2007/02/25


Mainoridade penal II, predador-presa no Aqui Agora

Na discussão lá no painel da Gorbo Nus, tinha um cara, me pareceu altamentche carioca. Ele mencionou uma estatística que é o seguinte: Em São Paulo a população carcerária (acho que per capita, percebam), é o dobro da do Rio de Janeiro. Mas no Rio i índice de homicídios (creio que per capita tb) é o dobro do de São Paulo!!

Daí o cara partiu pra concluir qualquer coisa sobre impunidade. Acho que ele quis dizer que a população carcerária do rio de janeiro devia ser o dobro da de SP, ou seja, 4 vezes o que é.

Ele não podia ter saído concluíndo nada assim tão depressa. Tem uma porção de variáveis qe faltam ser explicadas nessa história!

De cara, pode ser que os homicidas cariocas matem quatro vezes mais. E outra: pode ser que haja um grande número de homicidas sendo homicidados!

Parece engraçado? Mas e atão-falada GUERRA DO TRÀFICO hein, querido?? Poisé, isso poderia causar tal cenário... Você tem homicidas que atuam como verdadeiros soldados, e não como um assassino "casual". E esses homicidas estão matando a si mesmos, ou seja, não sobra homicida pra ser encarceado. Assim aumenta-se homicídio percapita, e se reduz o número de homicidas vivos pra serem presos.

Mais do que isso, podem haver mais daquele "grupos de extermínio", podem haver mais linchamentos, e o caralho a quatro. Isso também mata homicidas, que não podem mais ir presos. Iscruzive, é interessante proque cria uma nova variável em todo esses sitema dinâmico, o policial homicida.

Se formos então botar isso num sisteminha estilo Lotka Volterra, teremos: população de não-homicidas e de não policiais, com sua taxa de nascimento, de morte matada e de morte morrida, e taxa de transferência para os outros grupos. Temos então população de policiais, com taxa de "nascimento", e de mortes, e com uma taxa de transferência para o grupo de policiais homicidas, e etc... E o grupo de lá de homicidas, com quanto eles matam de cada um dos outros grupos, inclusive do seu próprio. (por exemplo, é de se esperar que o grupo de policiais vai normalmente matar mais homicidas do que civis...) E ainda o grupo de cada um desses que está/vai pra cadeia.

Isso aí dá um sistema dinâmico interessantíssimo!!!... A princípio um sistema linear, instável por causa do próprio cresciemnto populacional... Mas normalizando-se tudo por ele, fica a pergunta: Existe estabilidade? Ou existe por exemplo a possibilidade do sistema ficar instável numa das transferências, criando por exemplo uma sociedade com um número absurdamente grande de bandidos ou de policiais?? Ou ainda de população carcerária???... Em que condiçõe poderíamos ver, por exemplo, aumento grande nos homicícios entre homicidas, e a formação de grupos de Caveirões?

Isso na verdade só iria começar a aparecer mesmo se você sair botando cada uma das tais taxas de transferência dependendo do próprio sistema. Aí que a coisa complica, e fica interessante. De cara, a gente gostaria de fazer depender a taxa com que bandidos são presos, do número de policiais... Também essas não-linearidades podem trazes o sistema pra limites estáveis... Pode iniciar oscilações, e limitá-las.

Aí está... Um gigante sisteminha tipo predador-presa modelando essa loucura toda que vemos todo dia nas TVs... Matemática do século retrazado. Me dêem 5000 real que eu faço uma tese pra vocês! :P Ou então espera um 10 anos que eu acabo fazendo de graça. (se é que alguém já não estudou, como acredito que sim, sistemas predados presa de N variáveis. É táo simples, na verdade!)

Mas não, o cara quer é desculpa pra diminuir a maioridade penal. Ninguém quer ciência, as pessoas só querem é se dar bem. Aí eu não posso fazer nada, não tem álgebra que resolva essa equação.



...E tb não ficou claro pra mim se ele tava falando dos estados ou das cidades, o que bagunça as idéia.

No comments: