça...

***

Agora outra coisa que chama atenção, inclusive a gente que tava vendo o filme comentou sobre isso em voz alta, antes deu conseguir montar alguma interpretação pra isso, é que ele aluga um quarto ed hotel, um hotel bonitão, grande, com portas enormes, masss dorme fora!!! PRimeiro ele dorme no carro, depois ele dorme no sofá! Dois dias pagando a porra do hotel, pra dormir longe! E no otro dia ele ainda largou o carro prum lado!

Quer dizer, é o hotel do lado, o carro tá do outro lado, e ele ainda tá dormindo num outro lugar, tá cada coisa prum lado!...


Será um pulo muito distante sugerir que isso possa ser lido como um ímbolo pra própria vida dele? Ele deixou a mãe num lugar, uma mulher com um filho noutro lugar, e e mais outro, depois fou fazer um filme em mais um e depois foi ser preso noutro... depois largou lá o filme do meio pra ir ver a máe, depois foi pra Butte... Esse lance errático dele, em "larga escala", fica exemplificado durante o filme.




Por enquanto, é isso ;)

2007/03/26


Ser micreiro é...



O problema da minha vida e que eu fui criado pra ser um micreiro. Quando cheguei lá, acabou "ser micreiro." Escovar bits virou coisa de "infossauro." Ninguém mais sabe que já existiu algo como um "mini-computador" antes do micro. (Os neófitos hão até de perguntar "hein? Qq é 'micro'?" :) )

Era talvez o que existia no Brasil como correlato da cultura "hacker" ianque... Nós, como "hackers" tupiniquins, temos que resgatar um pouco da nossa própria hackice criada em nossa casa!...

Agora, eu digo pra vocês quando deixou de existir (assim, no mainstream) "micreiro." Eu estava lá. Foi no último (acho) encontro na Sucesu antes do EMUB, lá em BH. Rolava sempre uma palestra de assuntos micreiros, e depois a gente descia pro finado Pizzaiolo Savassi, local do evento propriamente dito. O tema da palestra foi o novíssimo Windows 95, que não lembro quem tinha acabado de ver lá nos estazunis, e trouxe pra cá, e veio contar pra gente as novidades dessa impressionante revolução que a Microsoft Corporation tinha preparado pra nós.

"Ser micreiro" nessa época talvez pudesse ser definido pela curiosidade em descobrir pra que diabos o programa "trumpet winsock" servia afinal de contas!... Não-micreiros só queriam saber que ele os permitia usar o Netscape (ou o Mosaic, se vc fosse metido), e entrar no site da NASA, Louvre e da Playboy (que na época não tinham conteúdo algum...)