2006/09/29


Muita gente adora lembrar, em saudosismo cômico, daquelas previsões errôneas sobre o futuro da informática, feitas lá pelos anos 1950, 1960... Tem aquele cara (acho que da IBM?) que disse que no mundo haveria necessidade/demanda de apenas um punhado de supercomputadores. E tb tem aquela declaração do William Gates III de que "XkB de memória seria suficiente pra qquer um"... Enquanto isso vimos que computadores diminuíram de tamanho, aumentaram muito sua capacidade de processamento e memória, e se espalharam por todos lados.

Essa admiração por como os computadores se tornaram mais rápidos e numerosos se corporifica na Lei de Moore. As pessoas adoram citar ela pra falar sobre o vertiginoso ritmo de crecimento do mundo da informática.

Hoje eu reparei que isso tudo se dá ao mesmo tempo em que as pessoas parecem ser cada vez mais cegas ao absurdo do oligopólio da industria pela Micosoft, Intel, IBM e etc.

Eu não sou da época, nem conversei sobre isso, desse ponto de vista, com gente da época, mas eu não acredito que nesse mesmo período em que se acreditava que haveriam poucos supercomputadores, as pessoas imaginassem que haveria demanda pra um único sistema operacional, com mais uma fatiazinha de mercado lá pra Apple, e outra mixa pra malucos.

No mínimo, de lá pra cá, enquanto RMS e outros ficavam enterrados lá no submundo, a grande massa nata-elite-inteligentzia dos programadores hippies acreditavam muito em conceitos como shareware, e ainda acreditavam no sucesso de pequenas firminhas de informática e consultoria fazendo seus próprios softwares.... Muitas empresas por aí são casos de sucesso do sonho americano, firminhas que cresceram e cresceram... a própria M$ é um caso.

Hoje não acredito que jovens programadores (ou mesmo velhos) acreditem muito nesse "modelo de negócios". Todo mundo acredita mais nas grandes empresonas de software...

O mesmo vale pra indústria de microchips... Quem acreditava piamente que uma plataforma, a Intel, dominaria o mundo? A gente goza da cara desse pessoal que falou "no mundo haverá demanda pra apenas 7 computadores" e "no futuro, uns 64kB vão ser mais do que o suficiente", mas a gente não é capaz de citar nenhm Alvin Toffler da vida que tenha dito "no futuro haverá demanda pra um único SO e um único microchip, que vai rodar um único editor de texto, planilha, apresentações, e ainda um único grande programão de CAD e de PDI pros mais técnicos..."

E vamos nos lembrar ainda de outros fenômenos... Já ouvi falar que o número de fábricas de microchip pra computadores é extremamente reduzido (Acredito que no meio de semicondutores em geral, o mercado seja maior e mais diversificado). Quem não se lembra duma época aí em que pegou fogo numa fábrica na Tailândia, acho, e o preço das memória subiu um bocado??? A indústria de placas-mãe, som e vídeo também são um bocado oligárquicas... Apesar de que de uns tempos pra cá, elas dão uma diversificada, depois recaem, depois volta.. sei lá....


Exite ainda o problema da estrutura da Internet ser muito mais hierárquica do que se sonhava em fazer nos anos 80 e 90.

Enfim, enquanto fazemos piada de previsões frustradas, nós nos cegamos para situações aburdas que estamos vivendo hoje, de que talvez as pessoas nos anos 1960 pudessem achar graça se especulássemos.