2008/02/05


Voto de fio, e rede sem-cabresto

BH está prestes a montar uma grande rede sem-fio (Wi-Fi / Wi-Mesh / Wi-MAX etc. Uma rede sem-fio metropolitana). É o projeto BH Digital, e diz q a rede vai ser administrada pela PRODABEL. (Toamra que eles usem Linux pra tudo!! ele tem meu respeito neste quesito...)

O projeto é uma parceria da prefeitura, do PT, com o governo federal, do PT, passando por cima do governo estadual, do PSDB. Não é linda a democracia inclusiva petista?

Existem boas razões pra BH ter sido escolhida... É uma cidade nem grande nem pequena, tem uma boa infra-estrutura já pronta... Relevo bizarro... Mas não é meio feio isso do Governo Federal pegar uma cidade pra montar uma coisa dessas? Meu medo é isso ser que nem, por exemplo, o lance dos deputados saírem fazendo leizinha pra levar ambulância pros eleitores dele. O governo federal não tem nada que fazer projetos desse tipo, elegendo uma ou outra capital com prefeitura do PT pra ganhar uma obra maravilhosa dessas.

Que dinheiro é esse? Que escolha foi essa?... É direto do orçamento da pasta??? Ou é algum "fundo da democratização digital"?... Ninguém mais se candidatou??

Ouvi falar que o governo de Minas também tá com um projeto parecido, mas o plano é oferecer acesso pra todos municípios, benefiando os pequenos. Isso vem no espírito do lance de isentar de ICMS pra aumetnar a cobertura de celular. E é pra todo mundo, não é parceria com esse ou aquele município com prefeito "companheiro". Tem que montar um fundo, um manual de instalação, etc... E ir atendendo todo mundo junto...

Mas vá lá, claro que pode partir uma cidade na frente... Não faz sentido esperar pra entrar várias cidades junto enquanto uma delas já começou o trabalho sozinho, e é sempre bom fazer um teste em uma primeiro. Mas tinha que ser bem a maior capital brasileira com prefeito do PT, e a bem a capital do estado do Ministro das Comunicações?... Desculpe, mas não tá cheirando bem.


Notícia do governo
notícia na computerworld

No comments: