2008/08/29


Morte Magnética

Todo mundo se ligando aí no disco novo do Metallica hein!...

Eu te digo porque vai ser legal. Porque é o primeiro desde a "saída" do Cliff a ter um baixista que presta. Nada muito contra o Justice Forró não, e talvez o black album, mas convenhamos que nenhum dos dois é "aqueeeela coisa". O Master é aquela-coisa.

Vamos ver.

EDIT: Copiando umas informações muito boas tiradas do comentário ali:

O St. Anger foi feito bem durante as briguinhas com o Newsted, e eles começaram a procurar um novo baixista imediatamente depois.

http://en.wikipedia.org/wiki/Saint_Anger
"""
Uncomfortable with the idea of bringing in an immediate replacement for Newsted, the band opted to have producer Bob Rock play bass guitar for the recording of the album, with plans to find a fulltime bass player upon the record's completion.
"""

Bob Rock, aliás, que vem produzindo o Metallica desde o Black Album, e foi substituído agora pelo Rick Rubin
http://en.wikipedia.org/wiki/Rick_Rubin
que produziu (além das Dixie Chicks ( :D ), SoaD e Slayer) o Unchained do Johnny Cash (1997), e foi quem sugeriu a ele gravar o Hurt do NIN (2002)!!!... :o Taí mais um excelente motivo pra ter grandes expectativas!


Círculo virtuoso

http://oglobo.globo.com/sp/mat/2008/08/29/temperatura_despenca_13_graus_na_capital_em_duas_horas-548004899.asp

A chegada da frente fria fez muita gente parar no centro de São Paulo para olhar para o céu. Por volta das 12h, um círculo colorido, chamado de halo solar, pôde ser visto ao redor do sol. A meteorologista Fabiana Weykamp, da Climatempo, explica que o fenômeno não é raro, mas precisa de condições bastante específicas para ocorrer.

(...)

Fabiana conta ainda que diversas pessoas ligaram ou mandaram e-mails para a Climatempo, buscando explicações para o fenômeno.

- Tinha muita gente com medo, querendo saber se era algum tipo de presságio de algo ruim. Mas não é nada disso. O halo solar é apenas um fenômeno óptico, como o arco-íris - afirma a meteorologista(...).


"Alô? É da Climatempo? Oi, é que pousou uma coruja preta na minha cabeça, segurando uma lagartixa morta na pata esquerda. Isso por acaso não é algum presságio? É mau-agouro?"

"Ah, não se preocupe, senhor. Estas são todas atitudes cientificamente explicáveis dos bichos da natureza. Este fenômeno não é raro, mas precisa de condições muito específicas para ocorrer."

"Ufa, que alívio! Tinha a nítida impressão de ser algo raro já que nunca havia visto ou ouvido falar de algo assim na minha vida. Agora estou bem mais tranqüilo, sabendo também que trata-se de um fenômeno mundano da natureza, que não desafia as mais fundamentais caracterśticas constitutivas do universo, e ainda é desprovido de significado e de possibilidade de interpretação. Vou seguir agora com minha vida usual, a mesmice maçante de sempre, da qual me retirei por um equívoco indesculpável, um lapso em que cri momentaneamente que neste mundo algo poderia ser digno de nota. Obrigado, tchau!"

"Eu compreendo. Certo. Você tomou suas pílulas hoje, 1138?"

***
ADENDUM:

Minha raiva ao ler essa reportagem vem de uma porção de motivozinhos. enumero a seguir alguns deles:

1_ O principal é o seguinte. Eles realmente querem que eu acredite que uma pessoa que tenha acreditado que o fenômeno pudesse ser alguma forma de "presságio", "mau-agouro" ou outras coisas supersticiosas teria o discernimento e sangue frio pra ligar pra CLIMATEMPO pra pedir esclarecimento?

Se uma pessoa ligou pra CLIMATEMPO pra perguntar alguma coisa, é porque ela definitivamente tem uma boa idéia de que a pergunta dela se relaciona a fenômenos meteorológicos. Que pessoa é essa que viu aquela coisa no céu, imaginou "ah, deve ser um fenômeno meteorológico", e aí ligou pra climatempo não perguntando que fenômeno seria, mas sim perguntando "ô moço, isso será que é boi-tatá???"

Quem acha que é "presságio" vai procurar ou um centro de macumba, ou alguma fonte de informação mais geral (tipo a própria redação de um jornal), não especificamente o Climatempo, né?!?!?! Sinto muito, não. Não houveram vários telefonemas para a Climatempo perguntando se aquilo era o primeiro selo do apocalipse.

2_ Que absurdo é esse de falar que "não é raro" e que "depende de condições específicas"?... Primeiro que é óbvio que é raro, se não fosse raro não seria notícia. É raro sim. ao menos em São Paulo.

Quanto às "condições específicas" bom, e de que forma algum fenômeno tipo esse poderia depender de "condições gerais"?... Se dependesse só do Sol tar no céu a gente via todo dia, né? Que palavreado mais pomposo e desnecessário.

O que a moça quis dizer é que observar esse fenômeno é como ter um filho com olho azul. Isso depende de um certo gene específico, ou seja, não é muito algo que pode ocorrer "ao acaso". Mas não é raro porque, uma vez que a tal "condição específica" seja atendida, ele ocorre, de maneira determinista. Vide população nórdica onde olho azul não é nada raro.

Existe nisso tudo uma grande confusão entre física e probabilidade, entre a "teoria" e a "prática". Esse tipo de confusão epistemológica me fascina, porque revela verdades sobre nossos sistemas cognitivos.

Resumindo: "específico" não é sinônimo de "raro"... De jeito nenhum. Pense nisso, pq tou cansado pra escrever mais. :P

3_ Me dá raiva essa idéia da ciência combatendo a superstição. As pessoas gostam de tratar a ciência como "o oposto da crendice popular e das religiões incivilizadas". O dever do cientista não é (e.g.) privar americanos nativos de sua cultura não, gente.

As pessoas tem a vida delas, elas vêem coisas, elas criam idéias, criam teorias da conspiração, criam interpretações... Isso é assim mesmo. Tem que ser assim. Assim que é viver.

Eu admiro muito mais um caipirão no meio do mato que olha prum halo solar e se caga de medo, e supõe ser alguma forma de bruxaria daquela velha suspeita que mora no alto do morro, do que um citadino janota que vê com dificuldade o mesmo fenômeno através do céu esfumaçado da metrópole, e não tem nenhuma reação. Pisca o olho e diz "isto é apenas um fenômeno da natureza."

Saber que algo que você está vendo "é um fenômeno da natureza" não diz absolutamente nada. Tudo são fenômenos da natureza, oras. Porque é que essas pessoas encontram conforto nesse tipo de afirmação??? A pergunta é meramente retórica, pois respondo: é porque elas simplesmente trocaram a velha religião pela ciência. A postura imatura, passiva e alienada permanece.

2008/08/26


Blues Chic Blues Genre

A cidade de Chicago, Illinois, onde foram filmados The Break-Up, o Homem-Aranho 2 (fingindo ser NYC), e os excelentes filmes Batman Begins e TDK (fingindo ser Gotham City), deve mesmo ser uma cidade de caráter. Não bastasse um estilo próprio de Jazz, descendente do som original de New Orleans (cruzando os States, lá pro sul), há ainda o blues chicagüense, e até mesmo um famoso guia de estilo editorial!... Parece que tudo o que se pode produzir nesse mundo, pode ser feito em "Chicago style". (Ou será que o ponto deveria vir antes das aspas? Hummm...)

Meu repentino interesse nisso tudo vem da minha descoberta do admirável Paul Butterfield, em minha insaciável procura por tudo o que é mais legal neste mundo, e mais especificamente por tudo que se pareça com Canned Heat (a banda, não o produto). Me liguei no Paul por causa desse vídeo maravilhoso no utube, em que ele divide o palco com Stevie Ray Vaughan, B.B. King e Albert King. Notem a infeliz vestimenta do nosso estimado SRV... Loucos tempos aqueles.

__
E já que ninguém nunca entende minhas fraquíssimas piadas que tento perpetrar nos títulos de meus textos, aqui vai uma diquinha.

2008/08/25


Liberdade pela obscuridade?

ATUALIZAÇÃO 2:

Faz algum tempo que uns desenvolvedores do Debian têm se debruçado sobre um projeto "debian-live", criando um conjunto de ferramentas pra que as pessoas façam live-cds do jeito que elas quiserem. Você pode pegar paradas e ver as últimas notícias do projeto aqui.

E não é que hoje lançaram finalmente uma versão beta 1?

2008-08-27: Debian Live Lenny Beta1

The Debian Live team is pleased to announce the first beta of Debian Lenny's Live images.


Parece até uma resposta ao gNewSense, na minha mente paranóica.

Tá aí agora. Você pode usar essa ferramenta (que suponho se livre), pra selecionar só os pacotes que você realmente considerar livre, você pessoalmente, e criar o seu live CD.

Eu mesmo vou montar um sem Gnome, nem KDE nem xfce, vou fazer um livecd com vtwm!!!

