2008/03/01


Controle de NES na USB

Quem lê meus últimos extensos posts sobre assuntos tão fúteis e diversificados deve achar que eu não trabalho!... Vamos falar um pouco de trabalho! :) Faz alguns dias que comecei a aprender a mexer num simulador de robôs móveis chamado Player/Stage. Como tudo o que há de melhor nessa vida, ele é GPL e tem pacote pra Debian.

O sistema não é apenas um simulador... Ele antes de mais nada oferece uma biblioteca-padrão para você escrever programas (em C, C++, Java e acho que até python) para controlar robôs. Com um mesmo programa você pode depois controlar um robô ligado ao seu computador através do Player, ou ainda num simulador (o Stage). E ele foi criado no espírito de sistema UNIX, cheio de sockets e módulos...

O mais legal é que os caras que criaram o projeto são uns nerds furiosos. Aí, por exemplo, a página com a história do projeto diz que conta a “origem” dele, tipo um gibi “Homem Aranha número 1”, e termina falando que “grandes poderes trazem grandes responsabilidades”! :D

O Player deixa você controlar os robôs com um joystick. Seguindo o espírito, fiquei inspirado em tentar descolar um controle de nintendo (NES, de 8-bits, “nintendinho”) pra ligar na minha máquina!!... Não ia ser o máximo??

E quem progoogla acha!... O formidável blog technablog reporta aqui que tem um maluco vendendo controle de NES adaptado pra USB!!... (tem SNES tb) Tudo o que eu queria!... Pena que o preço é um tiquinho salgado. Vou ver na minha escola se dá pra encaixar em algum orçamento do laboratório!!... :) Sério!! Não deixa de ser um equipamento importante, afinal, e tem um design imbatível, aprovado pelo tempo, melhor do que qualquer controle diferente que podemos pensar em comprar!...

Confira também o formidável colarzinho de controle de nintendo, e o brinquinho de pac-man!... E por falar nisso, eu sou o último a ver pra vender no thinkgeek o controle remoto universal em formato de controle de NES??? :) (mais especificamente, famicon...)

No comments: