2008/02/24


Todos os censuradores serão punidos – Blog do Vicente

Todos os censuradores serão punidos – Blog do Vicente (eu prefiro censores, mas... Não vamos censurar o cara, né!... :] )

Muito interessante essa notícia do blogdovicente!... (achei pelo diHITT! :) )

Eu escrevi a um tempo atrás sobre uma coisa parecida no meu blog na Nature Networksobre um processo cibernético social de controle que evita que as pessoas consigam acessar facilmente material pornográfico famoso, além de outras coisas perseguidas muito intensamente.

...Acontece que pessoas começam a explorar a atenção dirigida a estas coisas, criando muitas referências falsas, ou apenas comentários sem acesso para o material original. Muita reverberação... (naturalmente um tipo de reverberação não-linear).

Esse processo que o Vicente faz ver tem algo parecido. Uma espécie de realimentação positiva. No momento que a uma coisa vira polêmica, e a pessoas atingida se mete, o assunto só esquenta mais! O “buzz” vai só sendo amplificado!!...

Isso certamente já aconteceu em outras ocasiões no passado, mas na Internet a velocidade e intensidade das coisas deixa tudo mais evidente.

Em meu blog mesmo eu andei recebendo algumas visitas sobre "atriz feia", o que faz cair num comentário antigo meu que fala como sobre como atrizes bonitas ganham Oscar quando fazem papel de mulheres feias, mas nem se cogita que atrizes feias sejam premiadas, ou menos ainda que façam papel de mulheres bonitas... Só depois de um tempo imaginei que podia ser por causa desse lance da atriz gorda!... :) É o “zeitgeist” da semana. (como fala semana em alemão?)

2 comments:

Vicente Sloboda said...

Pode ser censuradores também ;-)

Abraços.

Nicolau said...

Não pode não!! TEEEM que ser "censor"! Te proíbo a falar isso! Vou editar seu comentário, passar uma caneta preta em cima e fazer "ppiiii" quando você falar!! ;)