2009/01/29


Minha aura reparadora

Eu tenho tipo uma aura mágica, um campo de força místico que se manifesta às vezes quando eu chego perto de alguém que está mechendo com algo que não está funcionando. Quando eu chego, ou quando eu mecho na coisa, aí funciona. É incrível. Eu quero até fazer uma história um dia em que tem um santo engenheiro que quando entra na sala todos programas compilam, e todos cubos de rubick saltam nas mesas, resolvendo-se.

Meu computador começou a dar vários problemas recentemente. Minha aura não é tão forte assim... Cooler fazendo barulho, bateria morreu, e o pior de tudo: um terrível mal-contato no teclado, afetando as teclas esc, janelinha, F7, backspace, g, h e ~/^. O mais chato de tudo é que foi bem quando comecei a usar a "janelinha" com o awesome (meu novo gerenciador de janelas), e o esc eu uso muito no emacs.

Convivendo com o problema, comecei a suspeitar de algum mal contato em algum único fiozinho do teclado (teclados funciona com pares de fios que fazem contato...) Mas não abri pra resolver eu mesmo porque é meio difícil abrir notebook. Acabei levando num lugar e pedi pra dar uma revisão, limpar e ver se eles arrumavam o teclado.

O cara da oficina aceitou, já me fazendo um discurso aterrador sobre a possibilidade do teclado ter se desgastado a ponto das teclas não estarem fazendo o contato, o que seria irreparável, e me mandou me preparar pra gastar 300 reais num teclado novo. Ainda me ofereceu uma bateria nova, outros 300 conto.

Paguei 90 reais pro cara fazer uma limpeza e tentar resolver o teclado. Melhorou sim, mas ficou "quase bom", ainda tava dando o mal-contato de vez em quando... É de deixar puto, pagar essa grana, a máquina melhorar, mas não ficar perfeita. Não sei se prefiro isso ao serviço simplesmente não ter sido feito.

Hoje, depois de muito trabalho em achar uma chave de fenda que prestasse --- no Savassi só se acham sex-shops, finalmente abri a máquina e resolvi olhar eu mesmo como andava a conexão do teclado.

Abri, desconectei o cabinho, passei a ponta da chave de fenda pra tirar a ferrugem, coloquei de novo, e fiz uma descoberta importante: uma peça que prende o cabo está soltando do lugar, talvez seja preciso prender com algo. (cola quente? :) )

Montei de novo, e agora está funcionando 100%, nenhuma "engasgada" do teclado ainda... Porque funciona comigo e não com o técnico? Claro que deve ser pura sorte, mágica. Nada de material, qualificável ou compreensível. Nada mundano, certamente.

PS: Não mencionei algo crucial. A máquina voltou com o teclado mal-encaixado. O teclado é tipo uma bandeija de metal, e uma das pontas ficou pra fora do friso de plástico que emoldura ele. Quando remontei, botei no lugar certo. É a marca do serviço mal-feito, o cara remontar tudo "pros cocos". Será que não sou eu o abençoado, mas sim os outros que são amaldiçoados, e tudo que montam fica ainda meio capenga? :)