2007/02/07


ÜBERDUSCHEN --- UM DITIRAMBO PARA BOMBEIROS E ELETRICISTAS

ÜBERDUSCHEN --- UM DITIRAMBO PARA BOMBEIROS E ELETRICISTAS

( ou: como trocar o chuveiro de sua casa :) )

Meu chuveiro aqui em casa era uma porcaria já a algum tempo. Não sei explicar direito o motivo...

Por uns tempos ele tinha um problema que eu abria a água, aí ele não ligava... aí levava um tempo e ele ligava!... Depois por um tempo ele até ligava, mas de repente, no meio do banho ele "decolava", e funcionava em toda a potência...

Enfim, sempre suspeitei que tinha alguma coisa velha/estragada / errada naquele troço. O modelo era um "maxi banho Lorenzetti" 220V, 5200W, 30A 4mm^2. De cara, portanto, digno de minha desconfiança, já que lá emcasa sempre rolou só duchas Fame...

Cheguei a pedir pro "seu" mário, o landlord aqui da moradia, pra trocar pra mim, ee mecheu, não sei bem se trouxe um outro chuveiro qu eele tinha (mesma marca)... O fato é que não ajudou nada.

Cheguei aqui de viagem, e descobri que como se não bastasse tudo, o bicho tava definitivamente entupido. Foi a gota d'água... (ha ha ha) Resolvi
definitivamente trocar de chuveiro.
A decisão final na verdade só ocorreu quando comparei o chuveiro velho com outras possibilidades. Os "maxi banho" da Lorentzetti custam lá uns 25 reais, enquanto que existe um tal "Maxi DUCHA" da Loretz tb, só que esse custa lá uns 35 reais pra cima.

De cara então já suspeitei: "quem não quer gastar dinheiro, vê os dois e fala \"deve ser amesma porcaria\", e compra logo o mais barato." Fiquei empolgao em comprar o tal maxi ducha então, pra saber se me satisfaz... Mas afinal, qual seria a diferença?

Potência, a mesma, 5400W. Área, a mesma (4mm^2). Tensão e corrente, claro, igual tb. Tive até um problema pq no pão de açúcar não tinha 220V, mas achei no BIG do shopping Dom Pedro depois.

Acho que nem o chuveirinho é diferente. O "raio de ação" dos dois tb não me pareceram muito diferentes não... (apesar de que no teste fiquei com a impressão do novo ser mais concentrado). Mas o VOLUME do über-ducha é visivelmente maior... Ela é bem mais alta, e um pouco mais gordinha antes do espahador.

Imagino que isso faça diferença na "dinâmica" ali da água batendo na resistência. Tem cara de que funciona melhor. Ao menos me disse minha intuição de engenheiro.

Tem cada chuveiro pequenininho, rapaz... O próprio ducha fame é bem esbelto. Tem uns até do mesmo preço que o überduschen que são beeeem estreitinhos, praticamente um regador de plantas elétrico.


Então fui lá trocar o chuveiro, e aproveitei pra fazer uma coisa bem de desocupado: fotografar o processo e colcoar na Internet! Fotos péssimas, visto que eu tinha que usar as mãos ao memso tempo.

Então vamos lá: como instalar um chuveiro!



A primeira coisa é desligar os disjuntores, claro. Se vc for hacker ainda pode pegar um multímetro, e testar lá nos fios se realmente tá desligado!... :)
(hehehe na verdade nessa foto eu tou religando os disjuntores)


Não deixe a tampa aberta, seu animal, algum vizinho pode trombar nela! (sim, aconteceu)


Depois desparafusa, e solta os fios do chuveiro, tira o chuveirinho e desenrosca o bicho... (não tive a brilhante idéia de tirar uma foto realmente desenroscando o bicho... A idéia desse documento todo era só tirar uma foto dessa pras pessoas verem, e terem coragem de fazer em casa, mas esqueci. Fracasso total. :( )


Ficam umas sujeirinha no cano, aproveia pra limpar. Tem que ser perfeito!


Meu chuveiro veio com um fio enorme. Só que o fio saindo da parede tb era enorme. Decidi cortar um pedaço, pra nao ficar aquela conexão perto da água... Coisa feia. Foi seguindo o meu lema "tem que ser perfeito" que decidi cortar.


Comprei inclusive esse alicate aqui só pra isso. Quase comprei um tramontina, pra valorizar a indústria nacional, mas era o dobro do preço, não tinha esse cabo violento escrito a tensão máxima de isolamento, e quando eu mexi com os dois, achei esse melhor tb. Não teve eito de ser patriota.


O "seu" Mário mexeu da outra vez, mas não cortou os fio. Eu acho que foi preguiça, mas não a do Santo Agostinho. É aquela preguiça válida, chamada "tenho mais o que fazer." Perguntei pro meu pai o que ele faria, e ele só se lembrou do trauma que ele tem porque uma vez um cara botou uma ducha pra gente fazer um test-shower lá em casa, e deixou os fios cortados bem curtinhos. Nessas horas que o DIY mostra sua força. Nessas horas que só VOCÊ é quem vai resolver o seu problema direito!

Essa é uma daquela pequenas coisas banais do dia-a-dia que na verdade são tudo o que importa, que no fundo no fundo são o que realmente fazem a diferença na sua vida e no mundo. É o zen e a arte de trocar chuveiros elétricos. "Experience is not what happens to a man; it is what a man does with what happens to him." -- Aldous Huxley, "The great end of life is not knowledge but action." -- Thomas Huxley, "I wanted to change the world. But I have found that the only thing one can be sure of changing is oneself." -- Aldous Huxley.


007.jpg
Ainda por cima resolvi comprar uma paradinha nova pra fazer as conexões... Eu acho MUITO mais chics esse schlembs de pedrinha aí do que aquele conector de plástico horroroso. E ainda tem a qualidaaaade Lorenzetti, como vcs podem ver.


Aí desencapa os fio.


Encaixa...


Parafusa...


Tira essa placa...


Agora a gente chucha o chuveiro novo (que custa mais caro, e deve ser MUUUITO melhor)... Escolhi a cor branca, pra combinar com minhas tatuagens! Ao fundo, o jogo Brasil e Portugal, ainda 0x0. Na mesa, o "dispositivo economizador de água", que na verdade axq serve é pra segurar trancos fortes demais, se vc tiver um encanamento com mais de uns 8 mca. O adesivinho vem falando "Mantenha a chave na posição desliga até passar água pelo produto." Claro que agora esse adesivo está do lado do interruptor do meu computador.


Tem que enrolar uma fitinha de vedação na rosca do bicho. Comprei essa aí na mesma loja. É um material muito interessante, gostoso de se trabalhar... Tem gente que usa tirinha recortada de saco de sueprmercado, mas duvido que seja a mesma coisa. É difícil de enrolar porque os fio do chuveiro ficam no meio do caminho :( Mas rolou. Deixei uma camada de umas 3 ou 4 voltas na roca, e foi OK.


Nunca consigo esse tipo de iluminação sexy quando eu quero... Aqui que eu queria uma científica, rola. :P


Aí enrosca o bicho. (Sim, esqueci de novo, e inverti a imagem só de raiva.) Não ligue os fios ainda... (Eles falam pra nem conectar, mas na verdade o certo é fazer duma vez, porque depois que vc testar o chuveiro, vai ficar tudo molhado no chão, pior pra trabalhar.)


Aí o pateta aqui abriu a torneira sem colocar a mangueirinha, e o chuveiro mijou na minha mão, que por acaso se localizava bem na linha de tiro!!! É uma daquelas coisas do dia-a-dia que a gente nem suspeita, até acontecer, né??... O tipo de coisa a que a CIPA precisa estar atenta! (na vedarde eu abri devagarinho, com o tipo de cautela que só quem fez aulas e aulas de laboratório na universidade tem, e não chegou a me molhar :PP )


Difícil enfiar esse trem!! Ainda mais segurando com o cotovelo! :D


Esse aqui nem comento!! Tem um dentinho na ponta do cano...


Tchãnããã!!... Perfeito!


Desencapa os fio do chuveiro agora (já veio cortadinho as duas fase... O terra não :( )


Tava sobrando metal pra fora, então dobrei as ponas o invés de cortar, o que deve ajudar a fazer o contato no conector. O fio terra é um fio memso, e não um cabo, e dá um trabaaaalho!... :Q Aliás, as fases vindo da parede tb eram fios... Ô trem dicícil de mexer, sô! Se você não tem experiência em desencapar e dobrar pontinha de fio, não faça isso em pé, faca antes sentado na cadeira, numa mesa, com luz... Cuidado pra não dobrar pra tr do que voce está planejando!... Dobrou erado, se fudeu, desdobrar é uma merda. Tanto fio quanto cabo.



Olha que beleza. Não quis cortar meu precioso chuveiriho, então ficou esse loop aí, estilo stunts, ou Hot Wheels. Fica como exercício calcular a impedância do loop, com e sem água fluindo pelo cano.


Aí religa os disjuntores, e tira uma foto pelado pra colocar na Internet!...


Nicolau, o Tesla dos circuito puramente resistivos!... (Com cabelo de Landau e barriga de Buda!)