2007/07/21


briga de gato num balaio de foice

Acabei de me deparar com uma interessante rusga do meio acadêmico. É uma discussão epitomizada por este texto aqui, chamado "The Two Cultures"... Dum certo C P Snow que parece que era amigo do Hardy. Acho que ouvi o nome desse cara naquele livinho "por um matemático"... (O prefacião sobre o Hardy é dele?.....)

É sobre o problema da existência de uma cisão entre o mundo "das ciências", e "das humanas"... Mas parece que o tal texot não é muito bom, apesar de ter se tornando uma grande referência sobre o assunto.

Essa crítica aqui, citada na kikipédia, é mesmo interessante. E menciona a ironia de muito anos antes ter havido uma outra "Reed Lecture" falando sobre o tema. É de um certo poeta inglês lá, e parece ser interessante...

Agora, o mais interessante, é que essa palestra aí foi uma resposta a uma outra que o Thomas Huxley fez, e parece que a posição do velho TH não vai muito na minha linhã não, hein!... Se for o caso, vai ser a primeira bobagem que jamais ouvi algum Huxley dizer (se bem que já sou meio triste por ele ter fornecido o vocábulo "agnosticismo" a seus seguidores...)

No comments: