2007/01/14


*TODOS* os Programas

Uma coisa que eu acho muito engraçada, nem sei explicar direito porque, é aquela opção no menu "Iniciar" de alguams instalações do Windious... O "Todos os programas."

"Todos os programas" é uma parada que lista lá uma pilha de programas, procê correr com o mouse vários centímetros e mirar bem pra não rodar um programa diferente que não tem nada a ver, e clicar. Acho que esse negócio reflete um pouco a saudade da linha de comando... Afinal de contas, na linha de comando você pode executar QUALQUER programa, né!... Mas a diferença é que lá vc só precisa saber o nome do programa, e digitar (digitar certo, claro).

Mas comparem a poluição visual de um e de outro. Na linha de comando tem aquela grande superfície branca, com um convidativo "$" ou ">" ou "#"... Aí vc escreve, e "tchans"!!!... Você não precisa VER lá TODOS os programas!!... Só aparece escrito o que você digitou!! (eventualmente vc tb vai ver escrito nomes mal-digitados que vão resultar em poluitivas mensagens de erro...)

No windows dá pra chamar programs digitando tb... Só que primeiro tem que abrir lá o "executar" (que vc pode abrir ocm um shortkey, acho), mas não é tão prático... Principalmente pq não tem coisas como tab-completion, e se vc digitar errado, não vai poder redigitar logo a seguir... Em compensação tem o súper prático butão de "Procurar"!! :PPP

Acho isso tudo uma grande bosta. Nada se compara àquela janela gigante que vc pode clicar em qquer lugar, pra depois digitar num teclado que tem mais de 100 teclas, e não só umas 2 ( como no mouse, que todos sabem que tem amis teclas em unix, e menos no mac... :P )

***

Estou com raiva, queria aproveitar pra chutar mais cachorro morto.

Desktop é uma bosta. Essa listinha de programas que vão se espremendo quando existem programs demais abertos, é uma bosta. Esse negócio dos botõezinhos macetes é uma bosta tb. Cara, eu não sei qq eu uso, se clico no "atalho" grande jogado no desktop, se clico no atalhinho, ou se vou lá no convidativo "iniciar."

E essa porra de "iniciar"??? Resolveram o problema de tornar o sistema user-friendly, intuitivo e convidativo prum iniciante mostrando pra ele algo pra fazer se vc não souber nada!!! "clique aqui!" Que palhaçada!!!!! Imagine assim um prompt do shell escrito "

nwerneck@aquarius /home/nwerneck sugestões: mozilla, supertux, mutt, emacs$_"

Quanto ao contra-argumento (do meu imrmão! :) ): "é tudo configurável". eu prefiro um sistema que eu configuro indo num arquivo de texto, procurando uma linha escrita "cor do cabeçalho da janela", e escrevendo lá qual é o número, Não suporto ficar caçando opções dentro da janelinha x da orelha y do item b do programa que abre com o botão direito!!...


Fala sério, o mundo já é difícil demais com a estrutura 2D (Às vezes 3) que a gente vive. Só hoje o geoprocessamento tá ficando mais comum e efetivo, e temos coisa como o google earth. Aí as pessoas querem me convencer a entrar nesse mundo onde as ferraemntas ficam escondidas em subsubsubsubopções!... Cada aninhamento desses é um painel novo em que temos que navegar espacialmente, é mais um sub-espaço! Viver assim é navegar num hiper-cubo!

No comments: