2007/07/21


briga de gato num balaio de foice

Acabei de me deparar com uma interessante rusga do meio acadêmico. É uma discussão epitomizada por este texto aqui, chamado "The Two Cultures"... Dum certo C P Snow que parece que era amigo do Hardy. Acho que ouvi o nome desse cara naquele livinho "por um matemático"... (O prefacião sobre o Hardy é dele?.....)

É sobre o problema da existência de uma cisão entre o mundo "das ciências", e "das humanas"... Mas parece que o tal texot não é muito bom, apesar de ter se tornando uma grande referência sobre o assunto.

Essa crítica aqui, citada na kikipédia, é mesmo interessante. E menciona a ironia de muito anos antes ter havido uma outra "Reed Lecture" falando sobre o tema. É de um certo poeta inglês lá, e parece ser interessante...

Agora, o mais interessante, é que essa palestra aí foi uma resposta a uma outra que o Thomas Huxley fez, e parece que a posição do velho TH não vai muito na minha linhã não, hein!... Se for o caso, vai ser a primeira bobagem que jamais ouvi algum Huxley dizer (se bem que já sou meio triste por ele ter fornecido o vocábulo "agnosticismo" a seus seguidores...)

2007/07/19


Top top top UH!

MAGinho fradinho!!!???


Eu já sabia!!

Sabia que tinha sido problema num reversor!!!...

È fato que isso não deveria impedir o vôo, mas minha teoria é:

1_ O piloto desceu muito rápido, na pista molhada
2_ O piloto achou que não ia dar pra pousar, nem pa arremeter, e resolveu ligar o reversor...
3_ Mas ligou só o reversor da esquerda!

Aí o avião fez uma curva pra direita.

Que é uma boa teroia, é... Pelo menos ela não depende da pista ao mesmo tempo ter pouco atrito, pra ela ficar "escorregadia", mas ter atrito o suficiente pra fazer uma curva tentando frear...

2007/07/18


Urgente!!

Olha só esse poster...


Propaganda nazista "anti-invasão-americana-da-europa-na-WWII". Interessantíssimo!!...

Tem outra versão na wikipédia


Lenha na fogueira

Algumas pessoas acham que foi ruim o avião ter quase se chocado num posto de gasolina. Dizem que poderia ter causado uma explosão ainda maior.

Mas por outro lado, um avião já é por si só um posto de gasolina ambulante. Não faz muita diferença se ele bater num posto ou não...

Mas as pesoas tem que ver que aqui em Sáo Paulo a gasolina é tão cheia de solventes podres, de tão má-qualidade, que jogar gasolina paulista num incêndio talvez ajude a apagar o fogo!...


Aguando a derrapagem.

Não faz sentido a hipótese de que o avião da TAM que se acidentou ontem tenha **derrapado** e feito uma **curva**.

Suponha que o avião estivesse em contato com o solo, e tentando frear. Isso significa que ele estava basicaemnte funcionando como um carro.

Então pense agora num carro andando lá a uns 100km/h. Pra esse carro fazer uma CURVA, ele precisa de atrito. O que empurra o carro é o atrito!...

Se não há atrito, e vc tenta fazer uma curva, vc derrapa. O carro gira em torno do eixo vertical, podendo eventualmente capotar, sei lá. Mas ele não faz a curva direito. Pode sair do caminho, rodopiando, por exemplo, mas não uma curva bonita.

Se o carro está ACELERANDO, e derrapa, pode acontecer dele mudar a rota, e se empurrar pra frente, fazeno uma curva... Isso é ainda mais fácil se a impulsão dele for via jato, e não via pneu.

Enfim, não combina a hipótese de que o avião estava pousado e tentando frear, com o fato de que ele fez uma belíssima curva, e chocou-se de frente com um prédio, a uma velocidade relativamente alta. Pra curvar é preciso que houvesse atrito, e se havia atrito, ele teria conseguido frear (nem que só um pouco).

Um acidente coerente com derrapagem seria a nave rodar, capotar, virar por cima da asa, e aí sim explodir, provavelmente na direção à frente da pista, para onde ela se deslocaria ao movimentar-se em MRU.


Minha teoria é que houve algo como uma tentativa abortada de arremetida. Ele podem ter tentado frear, não conseguiram, decidiram arremeter tarde demais, algo impediu que a nave alcançasse vôo direito.

Outra teoria é que poderia ter havido uma falha daquele reverso da turbina.. isso explicaria muito bem o acidente: ao tentar frear, uma das turbinas (a da direita), teria então IMPULSIONADO a nave pra frente e pra esquerda, fazendo uma curva, impedindo um bom contato com o solo... Faria muito sentido... Só que já ouvi dizer que os pilotos não estavam usando o reverso em pousos naquele aeroporto com aquela nave naquelas condições... Só há essa possibildiade se o piloto tiver tentado ligar o reverso...

Poderia ser que entrou um urubu na turbina da direita também!!!...

Se não foi urubu, foi urucubaca.

Ou então ocorreu algum fenômeno bizarro, mcguyveriano com o asfalto da pista nova. Algo como ela estar "suando" glicerina, ou alguma outra substância bizarra... Ou então algum processo ali está causando uma reação nas borrachas dos pneus, modificando suas características... Um fenômeno bem desafiador (obs: piada intencional com a "Challenger")...

2007/07/17


Estaremos no Iraque?

Volta e meia se ouve alguém comparar o Rio de Janeiro ao Iraque. Interessante que agora com essa força de segurança naciona lá, a coisa ficou ainda mais parecida. Bushinho mandou pra lá seus poderosos marines, fazendo valer a alcunha de "polícia do mundo", e agora se debate sobre se vale a pena financiar a operação ou não, e se já se pode remover o exército de lá ou não. O medo é ou de se criar uma dependência, ou haver uma cataśtrofe após a retirada.

O mesmo se aplica aí agora com a força de seurança nacional!... É a união desempenhando papel de "polícia do Brasil"!!... Dá pra debater se é financeiramente viável, e se não vai criar uma dependência, e quando devem ser retirada as tropas... Daqui a pouco eles vão começar a armar grupos paramilitares opositores aos traficantes... (?)

2007/07/15


AlternÂncia alternativa

Carinha auqi na TV falando que o PSDB e o PT "são os dois partidos que se alternaram no poder ultimamente"

Porque? Por acaso o Collor era do PT e o Sarney do PSDB?

Esses paulistas malucos enfiaram na cabeça essa idéia de separar o brasil todo em pt e psdb, e achar que vai colar um bipartidarismo escroto à americana nesse país...