2007/07/18


Aguando a derrapagem.

Não faz sentido a hipótese de que o avião da TAM que se acidentou ontem tenha **derrapado** e feito uma **curva**.

Suponha que o avião estivesse em contato com o solo, e tentando frear. Isso significa que ele estava basicaemnte funcionando como um carro.

Então pense agora num carro andando lá a uns 100km/h. Pra esse carro fazer uma CURVA, ele precisa de atrito. O que empurra o carro é o atrito!...

Se não há atrito, e vc tenta fazer uma curva, vc derrapa. O carro gira em torno do eixo vertical, podendo eventualmente capotar, sei lá. Mas ele não faz a curva direito. Pode sair do caminho, rodopiando, por exemplo, mas não uma curva bonita.

Se o carro está ACELERANDO, e derrapa, pode acontecer dele mudar a rota, e se empurrar pra frente, fazeno uma curva... Isso é ainda mais fácil se a impulsão dele for via jato, e não via pneu.

Enfim, não combina a hipótese de que o avião estava pousado e tentando frear, com o fato de que ele fez uma belíssima curva, e chocou-se de frente com um prédio, a uma velocidade relativamente alta. Pra curvar é preciso que houvesse atrito, e se havia atrito, ele teria conseguido frear (nem que só um pouco).

Um acidente coerente com derrapagem seria a nave rodar, capotar, virar por cima da asa, e aí sim explodir, provavelmente na direção à frente da pista, para onde ela se deslocaria ao movimentar-se em MRU.


Minha teoria é que houve algo como uma tentativa abortada de arremetida. Ele podem ter tentado frear, não conseguiram, decidiram arremeter tarde demais, algo impediu que a nave alcançasse vôo direito.

Outra teoria é que poderia ter havido uma falha daquele reverso da turbina.. isso explicaria muito bem o acidente: ao tentar frear, uma das turbinas (a da direita), teria então IMPULSIONADO a nave pra frente e pra esquerda, fazendo uma curva, impedindo um bom contato com o solo... Faria muito sentido... Só que já ouvi dizer que os pilotos não estavam usando o reverso em pousos naquele aeroporto com aquela nave naquelas condições... Só há essa possibildiade se o piloto tiver tentado ligar o reverso...

Poderia ser que entrou um urubu na turbina da direita também!!!...

Se não foi urubu, foi urucubaca.

Ou então ocorreu algum fenômeno bizarro, mcguyveriano com o asfalto da pista nova. Algo como ela estar "suando" glicerina, ou alguma outra substância bizarra... Ou então algum processo ali está causando uma reação nas borrachas dos pneus, modificando suas características... Um fenômeno bem desafiador (obs: piada intencional com a "Challenger")...

1 comment:

Anonymous said...

ridículo