2008/08/02


Se era importante, tá na Internet

Muita coisa pra escrever, mas tá difícil esses dias. Entr eoutras coisas, tou participando do google code jam, estou devendo um artigo explicando como resolvi o problema C da etapa de qualificação.

Queria só escrever um testemunho a respeito de algo que já vinha querendo escrever. É sobre como é bacana usar console e ter arquivinhos de configuração fáceis de editar, em arquivos texto...

Primeiro que com interfaces modo-texto, via "console", ou seja lá o melhor nome pra isso, é tudo mais fácil de explicar, é sempre mais fácil ajudar as pessoas, sempre mais garantido. Manual ensinando a resolver problemas do sistema em interfaces gráficas é uma piada, os caras se matando pra tentar explicar como abrir sei lá qual janela, e em qual widget cabuloso precisa apertar com sei lá qual botão. Em terminal é só mandar um "escreva o comando apt-get moo", e pronto, o cara vai rodar o comando, vai funcionar, vai fazer o serviço, e ele nem tem q entender nada do que fez.

Imagine só se fosse possível fazer uma "macro" de movimentos de mouse, q ao invés de vocë explicar cmo pilotar o mouse pra cehar no lugarzinho certo, o cara simplesmente cliclicasse, ou arrastasse o ícone mágico da tal macro, aí o mouse dele simplesmente iria lá nas tais janelas certas do sistema e fizesse o tal procedimento... náo ia ser mágico, uma máo na roda? Poisé, em terminal isso já existe, já é assim, é só copiar o tal do texto que mandarem no manual, e pronto.

Melhor ainda, utilizando terminal eu posso ajduar amigos meus pedindo pra eles executarem comandos via e-mail, ou via mensagem eletrönica instantânea. É tudo mais fácil, eu falo "roda xxxyyyzzz e me fala o que aparece escrito" A pessoa pode executar e me mandar a saída sem nem ler nem entender. Não que eu goste da alienação, mas não é justamente isso que usuários menos interessados costumam procurar? Puxa, eu podendo pedir pras pessoas executarem comando, e lendo as mensagens de erro, posso ajudar muito mais do que se toda hora tivesse que explicar onde clica ro que, e depois pedir pra pessoa me dizer se náo tem alguma luzinha suspteira piscando em se l[a qual cantinho da tela...

Poisé, agora quanto aos arquivos de configuração. Não sei se quem usa widnow stme costume de ir adequando a interface mais a seus gostos. Em gerenciadores de janelas mais sofisticados é costume ter uma porção de opções, quanto por exemplo a quais janelas podem ficar em cima, com ganharem foco automaticaemnte, ou quais ficam grudadas no monitor quando você mud apra outro desktop virtual... Ops, o windows nem mesmo tem desktop virtual, né??? Se tem não se usa, e justamente porque deve ser difícil configurar.

Então, eu uso o vtwm (tem gente que tira onda comigo de que é muito podrão e usa xfce... learn with the mastahr! ;) ) e tenho meu gerenciador todo configuradinho com todo tipo de mania minha, características que faço questão ter. A própria cor das janelinhas é algo que escolhi num longo e cuidadoso processo, e me incomoda qqr coisa diferente. (E quem usa windows até pode muda ra cor, mas quem muda??... No twm é a coisa mais natural do mundo.)

Masentão. Acontece que quando agente muda d euma máquina pr aoutra, pra configurar tuuudo de novo é chaot né. Então o que se faz é simplesmente ter uma cópia do seu arquivo de configuração usual, e utilizar em cada sistema em q vc tem conta. Então quando vc vai mandar sua máquina pra assistência técnica formatar e partir ao meio com um machado, e vai passar uns dias usando outro notebook emprestado, é importante vc fazer uma cópia da configuração.

Eu devia ter feito isso outro dia, que mandei meu compaq pra oficina, mas acabou que esqueci!... Já estava aqui sofrendo usando um vtwm cor-de-rosa, sem minhas teclas de atalho de todo dia...

Aí me lembrei. Eu mandei a pouco tempo minha configuração pro site oficial do vtwm!!... Estava lá
pra todo mundo da Internet pegar se quisesse. Fui lá eu, o criador original qu eperdeu sua cópia, e simplesmente recuperei, como se fosse um becape.

Poisé, dizem que tem coisas na vida que são assim, vc perde porqu enão tava bem guardado, e no fundo no fundo o que não tá bem guardado são as coisas que você nem se importava tanto, né... O que importa você guardou bem. Como esse arquivo. Como ele é bom, importanto pra mim e pra outros, acabou que ele ganhou uma página na Internet. Já o Linus Torvalds falou um dia, que esse negócio de backup em casa não tá ocm nada, o bom é fazer coisas que sáo super boas e legais, e deixar qu eela seja copiada livremente pela Internet.

**

E só aproveitando que estamos falando sobre diferentes arquiteturas plataformas et cetera, queri aregistrar uma coisa que é verdade a tempos, e continua sendo verdade, mas as pessoas inda não apredeneram a dar a devida importância. Instalei o skype aqui na minha máquina. Peguei o pacote oficial do site deles. Ele tem 30% a menos do tamanho do arquivo de instalação do windows. Porque isso gente? Porque que programas de windows tem que ser tão maiores? Não consigo pensar que seja apenas questão de haver ali progrmainhas extras que ajudam a instalr e configurar... Isso é um sistema admirável? Eu acho é um desrespeito com a humanidade, obrigar que arquivos muito maiores do que o necessário trafeguem pela rede, o que semrpe atrapalha todo mundo, pior do que tränsito de carro.