2007/03/03


Eclipse

Globo - "OS antigos tinham PA-VOR dessas noites"...

Aaaah era mesmo um monte de bicinha né!? Cambada de maricas!... Eu até vejo um monte de incas amarrando uma grande matilha de cães com lingüiças recheadas de milho, ouro e batata, e puxando as orêia dos bichos...

2007/03/01


Babacacracia

Tá uma maldita lavagem cereblar já esse papo de "primeiro os quemais precisam", e tals...

Agora o Lula inventou que a carta social, aquela cartinha de até x gramas qeu vc manda por um centavo, é "SÓ pra quem é d ebaixa renda."

É muito exagero. Tenha dó. Queria só ver uma tiazinha chegar no correio ocm um oculuzão daqueles assim, ó, bolsa luis alvilton, carregando um cachorrinho aninhado em uma echarpe de pele de raposa, chegando pra atendente do correio e falar "bonsoir... Oh, desculpe, estou no horário de Paris ainda... Queria, desejo enviar esta correspondência..." Aí entrega um envelope FUDIIIDO assim, escrito com aquela letra cursiva beeem grande e inclinada assim, com um "carta social" em baixo, aí a atendente tem que fazer o que?? "não, não a senhora é rica, carta social é só pra probre"

VAI TOMAR NO CU!

Crta social é PRA TODO MUNDO Tem que ser pra todo mundo, porra!

Esses negócio pra comprar computador com desconto tb, tem que ser pra todo mundo, caralho!!! Que se limite o preço máximo do computador a ganhar subsídio.

É como eu acho que já escrevi aqui: Eles tão CRIANDO a marginalidade, pra depois governar para ela. O próprio governo cria a noção de que as pessoas estão à margem da sociedade, pra estender depois bóias salva-vidas... Ele não simplesmetne governa pra todos brasileiros, ele faz emergir a diferença, pra depois clamar que está acabando com ela. Pura retórica suja.

E o pior é qu eeu acho até que eles azem isso meio sem querer. Porque petista tem lá dentro deles essa noção de que é preciso atender aos párias... Só que ele só sabem fazer isso! então tudo que eles fazem eles tem que criar a marginalização pra justificar o trabalho.

A carta social já existia, não sei direito nem quando foi criada. Já custava um centavo, já beneficiava quem precisa. As pessoas antes olhavam, ou ficavam sabendo, e falavam "Ó! Que barato!..." Iam lá, mandavam sua carta, e pronto, eram integradas à sociedade no processo. Agora não, tudo virou um benefício que o misericordioso lulão conseguiu conquistar para os pobres. Virou uma benesse. Virou o benefício que o administrador bomzinho conquistou "junto aos" poderosos.

O que era um simples e eficiente instrumento de integração social, virou uma vantagem, e virou um símbolo de discriminação... Antes qualquer um podi amanda ruma carta social, eu mesmo j'amandei um punhado. Agora eu virei um explorador, agora eu tenho que me sentir mal com isso tudo, porque quis pagar um centavo só ao invés de 20, eu que sou tão rico...

Antes era um instrumento que tanto os imigrandes nordestinos pobres quanto os burgueses punks da classe média usavam. O pobre não precisava se sentir miserável, porque com os mais ricos também utilizando o sistema, a coisa não passa de "um instrumentos normal de comunicação". E o burgues punk se sente faznedo algo legal... Aí não agora é cada um pro seu lado. Se um pobre não usa, ou é burro ou tá sendo metido. Se um rico usa, ele tá dando um tombinho" no estado, ou tá sendo metido a pobre (muito mais do que antes).

Vai se fuder. Aposto que foi o Zed Seu e o GooshQuem que inventaram essa merda.


Meritocracia

Tá uma modinha infernal nessesdias agora de falar em "meritocracia". Acho que isso tá vindo lá do Rio de Shaneiro...

Em primeiro lugar, que merdinha de palavra inventada mais risícula hein?? Mas vamos lá...

Minha tese é: Meritocracia é a puta que pariu.

Em geral a tal merdocracia aparece numa discussão na seguinte frase: "poisé, lá nos EUA as coisas são melhores porque lá é a meritocracia, né..." Querendo dizer que lá as pessoas que trabalham bem são recompensadas com melhores salários ou recursos ou liberdades...

Vamos começar no seguinte: Quem é que decide quem é que trabalha bem? Essa tal meritocracia não possui qualquer mecanismo que previna que uma panelinha tome conta do poder, e beneficie que membros da panelinha. Isso é uma forma de "ditadura oligárquica esclarecida". Bem próprio do pensamento carioca, aquela cidade que já foi corte real.

E mais: recompensar "quem tem o mérito" não tem nada a ver com DAR O PODER Pra essas pessoas. A palavra deveria significar: "tem o poder quem merece"

Mas de cara já tem a seguinte confusão: é quem fez por merecer ter o tal poder administrativo, ou merece por ter um bom desempenho em outras coisas? Por exemplo, numa universidade, (contexto onde a palavra surge muuuito mais frequentemente), professores podem se dedicar à administração, ou podem ficar na dele fazendo pesquisa. Meritocracia significa que os melhores pesquisadores vão ganhar mais poder administradtivo? Ou que os melhores professores-administradores vão ganhar o poder?

Na verdade significa: Qualquer que seja o administrador, os melhores professores vão ficar satisfeitos... É isso que as pessoas querem dizer, elas se preocupam é com o reconehcimento do trabalho delas... As pessoas tão falando como se fosse uma forma de administração em que os gerentes são os mais hábeis (o exato oposto do princípio Dilbert, por sinal), mas no fundo o que elas querem é uma classe dominante que satisfaça "a elite" profissional ali, cheia de seus "direitos adquiridos". Eles tão uma roupagem espartana, dão uma impressão de que querem um lance homoioi, asim, mas o que eles querem é ooutra coisa, querido.

Tão misturando "ter o poder" com "ser favorecido". Só mesmona cabeça latino-ibérica pruma merda dessas aflorar com um fedor tão nítido... Quer dizer, existe aqui uma assumpção oculta de que para ser favorecido, você tem que estar no poder. Esse pove sonha em uma situação em que os favorecidos tem o poder "de jure", enquanto que os verdadeiros gerentes são subalternos, exercendo o poder "de facto", mas mantendo-se sempre facilmente trocáveis... Existe toda uma hierarquida de ponta-cabeça nisso.

Eu acabei de ouvir aqui foi num debate sobre educação na Gorbo Nus, um certo professor do economia de economia da PUC explicar porque deve existir a meritocracia, e porque uma escola deve ser meritocrática em oposição a democrática. Explicando porque ele, como professor do departamento de economia da PUC (Ele ficou repetindo isso duma forma que só numa conversa de buteco mesmo eu já tinha visto), deve poder fazer as coisas como ele acha que tem que ser, enqunato que alunos não devem ter QUALQUER poder.

O que lee disse foi basicamente: "eu trabalho aqui a muitos anos, é o único emprego da minha vida, e esses malditos alunos tão chegando aqui, achando que sabem alguma coisa mas na verdade eles não sabem nada, e vão embora daqui a poucos anos... Então eu faço o que eu quiser, porque eles vão embora daquia pouco, se não acharem bom, podem resignar-se por alguns anos"

Ele falou sobre que a grandiosidade da PUC está ligada com a dele, por ser prfessor de lá a tanto tempo, e a grandiosidade da carreira dele também est'aligada a da PUC< então isso jsutifica tudo, Enquanto que pros alunos, a grandiosidade da carreira deles não estaria ligada à da PUC, nem vice versa.

Que rdizer, na cabeç a dele quem "faz" a escolaé só o professor!... Na cabeça dele o professor é que "toca" tudo, é só graças a ele que o negócio vai pra frente. É só graças a ele que os alunos podem sequer sonhar em sair de lá com algum conheciemnto. É aquela velha cabeça do professor como a única fonte do saber. Caraaaaalho, e agora, qq eu faço???

