2007/03/27


Don't Come Knocking

Vi outro dia pela terceia vez o filme lá do Wim Wenders e do Sam Shepa. Da segunda vez que eu tinha visto (vi assim, uns pedaços... A primeira vez eu vi no cinema) eu pensei assim "ah, o filme é legalzin, mas não sei se valeu a pena ver duas vezes"

Agora dessa terceia vez, eu vi um monte de coisas nele que não tinha percebido antes!... Um monte não, né, mas tem umas simbologias assim que valem a pena dar uma viajada em cima.

Tem um uso de coresque eu ainda não "decifrei" totalmente. Uma coisa de mães e azul claro... A mãe dele tá numa roupa azul claro que chama muito a atenção logo na hora que ela aprece (impossível não perceber). Ela passa o resto do filme usando roupas azuis, acho. O carro que ela dá pro filho tb é de um azul-claro irrefutável. Isso sem contar a urna lá com as cinzas da Sky (q eu nem vou comentar o nome), e a roupa da doreen.

Tem uns lances de vermelho, mas aí não acho que dê pra ligar com nada "fácil"... A namoradinha maluca lá do filho volta e meia tá vestida de vermelho e azul ao mesmo, tempo... Um lance meio louco. O herói da história tb se veste bastante de vermelho, mas nada óbvio assim... Um lugar onde o vermelho é inegável, é no encontro de manicures. Acho que o vermelho é pra meio que contrastar com o que quer q o azul signifique. (se não o "contrário" dicotômico, um "concorrente", né)

A Doreen tb usa um uniforme azul, listrado. Não me lembro exatamente ao longo do filme, mas ela aparece bastante de azul. E sempre com aquela florzinha amarela. Até que tem aquela hora de manhãzinha que o cara vai atrás dela. Bem nessa hora, eu já tava fragando esses lances, aí olhei pra ela andando, e ela tava de amarelo... Bastaaante amarelo, uma ropa bem grande e amarela. Aí eu já pensei "vixxx... qq será que é isso? será qu eesse tempo todo eu tava viajando?" Aí aconteceu aquele negócio qu e'eo mais legal de tudo quando vc começa a tentar ver essa mensagsn secretas nos filmes. Acontece uma coisinha que te confirma tudo!!!! O cara fala pra doreen: "puxa, como você está bonita de amarelo, voce devia usar mais amarelo!!"

Tipo, eu acho muito pouco crível que isso seja tudo mera coincidência, sabe! Na hora que um diretor coloca isso no filme, é porque ele quer chamar a atenção mesmo!... É pra te confirmar! "Olha pra roupa dela, seu idiota!"

Agora "o que que isso significa"??... Tipo, ouve-se muito "oooh!... Nos ilmes do Almodóvar vermelho significa paixão" Mas meu amigo, isso por si só não "significa" nada né! Grandes bostas descobrir uma coisa assim. O quente é o que começa a contecer depois disso. Depois de criada um conexão correlação metafórica alegórica, ou sei lá o que, é aí quo o bicho pega, porque aí você vai começar a ver cenas se desenrolando no "espaço da transofrmada", e vai viajar tentando entender isso no "domínio do tempo". Tipo, vá lá o "vermelho é a paixão". Aí vem um carro ermelho, derruba um carrinho de cachorro quente, cheio de salsichas vermelhas... E aí??... É nessas horas que o cinema, bem como outras artes, consegue "expressar o inexprimível", porque criam-se construções sintáticas láno espaço da transformada que não podem se submeter sem perdas ao espaço original. Não são transformações bi-unívocas, exitem subdomínios!!

E daí se um vermelho é uma paixão? A gente mal sabe o que é paixão, saca!

Então eu posso vir aqui e dizer "o azul clao é a maternidade", mas issonão "explica" nada, porque é justamente a maternidade que estamos tentando explicar. E eu não posso explicar agora, você que vai ver o filme pensando isso, e vai tentender umacoisa inxprimível pelas simples palavras que posso colcoar aqui.

Uma coisa lea pra reparar, por exemplo, é que a Doreen em mais de um momento parece querer falar alguma coisa, mas se cala. Ela tem uns papos com o Howard, e eventualmente ele fala uma bobagem para a qual ela poderia responder algo como "é, né!!!..." Mas não fala nada... O filho tb, fala um mnte de merda pra ela, e ela fica calada, chorando pra dentro. Aí na hora que ela se veste de amarelo, ela "solta a franga", joga na cara do cara que ele é um coward, e dá uns beijinhos nele.

***

Outra coisa muito evidente no filme é o lance com comida. Não posso deixar de lembrar outra frase feita do mundo da semiótica cinematográfica contemporânea que eu li outro dia, e é muito instrutiva: Nos filmes do David Lynch tem sempre um negócio com comida... Dizem que ele faz umas metáforas (ou dentro) entre comida e sexo. "Comida nos filmes do Lynch é sexo", que nem "nos filmes do Almodóvar, o vermelho é paixão".

É irrefutável que tem alguma coisa aí, porra. Tem aquela cena do café da manhã pronto em casa quando o cara chega. Essa aí os "céticos" podem ter alguma facilidade em dispensar como sendo "uma ceninha sem nada demais", apesar de eu achar muito chamativo a situação toda, em especial o fato de que ela fica chamando a atenção assim "posso comer seu omelete", "você não vai querer seu suco então"... Nenhum diretor colocaria isso se não fosse pra chamar a atenção. Não é simplesmente "pano de fundo".

Se essa cena não for o bastante pra mostrar alguam ligação da mãe com comida, não dá pra deixar de ver aquela cena dela oferecendo biscoitos pro metódico Tim Roth... Tipo, o diálogo (até hilário) dela com ele chma a MUUUITO a atenção!!!

Depois disso temos um diálogo similar dele com a Doreen no restaurante, perguntando sobre as batatas, uma situação também muio hilária. O cético que achar que é paranóia tentar enxergar algum "significado" nisso, não pode entretanto deixar de perceber que as duas cenas são de fato muito parecidas. Existe uma repetição de símbolos aí, por mais que não se queira atribuir significados a eles.

Por fim, tem a Sky trazendo os doughnuts pro pessoal lá de manhã, na rua... Por mais qu enão seja tão chamativo quando as coutras cenas, "conta"!...

***

Tem outros naces Lynchianos no filme... As estradas... E tem a cena dum passarinho voando! Aí já é sacanagem, né! Porque passarinho voando é uma símbolo aí velho pra caralho, que tem pra todo lado, mas é que aquela ceninha no final do veludo azul do passarinho vremeio lá é muito marcada na minha mente :) Enfim, não é pra sugerir também que haja alguma coisa inerentemente Lynch no filme. São só coisas recorrente lá também... Eu tb ando muito com ele na cabeça...

***

Agora outra coisa que chama atenção, inclusive a gente que tava vendo o filme comentou sobre isso em voz alta, antes deu conseguir montar alguma interpretação pra isso, é que ele aluga um quarto ed hotel, um hotel bonitão, grande, com portas enormes, masss dorme fora!!! PRimeiro ele dorme no carro, depois ele dorme no sofá! Dois dias pagando a porra do hotel, pra dormir longe! E no otro dia ele ainda largou o carro prum lado!

Quer dizer, é o hotel do lado, o carro tá do outro lado, e ele ainda tá dormindo num outro lugar, tá cada coisa prum lado!...


Será um pulo muito distante sugerir que isso possa ser lido como um ímbolo pra própria vida dele? Ele deixou a mãe num lugar, uma mulher com um filho noutro lugar, e e mais outro, depois fou fazer um filme em mais um e depois foi ser preso noutro... depois largou lá o filme do meio pra ir ver a máe, depois foi pra Butte... Esse lance errático dele, em "larga escala", fica exemplificado durante o filme.




Por enquanto, é isso ;)

No comments: