2007/01/15


Second Life

Second Life é muito legal. Mas tenho umas birras com o que tenho lido na imprensa, e com que ouvi professores do DCC falando na TV. Eu sei que falar na TV é ruim, faz a gente falar não o que quer, e sim o que acha que a TV quer, por isso dou um descontão.

Eu tou achando uma merda é essa atenção toda na tal chinesa que ganhou 1 milhão de dóalres!... Isso é até um fenômeno interessante, na verdade. Quando a gente vai conversar com alguém que não conhece o SL, realmente se sente compelido a contar essa história!! :) (acabei de fazê-lo)

Mas é muito errado focar só em cima do tal dinheirinho lá.

Faz anos que estamos caminhando pra conseguir fazer algo como esse Second Life. Lá nos Doom e Quake a gente já andava por aí em mundos virtuais, e conversava com as pessoas... Só que tudo tinha temática de álien, e ninguém tava muito preocupado em fazer qqr coisa muito diferente.

Antes mesmo do Quake tinha um programinha bobo que já era tipo o SL. Se chamava The Palace. A gente entrava, e nosso "avatar" era um smiley amarelinho. Vc podia mudar seu avatar, podia vestir óculos, gravata, beber drinks... Eram os "props". Os props funcionavam baseados numa inovadoríssima tecnologia do formato GIF, a possibilidade de indicar uma cor pra ser "transparente"!!!!

Tinha diferentes cenários tb, que eram a figurinha do fundo que mudava. Os avatares ficavam lá espalhados como um espirro... Ou vc podia mover seu avatar pra ficar mais perto de uma garota, ou fazer a piadinha q quisesse... Era bem divertido, eu passei bons tempos no palace com meus amigos de BBS que estavam migrando pra Internet.

Nessa época mesmo (já tinha wolf e Doom nessa época) o pessoal já previa que o palace iria ser muitíssimo em breve substituído por um outro programa lá que era 3D. Era um "palace 3D", não lembro o nome e nem se era da mesma empresa. Acho até que alguns amigos chegaram a entrar naquele negócio... Acho que eu peguei o programa mas não consegui rodar.

O que aconteceu foi que o pessoal foi enjoando do palace, mas não entrou nesse troço. A gente tava mais preocupado em conhecer a WWW e usar e-mail e IRC, e depois ICQ... E depois Napster, eMule... E é claro, jogando Quake, Descent, Hexen... Counter.....

O Second Life é apenas a manifestação, afinal, daquela promessa lááá atrás de um programinha pra conversar com seus amigos em um ambiente 3D. Pra mim DEMOROU DEMAIS!!! E esse povo vem aí me falar como se fosse uma coisa altamente visionária! sai fora!!

***

A bem da verdade, até que o EM publicou lá uma reportagem sobre como existem por exemplo joguinhos com comunidades tipo o Ragnarok lá...

Agora, é um absurdfo ficar falando da chinesa, e se preocupando com a porcaria do dinheirinho lá. Primeiro que nesses tais joguinhos MMORPG da vida aí "massivamente multi-usuários!!", já tem gente fazendo "câmbio", trocando moedas de ouro por moedinhas do mundo real, por e-bay e o escambau.

O que é legal é que o SL nasceu flexível. Já dá até pra "rezzar" do nada um "prim" flexível no negócio! :D

Não é preciso dinheiro pra se divertir lá. Eu entrei, e entrando nos tal esquema de "camping" ganhei lá um dinheirinho o suficiente pra enviar umas texturas, e fazer umas camisetas estampadas... (sem estampa é até de grátis.) Dá pra passear bastante de graça, os clubes todos que eu conheci são de graça... (eles só pedem pra mandar umas gorjetas)


Já participei de vários encontros instrutivos lá dentro sobre o próprio SL, já participei sobre uma grande discussão sobre ética no SL (que no fundo era sobre ética na First Life), e estou entrando num pequeno corso pra escrever!!... Acho que tem alguma coisa aí, sabe... Tem o que faltava no IRC, pra gente realmente se sentir "dentro da sala." Isso vai ser legal sim pra estimular teleconferências e aulas de educação à distância!!! (pelo menos umas não-muito-sérias, sei lá :P)

No comments: