2007/07/09


Brincadeira de criança

Meu mestrado envolve um monte de coisas simples, contas fáceis, nada muito cabuloso.

Uma coisa que estou estudando é o modelo não-linear de vibração de cordas. Ele é um pouco estranho porque é uma elipse com uma precessão NEGATIVA...

O que significa?... Começa aí a desenhar uma elipse bem fininha no ar. Agora começa a mudar de direção. Começa horizontal, e vai lentamente passando pra direção vertical. O jeito mais "intuitivo" de fazer isso é com uma precessão positiva...Vc vai fazer uma elipse mais "fechada" a cada volta. É meio difícil desenhar com o dedo uma precessão negativa... a elipse tem que ser mais aberta.

Eu falei que é díficil?? Na verdade é brincadeira de criança! É exatamente o movimento que a gente faz quando desenha estrelinha de cinco pontas!... E é engraçado que geralmente fica mais pontudo mesmo.

Por isso que se diz que tudo o que precisamos aprendemos no jardim da infância... Aqui estou terminando meu mestrado, e a coisa mais legal e complicada que eu aprendi foi a coisa mais legal e complicada que aprendi lá: desenhar estrelinha.

No comments: