2008/01/22


Miscelânea da mixórdia

Não basta ser metido a hacker, e discotecar num bar usando um notebook com Debian instalado. Tem que ser um hacker desvairado, e fazer seu próprio programa (ou programas) pra discotecar, de preferência explorando ao máximo possível os recursos de seu sistema operacional.

Free Image Hosting at www.ImageShack.us

Eu tava com raiva dos programas bons de DJzar que eu vi, porque são mais voltados pra quem faz música eletrônica maluca, e faz scratch e o escambau. Eu não queria nada disso, só quero o básico do básico...

Procurei por outros programas de Linux que possuíssem "crossfade" e "playlist"... E só achei programas em que vc programa uma playlist e ele faz crossfade sozinho entre a música tocando e apróxima da lista, ou seja, emulando exatamente oq ue eu quero fazer na mão!!!...

Fiquei com raiva de não existir algo que me atendesse, e animei de fazer um programa eu memso, já que eu queria tão pouco!...

Aproveitando meus conhecimentos de JACK e GTKmm, fiz esse pequeno mixer em que vc liga duas entradas, e ele faz a soma ponderada e joga na saída. O controle é só um scrollbar, e em baixo tem radiobuttons pra escolher o tipo de fade que é pra fazer. O nome desse programa é "crossjazz" (tentativa bizarra de fazer um trocadilho abstrato com "crossdress")

Pra tocar as músicas tem que chamar o mplayer, e mandar ele entrar na entrada certa do meu mixer. Fiz dois scripts pra isso, com nomes bem simples, e ainda montei um terceiro script que lembra onde entrou a última música, e carrega a próxima música na outra porta. Com isso já dá pra ser feliz.

Por fim, pra carregar as músicas, tou usando o midnight commander. Configurei ele pra executar meus script quando o arquivo executado for ogg ou mp3...

Depois disso é só montar as janelinhas em coordenadas agradáveis, e configurar mais uns atalhos no vtwm pra quando vc der "F5, F6,..." ele ir direto pra uma das quatro janelas de interesse.

Daí o resto é a contrapartida das interfaces reaproveitadas: usar setinhas pro lado e teclas "home end" e "pgup pgdown" pra navegar em pastas arquivos e variar o mixer...

Não sei se eu podia tar muito mais satisfeito não, viu... Só falta um jeito do script identificar quando houver um erro, e tentar ajudar. Mas isso já é deixar as coisas robustas, e não tirar do chão, que é o mais legal!...

Usei as entidades: JACK, mplayer, midnight commander, gtkmm, c++ emacs, vtwm... e é claro, X, linux, e a máquina... Assim que é legal, tudo modular, tudo conversando. Não é um caixotão que faz tudo...

No comments: