2008/02/22


Decepções tecnológicas com o Rec6

[ATUALIZAÇÃO: No final das contas, funcionou. Mas a página não deixa de ser pesada e baranga...]
[ATUALIZAÇÃO: Acrescentei mais malhações!]

Primeira decepção: O botãozinho deles é horroroso, nada que se comapre ao do digg, um clássico do design. E não tem botão (que mostra voto) estreitinho igual esse que botei no meu blog...

Segunda: as imagens dos botões deles são em GIF! Pelo amor de deus!! Eu me pergunto, porque é que pro digg, pro delicious, pro technorati, pra todos esses o PNG foi bom o suficiente, mas pro rec6 não, pra eles foi um requisito usar gif ao invés de png? Porque é que “aqui no Brasil...” até hoje é difícil usar png? (eu tenho uma teoria)

Terceira: ao invés de documentar direito um código numa página pra vc ver lá qual é o URL e intergrar na sua página (como é no digg, por exemplo), eles oferecem um formzinho que vc preenche com “o nome da notícia” e “o endereço”, e ele gera o código dinamicamente!!... SANTA MÃE... Aí te obriga a “gerar o código” com uma palavra de teste esperta e ir lá e substituir... É porque é no Brasil né, brasileiro é burro, tem qeu botar essa porcaria baranguinha aí, não podia ser simplesmente escrever o código (como acontece nas outras ferramentas todas aí).

Quarta: Depois de muita engenharia reversa, e tempo que eu achava que estava sendo “aplicado”, e não “perdido”, finalmente terminei de criar um link pro Rec6 no meu blog. Fiquei tão feliz que criei o post anterior. Mas aí.. Não funcionou, simplemente não rolou. Cliquei querendo adicionar um posto de que seu super orgulhoso, e tals, e me dei mal. É a história de sempre, anda anda e de repente para... [[ Mas... Depois funcionou. Só não foi de primeira nem de segunda nem de terceira, lá pela quarta funcionou. Mas ainda assim, achei meio pesadão. :P ]]



Quinta: Os caras tipo ARRUINARAM o conceito do digg, da seguinte forma: o site deles é um mega-portal que parece ser super cheio das chinfras e super cheio de serviços, ao invés de fazer simplesmente uma única coisa direito. O que acontece é que tem o tal "rec6" e o tal "via6", e são coisas SEPARADAS. Se vc comentar uma notícia que vc viu no "rec6", vc cai numa página do "via6" onde NÃO APARECE MAIS A VOTAÇÃO!... Eles conseguiram desmembrar, a votação dum lado e os comentários do outro!!! Eu preciso muito me segurar pra não dizer algo como “Que idéia mais ıµ’€©ıŁ!!!” Me desculpem mesmo, caras do via6 rec6 sei lá como chama isso, mas eu achei muito errado. Quem foi que aconselhou vocês na área de marketing assim?... Nenhum marqueteiro são deixaria vocês criarem um trem que tem x nomes que vc não sabe qual é o certo. O "digg", por exemplo, é "o digg". E pronto. Clássico do design. Não adianta falar “vamos fazer ainda mais coisas que o digg”. Não dá cara, ouçam as máximas da engenharia:


  • Tem que ser simples
  • Tem que ser robusto
  • Tem que ser perfeito


... E ainda por cima não dá pra ver quem votou nas notícias. (ou pelo menos eu, que sou meio pancada mesmo, não descobri como faz)

É pra ser um clone genérico o digg ou não? Cara, se uma coisa é muito boa, se é “ótima”, não dá pra fazer nada diferente, porque vai necessariamente ficar pior!... Ao invés de inventarem como vai ser o site, simplesmente entrem no digg, usem, e COPIEM, façam um site IDÊNTICO, por favor...

Mas façam o que quiserem. Eu não gostei. Podem falar que eu que sou o pateta que não estou enxergando o futuro.



Sexto: Agora já li mais sobre o assunto, já vi que tem milhares de pessoas falando por aí, querendo determinar o que é certo ou errado, discutindo se pode fazer “auto-promoção”, ou se é pra ser igual ao digg ou não (pessoas falando que é pra ser melhor, igual eu tinha previsto...) e sei lá mais o que. Não tou nem azul. Tou fora dessa.

Eu vou arrancar fora o rec6 do meu blog, e estou pensando em remover o post anterior também... Eu acho mesmo é que a gente tinha que ir todo mundo usar o próprio digg, mas a blogosfera brasileira parece que tem medo de ser alienígena.

Enfim, deixa mais um tempo, vamos ver quem vai ser o highlander que vai sobreviver desse mundo louco aí das milhares de redinhas de sei lá o que. E mais uma coisa: não considero que "blogs" seja um “tema” pra se registrar notícias. Notícias são sobre coisas. Blogs, redes sociais, wikis, todas estas formas de comunicação, são ferramentas pra serem utilizadas.

Eu entendo que o meio é a mensagem, entendo perfeitamente, sei que é disso que se trata e sou a favor. Mas isso tem que ser IMPLÍCITO, a gente tem que USAR as coisas ao invés de ficar explicando. Esses meta-debates tão enchendo minha paciência.



Odeio a Internet Brasileira. Quero tudo de bom pra eles: quero que se explodam. Porque é melhor um sistema que explode do que um que fica inerte, parado. (“eles” = todas as outras pessoas da Internet brasileira. E do mundo.)

Não quero que nenhuma das 20.000 redes sociais de pessoas ou de borgs parem de buzzar e se lambuzzar. Mas eu vou dar meu "desvoto". O mesmo poder fraco que empurra coisas legais "pra cima" nos diggdiggs, eu aplico removendo-me humildemente, até que algum desses lances me deixe minimamente satisfeito. E como diz o filósofo: “Away!...”

No comments: