2009/09/01


Nokia N900 versus Apple Iphone 3gs

Lista de comparações do novo celular Nokia N900, que roda o sistema Maemo, com o iPhone 3GS. Baseado nesta mensagem.

Processador: É basicamente o mesmo em ambos, ARM Cortex-A8 a 600MHz, com ainda umas paradas gráficas (PowerVR SGX)...

Memória RAM: 256MB em ambos, mas o N900 ainda completa 1GB com memória virtual (tem a ver com o multitasking, veja à frente).



Tela de 3.5 polegadas. A do iphone é capacitiva, que é melhor pra usar com os dedos, mas menos precisa, impossibilitando o uso de um estilete (stylus). O estilete é necessário para fazer reconhecimento de escrita, e ajuda bastante quem não pode usar os dedos --- se você está de luvas, por exemplo, ou se está com apenas uma mão e o aparelho apoiado na mesa, ou se não tiver dedos mesmo. Para algumas pessoas de alguns lugares do mundo isto é bastante desejável. O iphone tb é "tutti touch", você pode beliscar as bundas e bochechas das pessoas nas fotos à vontade!

Resolução do N900: 800x480. Iphone: 480x320. Sem mais comentários. (Só uma nota, isso significa uma resolução linear 38% maior)

Teclado qwerty físico "slide". O N900 tem um tecladinho "hard", o iphone só tem aquela pobreza lá na tela. Pessoalmente, nem nunca mexi num desses tecladinhos, mas acredito que pra algumas aplicações deve ser bem bacana. (Mas pra dizer a verdade eu defendo mesmo é que quem precise compre um teclado externo...) Pra joguinho deve ser bem legal usar o teclado.

Câmeras: A do N900 tem 5 megapixels, ótica estribada, flash e o escambau. A do iphone tem 3.2 megapixels, e até tem um autofocus lá, mas... Basicamente o iphone quebra um galhão, e o N900 se pretende ser uma verdadeira "câmera que por acaso também é um celular e computador." As duas gravam vídeo tb, mas aposto que o codec do iphone é alguma coisa infernal, enquanto o N900 grava em MPEG-4.

Tocar vídeo e música: O N900 suporta zilhões de formatos e codecs.

Saída pra TV. Parece que ambos tem, mas no N900 seria só ligar um cabinho que (não tenho certeza) vem junto. No iph0ne tem que comprar lá o "cruz-cradle", sei lá como chama. Tb não sei bem a resolução que eles entregam nessa saída.

Caixas stereo: O N900 é mais projetado pra poder ser utilizado como um aparelho de som mesmo. não sei bem se o som das caixas do iphone são stereo, ou qual a potência.

O N900 tem ainda uma haste para apoiar o aparelho numa mesa. Faz parte da idéia de ser um mini-computador, e não um telefone estribado. Já vi aplicações pro iphone em que ele "pedia" algo pra ficar em pé... Bom, talvez a idéia seja colocá-lo então no tal "cruz-cradle"!

O N900 tem transmissor FM integrado. Chega de sofrer ligando um transmissor externo ao seu aparelho!...

Conector USB. O do N900 é uma porta normal, e imagino que seja até possível usá-la em modo "host". Dá pra carregar pelo USB tb, e transferir arquivos normalmente. O iphone tem basicamente uma porta USB aleijada, precisa de cabo próprio e só transfere arquivo se o Steve Jobs deixar. (E não me venham falar em jailbreaking...)

Bluetooth. No N900 vc transfere arquivos livremente, e pode se ligar à Internet através de dispositivos (como celulares) que ofereçam acesso pelo protocolo. No iphone existem novamente restrições bestas que atrapalham sua vida. Atrapalha a minha, pelo menos...

Desktop. O N900 oferece um ambiente ambiente de funcionamento de um computador comum moderno. Você tem um desktop de onde lança aplicativos, faz configuração, checa o estado do sistema, roda "widgets" e bota seu wallpaper favorito. O iphone é ali aquela pilha de ícones. tudo bem, tem gente que deixa o desktop do PC deles daquele jeito mesmo, mas pra quem gosta do contrário...

Multi-tarefa. Seguindo a idéia de oferecer o ambiente de um computador de mesa comum, O N900 deixa vc sair abrindo aplicativos para rodarem simultaneamente, podendo passar de um pro outro quando quiser. No iphone só existe multitasking em aplicativos específicos escolhidos lá pela Apple... Você é frequentemente obrigado a usar os programas um de cada vez. Novamente, para alguns usuários talvez não haja problema. Mas contribuo para a campanha "liberte o power user dentro de você!"

O N900 tem um armazenamento em flash interno de 32GB, e ainda uma porta pra cartão miniSD de até 16GB. Deve ser bem legal ser rico e poder tipo ter vários cartões!... Mas no mínimo é útil poder botar o cartão no micro pra transferir arquivos direto. O iphone só tem o flash interno dele lá, 16GB ou 32GB, nada de cartão.

VoIP. O iphone tem lá uns aplicativos de skype e google voice, mas anda tudo incerto, atlso stress rolando na mídia. No N900 você deixa seu skype ligado numa boa enquanto trabalha. O Google voice funciona naturalmente, vc fica conectado lá e recebe chamadas... Tem só a questão do vídeo, essas duas empresas aí não tem facilitado pra implementarem videofone no N900. Mas existem outros aplicativos (como o Gizmo e o RTCOMM nativo do N900) onde isso é possível...

Sistema operacional Linux. Pra quem se importa, é uma grande diferença... O iphone roda lá a gambiarra deles lá. Não tem a ver só com questões políticas e ideológicas não, é a questão da familiaridade com o funcionamento do sistema... O sistema do iphone é baseado em UNIX também, mas não é "um Linux derivado do Debian", isso faz bastante diferença. Pra quem se importa, claro. E mais do que isso, o maemo é em grande parte código livre.

O browser do N900 é baseado no Mozilla, e é também super-legal, joinha. Pra quem se importa, o N900 tb tem lá um pruguin pra flash versão 9.4, enquanto o iphone não sei se já tem flash. Dá pra abrir o youtube no broswer. (Eu tento evitar isso, diga-se de passagem.)

O leitor de PDF do N900 é super-legal.

(Talvez o iphone faça algumas coisas que o N900 não faz, e eu não listei aqui. Por exemplo, eu sei que o iphone tem o poder de ter uma maçã desenhada atrás dele, enquanto o N900 só tem escrito "Carl Zeiss"... Pra quem gosta de maçãs mordidas essa é uma grande vantagem. Apreciaria comentários apontando mais pontos onde o iphone ganharia do N900.)

12 comments:

Anonymous said...

Falou tudo! Estava pensando em comprar um N810 pelo preço e para experimentar com Skype e a agenda. Esse N900 parece resolver os problemas do outro e é celular. Já tive um Palm Zire 72 e agora um Smartphone Treo com teclado por hardware, é bom como agenda mas muito ruim como computador pessoal. Nos vídeos do N900, os contatos e a agenda parecem muito bons. Acho que finalmente poderei sair do PalmOS para algo melhor.

Anonymous said...

kkkkk Excelente esse post!!!
Falou muito e falou bunito, sem comentarios. No quesito maçã mordida, será que isso eh na verdade um sinonimo de poder e superioridade ou apenas uma modinha onde todos adolescentes estao aderindo para logo logo voltar ao que era normal, com a chegada do n900?

Unknown said...

Algumas vantágens do iPhone:
1) Aplicativos, que eu saiba, até hoje a OVI Store é fraquíssima em termos de aplicativos.
2) Jogos, me diz aí um jogo bom que rode no linux. Ops, não tem.

Gabriel said...

Um ponto onde o iPhone ganha do N900:

Software.

Nicolau said...

Que bom ver tantos comentários!... :)

Mamede: não duvido que saiam pelo mesmo preço. É essa a situação hoje com o N810 e o iPhone3G bloqueado, ambos por R$700. O N900 está pintando na gringa por uns 400 euros, mas vamos ver o que o futuro trará. Pessoalmente eu gostaria que eles fizessem era um tablet novo mais simples e barato.

Quantas pessoas vão comprar e usar, não faço idéia. É verdade que existem algumas vantagens em usar um produto popular, mas pessoalmente não acho isso prioritário.


Bernardo: essas são justamente algumas das questões que estão sendo debatidas hoje na comunidade de usuários do Maemo, o sistema que roda nestes tablets da Nokia. A situação é ainda pior do que vc sugere, porque a OVI é hoje só pra telefones Symbian (e não sei mais quê). O que se usa no Maemo são aplicativos disponibilizados de forma similar a distribuições de Linux convencionais. Mas acho meio exagero dizer que o Ovi é fraquíssimo!...

Quanto a jogos especificamente, tenho um testemunho. Outro dia conheci alguém com um iPhone, e o jogo que ele mais teve vontade de me mostrar foi o SCUMMVM, que existe nos NITs e pra Linux. Existem outros emuladores também. (Claro que isso é apenas uma história de uma pessoa em um dia...)

A Nokia possui também o N-gage, que foi desenvolvido especificamente pra jogos. Existe o desejo de suportar esses jogos e outros nos NITs, e vários outros conjuntos de aplicativos. Mas acho que a Nokia não está se esforçando porque querem justamente forçar a construção de uma plataforma nova e diferente.

Guilherme: acho sotware uma coisa muito pessoal. Nenhum outro portátil me atende como o meu N800, e tenho certeza que existem milhares de pessoas por aí que pensam o mesmo de seus outro portáteis particulares.

Hardware é uma coisa técnica e impessoal, que infelizmente acaba andando atrelado a softwares específicos, estes mais psicológicos e particulares... O artigo ali busca fazer observações mais técnicas. Pra quem deseja aplicações exclusivas do iPhone, a maçã mordida é o melhor caminho, assim como o que me atraiu aos NITs em primeiro lugar foi o próprio software.

Um exemplo de discussão similar é o PS3 contra o Wii e o X-box. Podemos comparar o hardware com certa justiça, mas quando falamos dos jogos favoritos, não dá pra discutir.

Anonymous said...

Antes de fazer comparações, seria interessante ficar uma semana com cada um. Lembre-se que o iPhone possui zilhões de coisas em hardware que alguns telefones não possuem o que o torna especial para alguns aplicativos que por exemplo, não é necessário toques precisos em tela pra controle em casos de alguns jogos.
Quem possui um apple, seja um telefone ou um computador, sabe das facilidades que o sistema oferece. App store possui zilhões de aplicativos interessantes.
Fácil, Seguro e eficiente.
Lembre-se... Megapixel em cameras só fazem aumentar o tamanho da imagem, o que importa é o CCD.

Nicolau said...

Olá, Anônimo, obrigado pela contribuição.

Eu amaria passar um tempo com cada um, mas não vejo isto acontecendo num futuro próximo, nem pro caso do iPhone nem pro N900. Se as empresas quiserem me emprestar pra experimentar, eu ficaria extremamente grato. Vamos ver se esse post recebe atenção o bastante pra eles fazerem isso. :D

Sou apenas um rapaz latino americano obtendo estas informações pela Internet. Por isto a maior parte das minhas comparações ali foram, ressalto novamente, puramente técnicas, com apenas alguns deslizes políticos e tendenciosos em alguns curtos momentos de subjetividade.

Parece que existem mesmo zilhões de aplicações (pagas) disponíveis pros produtos da Apple, mas o que importa é que aplicações cada usuário usa, que aplicações faz falta a cada um, e que aplicações cada um quer. O número de aplicações disponíveis importa muito pouco, bem como o número de usuários e desenvolvedores não importa a princípio. Importa aos acionistas, talvez, mas não a MIM.

Eu pessoalmente sou bem atendido pelas "pouquíssimas" aplicações disponíveis para o Maemo, e sei que iria passar raiva com o iPhone, dando falta lá, entre aquele zilhões, de algumas aplicações que desejo.

Exemplo simbólico importante: tem gente que roda o emacs no N900. No iPhone, pelo que li, isto pelo menos exige um pouco mais de esforço. Eu sempre vou tender a me alinhar a uma plataforma onde for mais fácil compilar e utilizar o emacs.

Tenho certeza que exitem zilhões de pessoas perfeitamente atendidas pelo iPhone. Eu acho que elas deveriam mudar? Não. Só acho que deveriam reavaliar suas necessidades particulares e estudar as alternativas oferecidas a cada tanto tempo. Eu mesmo faço isso, mas a Nokia sempre acaba me reconquistando.

Não entendi o que você quis dizer sobre a resolução não importar, mas sim "o CCD". Você está dizendo que o sensor do iphone poderia ser de maior qualidade, botando menos ruído na imagem, por exemplo?

Resolução é bastante importante sim... Outra coisa que ainda pode ser mais importante do que a qualidade da eletrônica, e a resolução, é a ótica. A própria abertura da câmera pode fazer bastante diferença, influindo no próprio ruído... É difícil comparar isso tudo, mas minha aposta é: são todos relativamente iguais em termos de qualidade "eletrônica", do sensor, e a ótica do N900 só é melhor pra atender a resolução maior. O N900 talvez tenha tb um campo visual mais largo, o que significaria no final das contas uma resolução angular semelhante à câmera do iPhone (são apenas hipóteses...)

Amaria fazer uma comparação técnica rigorosa da qualidade de imagem obtida com fotos do iPhone 3GS e do N900!... Sou pesquisador da área de processamento de imagens e visão computacional. Quem sabe é este um bom argumento pra convencer as empresas a me emprestar os dispositivos pra brincar um tempinho. :]

Nicolau said...

Faltou mencionar que, ao contrário do que eu disse, já está havendo um processo de disponibilizar alguns dos serviços do OVI pro N900. No futuro deve dar pra instalar alguns aplicativos, e desenvolvedores do Maemo devem poder utilizar o OVI tb.

Uma das restrições iniciais pra acontecer isso era o problema de dificultar a pirataria. Mas parece que a Nokia tá com uma mentalidade de "deixa isso pra lá, porque qualquer coisa que inventarmos será quebrada em poucas semanas"!... Vamos ver o que dá. :]

Aqui vai uma entrevista com o engravatado da Nokia responsável pelo Maemo, muito bacana.

http://www.maemo-guru.com/2009/09/video-interview-with-dr-ari-jaaksi/

Anonymous said...

sempre tive nokia...tenho iphone e nao quero outra coisa... ate os htc tao melhor que a nokia...

Cereal _ Killer said...

Nossa cara... Excelente post...
A Apple demorou 3 gerações pra lançar um telefone no nível do N95...Vai demorar mais três pra chegar no N900...

De fato, a interface do N900 é totalmente imbatível... O sistema operacional é 1000 vezes mais sofisticado em todos os sentidos... outro nível...

sem contar com os features que faltam no iPhone... Mas, aqui vai um fato: Não importa quantas vantagens o N900 tenha sobre o iPhone, os Apple fanboys sempre vão inventar alguma desculpa pra contar vantagem e comprar iPhone, e essa foi a jogada mor da Apple, criar uma legião de fãs alienados através de muita propaganda...

Anonymous said...

Acredito que para fazer comparações corretas, devem experimentar os dois modelos. Ficar falando de um e de outro pelo simples fato de ver vídeos na net ou comparar as especificações técnicas, não tem como fazer uma avaliação correta.
Tenho os dois modelos e posso assegurar com experiência de causa, que não tem nada igual a um iPhone 3Gs 32g.
Nada se compara a praticidade e manuseio de um iPhone.
Não de declarações sem experimentar os dois lado a lado.
Não sou Nokia nem iPhone, apenas falo por experiência própria, pois como já disse, tenho os dois modelos.

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.