E com IceWeasel, já que a logomarca do Firefox infelizmente não é livre, né... Me pergunto, por acaso o gNewSense não vem com o Firefox, ou eles não consideraram isto uma nuisance?

Este é o Debian way. Não é fazer uma distro livre, é fazer um pacote que você instala com apt, e te ajuda a fazer Live-CDs do jeito que você quiser. Pode até fazer um Live CD com os tais pacotes do Debian-Live dentro, pra gerar novos Live-CDs sob demanda, ao vivo. Isso não é simplesmente DOIDO DEMAIS?

Quem sabe faz ao vivo, e tudo com apt.

ATUALIZAÇÃO:

Na verdade a notícia do Slashdot foi absurdamente exagerada. O nível das notícias de lá está lentamente se tornando tão ruim quanto o dos comentários.

A distro nada mais é do que um Live-CD organizado pelo princípio de possuir apenas software estritamente free. A necessidade de derivar a partir do Ubuntu é antes de mais nada porque desejava-se um Live-CD, e isso o Debian (a fonte do próprio Ubuntu) não é. Só isso.

Aí misture-se a isso afirmações exageradas sobre Ubuntu ser muuuito mais bem-apessoado q qualquer outra distro, e sobre ser fundamentaaaal pro futuro da humanidade que todos possuam computadores com apeeeenas coisas absolutaemnte liiivres instaladas. Aí você tem uma receita pra uma notícia bombástica pra irritar o Nicolau.

No final das contas vc pode perfeitamente pegar esse negócio aí e instalar uns skype e varicad da vida com o bom e velho dpkg, e possivelmente colocar as fontes de pacotes contrib e non-free à disposição, inclusive os pacotes do Marillat... Nada diferente de usar Debian, exceto que deve possuir o "emerge" que é muuuuito mais fácil de usar do que apt, e vem num Live-CD que faz a instalação mais prazerosa pra usuários new-school.

i.e. nothing to see, move on...



ORIGINAL:
____
Fiquei meio encafifado com essa tal distro "patrocinada" pela FSF. Aqui vai um "reprint" do meu "comment"que eu "postei" no slashdot.

A NOTÍCIA

To me this feels just lame. It's a bit like the dream of the programming language that will forbid programmers to create bad code. "Oh, Debian is baaad, dude, it ALLOWS people to install proprietary filthy bits if that even crosses their minds. Let's do this new distro that kinda certifies every little file in the HD and if it meets something different from fully 100% GPL compatible, it just goes BOOM, explodes the box!!"

People must CHOOSE to have free software all the time, they must do so KNOWINGLY. They must be FACED with the alternative all the time, must be tempted by the devil all the time. That is how we go on with our lives. Yes, it is difficult.

The idea that we need a new "pure" distro instead of Debian (or many others) is ludicrous to me. People should just LEARN about how to use APT, and understand how that affect their lives, instead of look for a distro that "handle all that" for you, and send you to user heaven when you die without hassles.

This is a proposal to create alienated users, just like the dark side already does. It's playing by their rules. I've seen a lot of this in other contexts, it happens sooner or later.

Programming languages, like distros, are TOOLS. When we put limits to them, you are making a sin. That is the sin the proprietary world do all the time... Tools are extensions to our bodies and souls, and by limiting them, thei are crippling us. This distro is a limited distro. It was born from an idea of limiting what can (or should) be done. This PRINCIPLE is wrong, and should not be followed.

How much time before people get this and subvert it, find ways to install this or that proprietary thing? It will be sort of a "pirated" gNewSense, with probably an even worse name. So there will be them, the great "freedom fighters" who will "liberate" gNewSense for the people to use and finally do what they will, instead of strictly what the creators of the distro had in mind... A "people's" version of a "GPL" version of a "people's" version of Debian...

Can't you SERIOUSLY not install Debian and NOT include the contrib and non-free sources (which are not default BTW) and then NOT install skype, or pirated windows binaries or pirated Mathematica or SNES ROMs or Leisure Suit Larry or whatever? Just do that, do NOT use proprietary, instead of asking for your big brother to watch over you.

Perhaps they like the spirit of this in Venezuela, or other countries where Stallman has been going to a lot lately. I sure don't like it here in Brazil. But what do I know? I haven't tried many distros in my life. I only switched from FreeBSD to Debian after I asked RMS himself for suggestions, and I liked it ever since. He did look a bit uncomphortable at the time by suggesting it, I believe he still didn't find it the perfect distro. I honestly hope he doesn't find THIS the perfect one,and feels at least a bit uncomphortable by suggestig it too...