Tão falando aí que esse avião novo, 787, de fibra de carbono, ou de sei lá o que, consome muuuuito menos combustível porque é de outro material, mais leve do que o alumínio.
Eu truco esses números aí. Boa parte do combustível vai sem dúvida pra perdas por atrito, que a princípio não deveriam ser muito menores.
Naturalmente, outra boa parte vai pra criar a força de sustentação que mantêm o bicho no ar, e a nave mais leve reduz essa força... Mas não sei muito bem como funciona esses troços pra saber quanto do consumo vem mesmo disso ou não.
O que eu sei é que a gente sempre ouve falar que o conteúdo da nave é muito importante, tanto que quando a nave tá meio vazia eles mexem as pessoas e bagagens prum lado e pro outro... A distribuição do combustível tb é relevante... Então como pode ser que o peso da nave fosse tão grande, e como eles vão resolver o problema da sensibilidade ainda maior ao peso do conteúdo?...
Tão fazendo marketing em cima do conceito "intuitivo" aristotélico de que vc precisa fazer força proporcional à massa pra manter MRU no vácuo.
2007/07/09
Aviãozinho de papel
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