Gente do céu, não tem nada mais RETRÓGADO. Antigamente pelo menos os professores se contentavam em ser "os juíes", quer dizer, vc pode até chegar lá, e estudar apenas pelos livros (viva a escrita!!!), mas n final você só vai poder se considerar um sapiente, se um professor disser que você o é. Mas esse cara e pior, ele considera que você não é memso sequer minimamente capaz de adquirir algum conheciemnto que não seja através dele!... Por não faz sentido que qualquer outra pessoa tenha o poder ou as benesse,s porque é ele, e só ele, qu eé a estrela do show.

Isso é uma pataquada do cacete... Gente do céu, mal consigo crer que essa é a mesma geração que viu lá as revoluções no Chile e sei lá mais onde em que os alunos tomaram conta das universidades...

Lá na UFMG eu já ouvi, mais de uma vez, professores dizerem exactamente o oposto (mas pode ser que seja só uma minoria que dizia isso, e eu vivia mais dentro dela): Lá eles costumam dizer que quem "faz" a UFMG são os excelentes alunos que lá entram. Já vi um professor dizer lá que esse negócio de dar aula não tá com nada (eu acho até um grande exagero da parte dele...)

Mandem avisar praquele bolha, que só se preocupa com a porra da aposentadoria dele, que o certo é sepre a democracia. Sempre. Do povo para o povo, aquela conversa toda lá. Se o povo sabe dar os benefícios para quem "o merece" (ou antes para quem "precisa"< que tá na moda, né, "primeiros os que mais precisam", aquela outra conversa lá), bem, se não amém.

Cada pessoa é responsável por seus atos, e seus atos determinam (em parte...) seu destino. Quer da mesma forma as sociedades sejam responsáveis por seus atos. Tem nada que um punhadinho de professorzinho decidir sozinhos o futuro de todo aquele fluxo de alunos que passam por suas mãos não.

O "mérito" da cracia desse babaca é só idade, tamanho do pinto, essas coisas. O mérito tem que ser nossa própria existência. Se eu tou lá eu tenho o mérito, porra. Tem que democratizar esse mérito aí, querido. Tem um documentário do history channel sobre o Coliseu, eu acho em que dizem que os shows extravagantes que eram realizados era pra dizer ao povo de Roma: "vocês MERECEM isso, por serem membros dessa civilização tão fantástica!..."

Cabeça de imperialista de merda... Vai se foder, babaca. Quando a revolução chegar, não serão poupados babacas desse tipo aí. Figurinha aviltante...

Seu tempo já passou, cabeça de prata... Quem manda aqui sou eu. Tem mais que botar os alunos pra decidir o futuro. Se quiserem não estudar porra nenhuma, cagar nos livros e fumar maconha, que seja. Vei ser o declínio dessa civilização de merda. Deixa o darwinismo fazer o seu trabalho... Se optarem por respeitar os mais velhos, que seja, vai ser uma civilização auspiciosa. Mas sempre uma civilização coerente. E não uma civilização hipócrita em que um grande dragão com "tu deves" tatuado em cada escama obriga os jovens a seguir cegamente os designos dos velhos cegos. Quem não tem visão bate a cara contra o muro. Ou fica deitado na rede curtindo a posentadoria do último emprego "de carreira" e estável do capitalismo contemporâneo.

2007/02/26


Mixed-breed dog - Wikipedia, the free encyclopedia

Olha lá que engraçado, alguém botou esse parágrafo nesse artigo, parece que o cara sentiu necessidade de dizer que "lá existem esses cachorros sem-dono que..."!!!

E reitero: vira-latice é uma coisa, cão de raça misturada é outra!! :P

Mixed-breed dog - Wikipedia, the free encyclopedia: "In Brazil and the Dominican Republic, the name for mixed-breed dogs is vira-lata (vira: to turn, to bring down; lata: tin can, trash can) because there are dogs without owners that feed on urban garbage on the streets, and often knock over trash cans to reach the food. Therefore, by having stray dogs it seems to increase the amount of 'mixed-breed' dogs."


Complexo do Vira-Lata e Sapir-Whorf

Tava conversando strudia com minha correspondente Holandesa, e comecei a contar pra ela sobre o famigerado complexo de vira-lata que assola o país. Acontece que... Não consegui traduzir "vira-lata" pra ela!

Aí comecei a explicar... "veja bem, é um cachorro que mora na rua, come o lixo, e fica latindo pela vizinhança, como vocês chamam isso??"

E ela simplesmente não conseguiu me falar uma palavra pra designar esses cães!!!... Ela disse só que a carrocinha vai lá e cata eles... Eles "não existem" lá!... E ainda me perguntou: "porque vocês deixam esses cães por aí??", como se fosse de propósito, e eu comecei a falar "veja bem é exatamente isso, a gente não faz nada, eles simplesmente vão ficando..." Ela meio que não deve ter acreditado, porque depois ainda me perguntou: "porque então vocês não simplesmente esterilizam eles???"

Olha que engraçado, não conseguia entrar na cabeça dela!!! Começou a dar sugestões de nível estrutural assim, como se fosse um problema logístico, e não de "vontade política"!...

E então que comecei a ver como que o complexo de vira-lata está ligado à própria *existência* dos vira-latas no Brasil. Isso é muito Sapir-Whorf!!!!

Não cansei de procurar traduções... Primeiro me veio "hound" na cabeça, mas hound é qqr cão de caça, ou ainda um termo genérico pra qqr cão. Mutt está sendo utilizado por muita gente por aí, mas não acredito que traga o conceito completo. Mutt é simplesmente um cão "sem raça definida", mas não traz toda aquela carga do cachorro de rua virando as latas!!... Stray dog, emprestado de stray cat (que estranhamente é um termo consagrado. Eles devem ter mais pena dos gatinhos!!), tb tem mais a ver com ser perdido... Alley cat é um termo bem comum, mas nunca ouvir falar em "alley dog", e acho que é o que melhor traduz... Traz um pouco da noção de "malandragem" assim. Ainda tentei "underdog", mas tb não é isso, é mais "azarão"...

Por último tem umas traduções da wikipédia... Pode-se falar em cães "ferais" mas isso tb não diz tudo. E lá na kikipédia tb tem um artigo chamado "pahria dogs". Mas de cara, é um termo emprestado de outro, em analogia, o que mostra de novo a inexistência de uma palavra adequada... E era justamente sobre vira-latas NA ÍNDIA, mostrando de novo que "lá" não tem dessas coisas!!...

(EDIÇÃO: Tinha feito algum comentário aqui sobre o Ajudante de Papai Noel dos Simpsons, mas ele não era vira-lata coisíssima nenhuma! Era um trabalhador explorado, grayhound corredor recém-desempregado!...)


Leite

Tava ouvindo um grupo de paulistas intelectuais fêmeas (a zelite) no café outro dia... Uma hora uma soltou uma daquelas frases super intelectuais, que só pessoas estudadas manjam: "sabia que o ser humano é o único animal que ainda toma leite na idade adulta?"

Tipo... A menina nunca viu desenho animado onde o pessoal dá leitinho pro gatinho?!?!?!



Ou será que sou eu que sou burro, e na verdade isso é só pra filhotinho recém-nascido que pode dar?

Mas tudo bem, porque tenho outro contra-exemplo fenomenal: Tem um documentário, acho que da national geographic, que mostra vários passarinhos espertinhos e lazarentos. Um deles é um certo Blue Tit (nome sugestivo...), que tinha mania de furar com o bico a tampinha de metal das garrafas de leite que o leiteiro deixava na porta, lá na Inglaterra, pra poder comer a nata. Vc pode discutir os aspectos cognitivos à vontade, mas é indiscutível que o leitinho das crianças (e dos gatinhos) estava sendo violado!!

É o suficiente pra contar como a segunda espécie que toma leite em idade adulta, mesmo sem ser mamífero??

Vai ver que ela quis dizer "único mamífero", e vai ver que gatinhos nunca chegam na idade adulta... Sou eu que sou burro.



Isso bem quando eu tava lembrando daquela balela sobre duas retas paralelas "se encontrarem no infinito"... Mais uma daquelas pérolas de sabedoria absolutamente falsas! :P

2007/02/25


Mainoridade penal II, predador-presa no Aqui Agora

Na discussão lá no painel da Gorbo Nus, tinha um cara, me pareceu altamentche carioca. Ele mencionou uma estatística que é o seguinte: Em São Paulo a população carcerária (acho que per capita, percebam), é o dobro da do Rio de Janeiro. Mas no Rio i índice de homicídios (creio que per capita tb) é o dobro do de São Paulo!!

Daí o cara partiu pra concluir qualquer coisa sobre impunidade. Acho que ele quis dizer que a população carcerária do rio de janeiro devia ser o dobro da de SP, ou seja, 4 vezes o que é.

Ele não podia ter saído concluíndo nada assim tão depressa. Tem uma porção de variáveis qe faltam ser explicadas nessa história!

De cara, pode ser que os homicidas cariocas matem quatro vezes mais. E outra: pode ser que haja um grande número de homicidas sendo homicidados!

Parece engraçado? Mas e atão-falada GUERRA DO TRÀFICO hein, querido?? Poisé, isso poderia causar tal cenário... Você tem homicidas que atuam como verdadeiros soldados, e não como um assassino "casual". E esses homicidas estão matando a si mesmos, ou seja, não sobra homicida pra ser encarceado. Assim aumenta-se homicídio percapita, e se reduz o número de homicidas vivos pra serem presos.

Mais do que isso, podem haver mais daquele "grupos de extermínio", podem haver mais linchamentos, e o caralho a quatro. Isso também mata homicidas, que não podem mais ir presos. Iscruzive, é interessante proque cria uma nova variável em todo esses sitema dinâmico, o policial homicida.

Se formos então botar isso num sisteminha estilo Lotka Volterra, teremos: população de não-homicidas e de não policiais, com sua taxa de nascimento, de morte matada e de morte morrida, e taxa de transferência para os outros grupos. Temos então população de policiais, com taxa de "nascimento", e de mortes, e com uma taxa de transferência para o grupo de policiais homicidas, e etc... E o grupo de lá de homicidas, com quanto eles matam de cada um dos outros grupos, inclusive do seu próprio. (por exemplo, é de se esperar que o grupo de policiais vai normalmente matar mais homicidas do que civis...) E ainda o grupo de cada um desses que está/vai pra cadeia.

Isso aí dá um sistema dinâmico interessantíssimo!!!... A princípio um sistema linear, instável por causa do próprio cresciemnto populacional... Mas normalizando-se tudo por ele, fica a pergunta: Existe estabilidade? Ou existe por exemplo a possibilidade do sistema ficar instável numa das transferências, criando por exemplo uma sociedade com um número absurdamente grande de bandidos ou de policiais?? Ou ainda de população carcerária???... Em que condiçõe poderíamos ver, por exemplo, aumento grande nos homicícios entre homicidas, e a formação de grupos de Caveirões?

Isso na verdade só iria começar a aparecer mesmo se você sair botando cada uma das tais taxas de transferência dependendo do próprio sistema. Aí que a coisa complica, e fica interessante. De cara, a gente gostaria de fazer depender a taxa com que bandidos são presos, do número de policiais... Também essas não-linearidades podem trazes o sistema pra limites estáveis... Pode iniciar oscilações, e limitá-las.

Aí está... Um gigante sisteminha tipo predador-presa modelando essa loucura toda que vemos todo dia nas TVs... Matemática do século retrazado. Me dêem 5000 real que eu faço uma tese pra vocês! :P Ou então espera um 10 anos que eu acabo fazendo de graça. (se é que alguém já não estudou, como acredito que sim, sistemas predados presa de N variáveis. É táo simples, na verdade!)

Mas não, o cara quer é desculpa pra diminuir a maioridade penal. Ninguém quer ciência, as pessoas só querem é se dar bem. Aí eu não posso fazer nada, não tem álgebra que resolva essa equação.



...E tb não ficou claro pra mim se ele tava falando dos estados ou das cidades, o que bagunça as idéia.