2009/11/29


wireless with strings attached: o contínuo e persistente vexame do wifi público em São Paulo

É pública e notória a antipatia que carrego pela Vex, empresa que oferece, aqui em São Paulo e outras cidades, um serviço de colocar pontos de wi-fi em estabelecimentos comerciais.

Meu problema não é tão contra a empresa. Me parecem ser bastante competentes, e oferecem um serviço interessante. Eles são a princípio flexíveis, mas a forma como foram "absorvidos" pelo mercado é que me dá raiva. Portanto que fique claro desde o início: a culpa no final recai é sobre os empresários que contratam o vex, e sobre os próprios usuários.



Precisei escrever este artigo hoje, depois de tanto tempo sem me manifestar, porque tive dois contatos com redes da vex hoje, um no shopping higienópolis, e outro no aeroporto de Guarulhos.

A última vez que a vex estrelou aqui no blog foi quando um funcionário (aparentemente) anunciou num comentário uma promoção em que liberaram o acesso por uma semana. Eu nem falei nada. final, é tudo que eu quero, acessar wi-fi de graça. Eu até acho que usei, em um Franz Café... Mas aí acabuo a semana, voltamo pra mesma situação, e daí?...

Eu confesso, andei meio balançado ultimamente, querendo assinar. Entre os motivos, o fato de que a rede deles parece estar crescendo, e se tornando mais confiável. Eu sei disso porque sempre vejo lá aquele nome na lista de redes quado tento achar alguma aberta, e medindo o valor de acessos de raiva médio que tenho tido ultimamente, sei que subiu o número de contatos. Ao mesmo tempo, não estou sentido que tenho encontrado muitos lugares com wi-fi liberado surgindo...

O útimo lugar que entrei fi na cervejaria Braugarten, no shopping higienópolis, que é por acaso o único lugar em que já usei uma rede do vex que era paga pelo estabeleimento onde foi instalada, um serviço que apsar de oferecido por eles, é muito raramente escolhido pelos negociantes, que provavelmnte não vêem o valor.

Mas não é o caso lá. Na Braugarten rola, e lhes digo que é um forte fator a me fazer considerar ir lá sempre que surge a oportunidade. Hoje fui, usei (só li twitter, nada demais, e minha namorada uplodeou uma foto do nosso almoço.) É tão legal, né?... Pena que aí, logo depois, a gente sai do lugar, não pega mais o sinal, e voltamos para a tristeza de ser ver imerso em sinal de redes restritas, entre elas as do vez, e ainda do Speedy Wi-Fi.

Sou cliente Speedy, e acho que por isso já pude entrar algumas vezes pelo speedy wi-fi, mas não sei porque não fuciona sempre. Acho que foi uma promoção que já acabou, e como de costume não me convenceu, porque eu não quero contratar nenhum maldito plano de wi-fi! (Dizem que vai ter uma outra promoção em breve, vamos ver.)

***

Mas isso tudo é uma hitória comum. Eu queria contar era do aeroporto.

Fui lá hoje acompanhar minha namorada. Estava interessado em testar o wi-fi la, porque da última vez que estive no aeroporto eu consegui entrar nma rede, acho que do Speedy wifi, e um amigo até usou para enviar um e-mail relativamnte importante (não-crucial, mas tb não era só conversa fiada). Nesse dia euconsegui usar a internet um tempo, depoi caiu a conexão quando entrei em um "ponto cego", e depois não consegui mais entrar. Não sei se o acesso foi uma falha de segurança, não sei se oi uma falha do sistema me impedir de entrar de novo, ou se foi mesmo uma amostra grátis inicial.

Enfim, fui lá hoje, e primeiro fiquei feliz e ver um cartaz de "Wi-Fi zone" sem a logo marca da Vex. Sim, porque se você ver um com a logo, pode saber que não é nada de "Wi-Fi zone", trata-se de um local aonde eles estenderam seus tentáculos de cobre trançados. Mas quando não tem a logo, pode ser que seja verdade...

...Só que não era não. O lugar "virou" vex! Tem ainda uma rede speedy wi-fi, e tem rede vex, igual no shoppin higienópolis tb, onde tem speedy num cantinho, e vex no resto (no resto de onde pega, pq tem muitos pontos cegos). E a pŕopria Infraero está contratando lá, mas pra dar acesso apenas a sites .gov.br.

Depois de tentar e me frustrar, fui lá tomar um café. Café caríssimo, aliás, tão caro que se pudesse jogar mai sum real pra usar wi-fi por uma hora, eu era capaz de aceitar. Mas infelismente isso é impossível, né?... Mais uma frutração...

Então tava lá esperando trazerem meu lanchinho, e fiquei nesses pensamento. Tentando por exemplo racionalizar, acha rum motivo de porque diabos a infraero limitaria a gov.br, porque eles achariam que isso é aceitável, e porque isso não seria, tentando imaginar coisas que são iguais gov.br num sentido, mas que não são, então isso esria errado. Mas é claro que isso tudo é perda de tempo, porque quem toma essas decisão não realment se importam com o tipo de coisa que a gente imagina nessas horas. Vendo isso, fui apenas me sentar de novo, e ficar fazendo o que faço nessas horas, ficar sentado, "brincando" de Internet, imaginando o que faria se ela tivesse no ar (obs: quando estou no ar eu brinco de imaginar o ue eu faria se a web não fosse a coisa frequentemente decepcionante que ela é...)

Sentei-me numa mesa, próxima de uma mulher com um netbook HP. Ela parecia com raiva, e identifiquei-me muito com ela, pela raiva e pela máquina, pois eu recentemente terminei um caso que tive com uma compaq.

Vi a raiva e pensei: "i. Ela está trabalhando off-line, tendo problema com algum programa. Baixa probabilidade... ii. Ela está trabalhando on-line ia 3G... Não, tb não. iv. Ela é cliente vex trabalhando on-line... Não. É sobrou só v. Ela está simplesmente querendo passar um tempo, talvez fazer uma ou outra pequena coisa não tão sem importância assim na Internet, mas tá endo que aqui só tem esse tal desses vex e speedywifi, não está conseguindo entrar, e está com raiva"

Sentou-se à frente dela um acompanhante, e ela falou logo: "Eu só vou desligar a máquina agora porque a Internet é só paga. Absurdo isso, na América é tudo de graça."

A indignação foi um sopro alimentador para minha chama de esperança por mais estabelecimentos com wi-fi público gratuito, e pela raiva contra o status quo do sem-fio que temos encontrado aqui em sampa. Ali estava uma companheira da "geração mobile" sentindo o mesmo que eu, a terivel impotência eletrônica de estar com a faca e quijo tecnológcs da mão, mas não consegui rasgar o maldito celofane emrulhando o queijo.

Sim!!! Sim, amiga!!! Absurdo! Eu andava meio balançado ultimamente, mas é você que esta certa! Vamos boicotar esse povo.

Eu vou no banheiro de restaurantes, do aeroporto... Uso água das descargas, torneiras, gasto papel, ligo secador de mão, bebo água de bebedor, gasto luz, gasto chão, jogo coisas no lixo... às vezes até uso uma tomada! Sim, tem muito lugar por aí que não encrenca se você usar uma tomadinha.

Lá no aeroporto mesmo vi duas pessoas sentadas em bancos de espera trabalhando em notebooks no colo, ligados a tomadas do aeroporto! Não sei se estavam em 3G ou no vex, pelo que pude ver estavam apenas off-line.

Libera esse wi-fi aí galera! Eu sou convidado a urinar num lugar, gasto água, ar condicionado, até ligo coisas na tomada, mas o wi-fi é essa coisa super controladinha? Não é pra ser isso não, é pra ser apenas mais um serviço público. Liberem! Liberem!!...

E vamos fechar com mais um recado elacionado. Ô tio do 5a Avenida em Belo Horizonte! Libera as tomadas, pô!! No a avenida é engraçado porque lá a gente usa banheiro, ar condicionado luz _e wi-fi_, poque lá é um lugar progressista que libera wi-fi pros transeuntes... Mas não libera tomada!! Então fica esse exemplo pra qqr um que vier querer me dizer que é óbvio que wi-fi não é nada como, po exemplo, energia elética, porque nesse outro lugar é o oposto.

Tem que liberar gente, em parte para a sanidade mental das pessoas. Pra gente não mais perder tempo com angústia, com ficar pensando "porqueee" com comparar Brasil com Estados Unidos... A mulher lá do HP quando começou a reclamar demonstrou que, com oeu, também ficou cismada com o negócio de liberarem "gov.br", e falou "ah, mas o site tal não é gov.br, mas também devia 'a princípio' ser liebrado"... Olhaí, essa outra pessoa também queimou o fósforo com o assunto coitada. Mais um cidadão, como eu perdendo seu tempo e saúde com ess estado das coisas.

Tem que mudar. Revolução digital! Vamos bandalargar esse país (saudações Gilberto Gil!)

Não tá funcionando. Eu vejo que o vex tá aí em pé até hoje, essas empresas parece que estão "se achando", mas gente, chega desse pensamento de século XX. Abrem essas portas pelo amor de deus, e nos deixem gozar as torentes de informação fluindo enre un e outros, que é disso que precisamos para crescer e multiplicar o que há de bom em nossas almas.

Eu preferia muito mais blogar lá do aeroporto sobre qualquer assunto interesante ou desinteressante, do que "ter" que blogar aqui da minha casa sobre toda essa negação.

Isso lembra o paradoxo da ditadura... Dizem que haviam vááárias peças de teatro trancadasnas gavetas, sendo impedidas pela ditadura, mas aí ela acabou e nao apareceram as peças... Talvez eu não blogasse era nada. Mas ainda assim era melhor do que viver nessa situação hein... Esse texto aui nem é grandes coisas, é? Não. Bom seria não me sentir precisando criá-lo.

1 comment:

Andrey K. said...

Em vez de pagar vex, prefiro parar uma conexao 3g da vivo, ao menos tenho internet onde tem sinal de celular...