2009/08/23


Porco por lebre

Outro dia me foi entregue um panfleto informativo lá na melhor universidade da América Latina que começava explicando: “A gripe Influenza A (H1N1) é causada por um novo tipo de virus.”

Novo tipo de virus?!? Uma nova cepa, talvez? De onde tiraram isso daí de falar em novo tipo de virus?

As pessoas tentam ser chique, posar como sério, mas são muito mais bem sucedidos na aparência do que no conteúdo. É muita forma pra pouca função.





O documento omitiu o nome “gripe suína”, e dá preferência a códigos tecnicóides tipo “H1N1”. Será que acharam o nome proibido uma coisa meio “gíria”, assim? Uma grosseria inventada pelo povão ignorante? Algo “anti-científico”?

Quem quer pegar, ou mesmo combater uma “gripe suína”? Eca! Só de carregar esta referência ao animal mais estigmatizado de todos já dá aquele asco. Bom mesmo é uma “Influenza A”, olha que chique! E combate-se com o helvético Tamiflu, e álcool em gel, super modernos. Vira uma doença mais de rico, assim, tipo “mal de Alzheimer”, e ouras estrelas do Discovery Channel.

Omitir o nome suíno da pestilência é o menor dos pecados, claro. Importante é a informação. Uma informação interessante é a ocorrência de uma
pandemida de gripe suína em 1918. Tá lá na Wikipédia. Quem poderia ler isso e continuar espalhando a desinformação de que um “novo tipo de vírus” nos ameaça? O vírus que tá rolando aí não é nem mais novo nem menos suíno do que este de 1918.

Chiqueiro não é chique... O pessoal parece que tenta ser asséptico com as palavras, limpando a sujeira verbal, erradicando nomes pra ver se o vírus sente algum impacto. Mas a natureza segue se caminho, inexorável. Que importam minhas próprias reclamações? Só o que importa é lavar as mãos, evitar trazê-las ao rosto, comer bem, dormir direito, fazer exercícios e usar camisinha.

O que importa é a saúde!...

No comments: