2007/03/30


síndrome do registro foto-cinematográfico

Impresisonante como que, desde a invenção das primeiras tecnologias de tirar foto, e das primeiras cÂmeras pessoais portáteis, as pessoas cada vez amis querem registrar suas vidas, acumular pilhas de fotos de tudo o que faz... (não vou comentar se isso já era a mesma coisa desde as pinturas das cavernas)

Bom, veio a televisão, e a síndorme criou o desejo de aparecer na TV... A síndrome tb faz as pessoas quererem tirar fotos de tudo "importante" que acontece com elas.

Aí veio o celular tb... Começaram a aparecer pessoas no fundo, na TV, falando no celular: "alô mamãe!"

Hoje pela primeira vez vi acontecer um negócio mais maluco ainda: Um menino no aeroporto de Brasília, em plena reportagem ao vivo, sobre o apagão aéreo (quando prenderam 18 controladores de vôo). Ele tava lá no fundo, mei ode lado, não dava pa entender o que ele queria.. aí apareceu o flash!! ELe tva tirando uma foto dele mesmo, mostrando ao fundo, na cena, a equipe de reportagem filmando ele na TV. Ele tirou uma foto dele mesmo pra registrar esse momento importante: Ele sendo registrado pela TV!!!

***

O mais interessante nisso tdo, é que cada vez mais a tendência é as pessoas registrarem mais e mais a vida delas, chegando a terem registros muito parecidos.. vamos chegar num ponto de podermos juntar os vários registros do smesmos eventos, e recriálos, com técnicas de recontrução 3D a partir de múltiplos pontos de vista.

O interessante é que do ponto de vista da teoria da infromação, a entropia do mundo "diminui", porque são cópias udma mesma coisa que aconteceu. O universo poderia ser "comprimido", cada vez mais. Mas do ponto de vista físico, é apenas mais um filme, qualquer que seja sua fonte. Ou seja, a entropia física só aumenta, não importa o conteúdo.

No comments: