2008/02/12


Hacker é cracker sim.

Ou talvez quem sabe "hacker não necessariamente é cracker". Aliás, quer saber? "Cracker" é é nome de biscoito!

Tem muita gente que tenta popularizar a idéia de hacker falando que "hacker não é cracker", dizendo que o hacker do mal, que usa seus poderes pra cometer ilíticos tem outro nome, criando uma dicotomia maniqueísta estilo GIJoe vs. Cobras.

Acho que ser hacker tem muito mais a ver com a postura do pesquisador científico, por exemplo... Ciência não tem moral, quem tem moral são os cientistas como seres humanos completos. Hackers são hackers porque gostam de fuçar as coisas, e o fazem. Se eles vão cometer crimes nessa atividade, ou deixar de fazer algo pra não cometer, isso é outra história, isso é cada um com sua consciência.

Vamos acaso criar um nome diferente pros cientistas como Feynmann e Von Braun, que hackearam a natureza pra contribuir para a criação dos ICBMs?... Creio q não. São cientistas antes de mais nada, e não "crackistas".

Porque não dizem também que "cientista não é crackista", uai!...

Eu sou muito mais preocupado é em esclarecer pra imprensa que 99% desses "criminosos digitais" que eles prendem são pura e simplesmente estelionatários golpistas que jamais realizaram um feito "hacker" significativo. Boa parte é melhor em engenharia social do que em eletrônica, e por mim isso desqualifica para o título.

No que depender de mim esse termo "cracker" nunca vai pegar. Isso é pior do que a tentativa das ditas "esquerdas" em dizer que existe uma "direita" (especialmente aqui no Brasil).

Hackers criminosos são hackers criminosos, assim como existem astronautas assassinos e cientistas sádicos. Não existe necessidade de criar nomes próprios pros "caídos" de outras áreas, porque seria o caso com os hackers?

(eu digo porque: por causa do desconhecimento, medo e preconceito... Mas isso vcs sabem)

No comments: