2007/07/23


groovy track

Fala-se muito aí da necessidade ou não de "grooves" na pista de Congonhas... Esse é mesmo um problema muito interessante.

Alguns já disseram ingenuamente que "precisa fazer o groovin' pra aumentar o atrito"... Vejam bem, não é isso!...

O grooving são canaletas para escoamento de água, pra reduzir a espessura da "lâmina d'água", reduzindo o perigo de aquaplanagem.

A aquaplanagem já é evitada antes de mais nada pela existência de outros "grooves": nos próprios pneus dos aviões!!...

Quem sabe um dia a gente não até chega a uma conclusão de que o bom mesmo é faer um pneu liso (e falir a michelin), e deixar só grooves na pista? Depois desse passo só mesmo fazer pneus de asfalto e pistas de borracha (o que também amorteceria a nave em pouso forçado!)

Vejam bem, não é piada!... A questão é que entram na fórmula essas duas variávei: as canaletas da pista, e as canaletas dos pneus... Tem que considerar ambos ao mesmo tempo. Um limite é não ter nenhum escoamento na pista, e canaletas no pneu. Em pistas com canaletas, dá pra gente pensar no outro extremo, pneus sem canaletas...

Outros dois extremos são o pneu e a pista sem canaletas, o que certamente seria ruim, e ainda o que se fala, pneus e pista com canaletas.

Agora, a otimização disso vai ser complicada. A colocação de canaletas, onde quer que seja, acaba na verdade REDUZINDO o atrito entre o pneu e a pista. Porque diminui a área de contato!...

Então é preciso equilibrar essas duas variáveis q não são diretamente relacionadas: quanto nós queremos de escoamento de água, e quanto nós queremos de área de contato.

E tem mais, vamos nos lembrar que só da pista ser curvada, já escoa bastante... Foi o que fizeram nessa última obra. Tem que ver o perfil desses "grooves" tb. Como fica pista, quadrada, ou com uns "montinhos" assim?...

Ou então as tais canaletas são de 5mm de espessura, colocadas de 1 em 1 metros, e na verdade isso não teria importância nenhuma, e eu tou perdendo meu tempo aqui :)

Só sei que aqui na esquina da minha casa tem um cruzamento que, quando chove, é uma aguaceira desgraçada. Precisava urgente ali de fazer uns grooves, um caimento melhor... pior que re-asfaltaram a porcaria da estrada ONTEM, mas nao fizeram nada, continuou a mesma porcaria. Quer dzier, tem alguém olhando, tem alguem tomando conta, fazendo obras, projetos, mas o infeliz é incapaz de fazer uma coisa LEGAL, não, faz só um negócio lá pra dizer que fez, e pronto.

No comments: