2007/07/13


trá-lá-lá Brizola, erra-erra Zé Serra!

Não entendi a superficialidade ingênua do Serra outro dia ao dizer que a defesa do câmbio livre e do real a 1,88 é "Trólóló de economista". Ele se referia a economistas em geral, ou se referia a economistas do governo que estariam emitindo opiniões não-científicas, não agindo como economistas em interesses políticos. Ele devia dizer no máximo que era "um trololo economista", ou "em economês", dando a entender que a verdadeira economia estaria sendo manchada por não-economistas que estariam fazenod um discurso travestido de economistas, mas não senod a economia de verdade.

Porque ele colocou a economia "não mão deles", se opositou à economia! Ele, economista!!! Que maluquice, realmente não entendi.

Eu, e muitos do PSDB e de quase todos partidos, acreditamos que a mão invisível da economia tem que ter uma coleira, senão ela pode sair esmurrando uns e enforcando outros. Então de repente há que se fazer algo com relação à cotação do dólar, elgo decidido com fundamentos econômicos.

Economia é inerentemente algo que não tem trólóló. Ciência não tem trololó. Tem nhém-nhém-nhém, isso tem, porque nenhum economista chegaria pruma audiência, e simplesmente diria "isso aí é trololó de político", não, o verdadeiro economista iria lá e ficaria explicando as coisas, citando artigos, etc. Falaria alguma coisa concreta ao invés de só falar mal da taxa atual do câmbio.

No comments: