2007/06/29


Perdão, ECMAScript!!

Eu acompanhei a gênese do JavaScript. Eu me lembro e quando as pessoas instalaram os primeiros Netscape que tinham javascript, e me lembro dos primeiros sites que se vc não tinha, vc não podia entrar...

Desde o começo, fui mal-informado sobre o que se tratava, e em pouco tempo adquiri antipatia e preconceito.

Hoje, anos depois, descobri que estava fundamentalmente errado. O problema foi a adoção estúpida do nome, aliada ao fato de milhares depssoas que não entendem direito sobre programação, web, e sobre a própria linguagem, terem sido minhas fontes de informação.

Hoje, já maduro em outras linguagens e paradigmas de proramação, reencontrei javascript do jeito certo, através da comunidade de desenvolvedores do Mozilla.

http://developer.mozilla.org/en/docs/A_re-introduction_to_JavaScript

http://javascript.crockford.com/javascript.html

Estou começando a suspeitar que JavaScript (eu adoraria achar outro nome que não contivesse as 4 letras amaldiçoadas) é um forte candidato pra entrar na minha lista de linguagens queridinhas...

No comments: