2008/08/18


Brasil 2012 - IPv6 para o Pelé. Ops!

Se tem uma causa pela qual este blog aqui luta, acima da popularização do software livre, ideais políticos, e outras coisas chatas e mundanas, é a adoção completa e irrestrita do IPv6 em toda a Internet.



0111
0 1 Campanha da fita binária,
1 0 pela conscientização da crise do protocolo IP.
10
1 0 ADOTEM JÁ O IPv6!!
1 1


O nosso estimado leitor Pimenta Malagueta recomendou-nos um artigo no arstechnica que faz coro a esta minha reivindicação. O texto foi ensejado pela chegada de uma marca numerologicamente notável: faltam apenas um bilhão de endereços possíveis a serem atribuídos na Internet. (Se você acha pouco, saiba que são "apenas" 3.7 bilhões os possíveis...)

Quer dizer, isto enquanto nos limitarmos ao IPv4... A migração tem que acontecer mais cedo ou mais tarde, e é atrasada antes demais nada devido ao interesse podre das empresas que não sentem muito no bolso enquanto a qualidade da Internet de todos usuários do planeta vai decaindo simultaneamente. Eles não querem renovar equipamento, não querem fazer administração "complicada", com gerenciamentos sofisticados de uso de larguras de banda, não querem viabilizar coisas legais como clientes criando conexões com QoS controlado dinamicamente...

Eles só querem manter roteadores podrinhos, velhos e basiquinhos, mantidos por estagiários recebendo salários de fome em salas dominadas por aranhas. E se um usuário tentar colocar a cabeça pra fora do perfil geral de atuação da manada, toma uma cacetada entre os chifres.

Por causa deaa letargia capitalista toda, é legal quando os governos da China e da Coréia e outros ali no leste asiático tomam iniciativas pra instalar o novo protocolo em suas fronteiras. Isso é uma chance de ouro, países mais atrasadinhos como eles e nós, em relação aos EUA e Europa ocidental, podemos aproveitar que não temos redes tão sofisticadas, e teríamos menos trabalho pra fazer a migração é só querer, e depois ver o Tio Sam chupando o dedo.

Vivem falando no Brasil "ai, tínhamos que ter feito que nem a Coréia do Sul x anos atrás, quando eles decidiram investir pesado em educação". Não será esta mais uma decisão da Coréia do Sul que se não imitarmos agora vamos nor arrepender mais tarde? Passamos os últimos anos invejando o crescimento da China em meio às crises no resto do mundo,. Não seria esta uma oportunidade que os governantes e homens de negócios da China (freqüentemente as mesmas pessoas, pelo que ouvi dizer) estão sabendo aproveitar, e nós não?

O artigo ali do Arstechnica fala do site das olimpíadas de Beijing poder ser acessável através de IPv6. Uma formidável propaganda da tecnologia e do país, pela qual estão de parabéns todos envolvidos.

O artigo ainda menciona que, pelas contas mais pessimistas, os IPv4 pode se esgotar na época das próximas olimpíadas, em Londres...

Se não acabar até lá, teremos logo a seguir a copa no Brasil. Por causa dessa copa tão dizendo que vão construir metrô em São Paulo, em BH, que vao arruamr aeroporto, vão fazer trem... Que tal se a gente colocasse junto de todas estas reformas estruturais, uma implementação do IPv6 na Internet Brasileira?

Os chineses fizeram o IPv6 por Pelops, herói grego das olimpíadas. Podemos fazer por Pelé!... IPv6 por Pelé, é a nova campanha.

Mas não. Temos só aquela briga besta, de um lado uns querendo criar protocolos bizarros certificando cada conexão TCP feita na Internet, uma preocupação que só encontraria paralelo em fazer análise química de tintas pra descobrir quem anda escrevendo palavrão na porta do banheiro. Do outro temos aquele pessoal louco pra tornar NAT (e acredito que IPv4 também de tabela) algo obrigatório por lei, como se fosse a coisa mais linda do mundo.

Vamos pra frente, gente!...

A propósito, eu disse "novo" ali em cima? "protocolo novo"??... IPv6 já existe (em versão alfa, verdade) no Linux desde 1996!! Faz mais de 10 anos, portanto, que ele já está "rolando por aí"... E você que achava que a Internet e a informática moderna era sobre agilidade, hein? Era sobre ser incapaz de seguir o rumo dos acontecimentos. Qual o quê!

Se você quiser acompanhar o dia cataclísmico do fim dos endereços de IPv4, o artigo lá recomenda esse site. Tenebroso...

No comments: