2007/11/28


Síndrome de Taiwan

Hoje fui numa loja aquina avenida paulista, uma das inúmeras lojas que tem aqui que são francesas e que vendem computadores igual em super mercado (isso não tem mais graça hoje em 2007, né, em que super mercado vende de fato computador! :) )

Presenciei uma cena odiosa. Tinha 3 mulheres lá procurando pra comprar um computador, notebook. Tavam pesquisando pra uma terceira mulher (provavelmente filha estudante). Quem estava as atendendo? Um "promotor de vendas" da Intel, Um carinha jovem, bem-barbeado, com um coeltinho de nylon branco e azul-calcinha-laser da Intel.

A cliente perguntou uma hora assim: "Mas ela usa muito é o Photoshop, sabe" e o cara falou "aaaah então, essa máquina aqui é só 64 de memória, pra usar photoshop tem que ser pelo menos o de 128"

Eu fiquei sem entender a princípio que que eles tavam falando, mas depois entendi. Elas tavam olhando uma máquina AMD. A "memória" que eles tavam falando é a memória cache! E não é que faz pouco tempo que eu justamente desbaratei o golpe sujo e escroto da Intel de botar as máuqinas com o dobre de chace L2 e a metade de cache L1, e depois anunciar falando só o tamanho da L2??? E não é que agora eu comprovo que essa realmente é a idéia? O cara tava lá justamente fazendo esse joguinho, omitindo aquestão da cache L1, falando só da L2!!!!!

Olha o gooolpe!...

Enfim, aí depois eles conversaram mais um pouco, e nisso eu colei neles, fiquei bem juntinho porque queria ouvir cada palavra. A cliente perguntou assim algo como "e tem problema comprar AMD", uma coisa assim, saca, e o cara respondeu algo que não ouvi bem, e os 4 deram uma risadinha. Aí o cara falou assim "não, não, brincadeeeira, claro que é um bom produto também, e tal, um concorrente de respeito etc". Eles deve tetr falado algo como "vc tem que ver que Intel tem a qualidaaaaa Intel, e também tem uma logomarga azul-calcinha-laser"

Aí a cliente, uma pessoa bem-informada (talvez até uma pessoa que procura mesmo saber das coisas, por exemplo, lendo Veja toda a semana), quis cavar mais fundo, conferindo fatos que ela sabia de outras conversas, e perguntou pro vendedor: "Mas nem tem uma coisa que o AMD esquenta? Ele ainda tem esse problema?" E o vendedor, é claro, endossou. Falou assim que é "é, poisé, tem isos, o AMD esquenta mais que o Intel, sabe, se um promotor de vendar da AMD estivesse aqui ele diria exatamente o mesmo pra você..."

Tipo, não tenho palavras pra dizer o quanto isso me deixou puto. Eu já ouvi muito essa história, até de amigos, mas ouvir numa loja, da boca de um "promotor de vendas" da Intel, fazendo a cabeça de clientes não-lá-muito especialistas, puxa vida, isso sim é a epítome do golpismo capitalista escroto!

Eu não resisti. Dei um tempo, e depois voltei na esquina, e o cara tava levando um lero com a promotora (gaitnha) de vendas da HP, que portava uma vestimenta branca-e-vermelha, uma coisa meio soviética, meio Polônia, meio Indonésia, meio Mônaco. ((Notem o dispositivo retórico, eu não falei que a cor da HP é um "vermelho-calcinha"...)) cheguei perto, como quem queria perguntar alguma coisa, e falei com o cara da Intel assim:

"Por favor, você saberia me dizer exatamente a quantos graus Celcius ficam os processadores da AMD, e os processadores da Intel??"

"Ih... não seeei, agora você me pegooou."

"É, porque se vc vai sair por aí falando que o processador da AMD esquenta mais que o outro, eu quero saber exatamente quanto. Qual é o número? Quanto a mais que ele esquenta?"

"..."

"E tem mais, ele esquenta pode ser que é porque ele faz mais conta, é mais poderoso, mais potente, consome mais, esquenta mais. Natural esquentar mais sendo melhor, oras."

"....."

"Mas esse negócio todo na verdade já acabou. O que as pessoas discutiram um tempo foi por causa de proteção pra se arrancar o cooler, e tals.." E ainda fui em bora dizendo algo como "vocês ainda estão lá no século XX!..."

Pelo amor de deus. Olha, o que me deixa mais puto nessa história toda, é que não só as pessoas ainda discutem nesse nível de bobagem, de falar que "esquenta", como não discutem direito!! Lá nos estazunidos, que eu saiba, a discussão a muito tempo passou foi pra essa coisa mais sofisticada, de dizer que se cair o cooler de um AMD (como se cair o cooler de uma máquina fosse uma coisa super comum de acontecer), que ele vai esquentar tanto, que vai derreter, e abrir um buraco no gabinete, e ultrapassar a crosta terreste e ir parar lá em Taiwan. E Intel não, ele tem um sistema de proteção, e depois ainda inventaram um sistema lindo que deixa a máquina mais lenta, e não sei o que. Mas aqui não, aqui eles querem discutir é que "esquenta".

Todo maldito processador "esquenta" oras. E daí que "esquenta"? Algumas pessoas ainda tem um problema terrível com notebooks que esquentam, elas consideram que um notebook ser quente é uma coisa muito ruim, e na hora de comprar tomam muito cuidado em comprar um que seja geladinho... Aí então, nossa, Intel vai ser campeão né.

Será que é preocupação com o meio ambiente? Querem coisas mais econômicas, né, eficientes...

Bando de patetas, não sabem porra nenhuma de eletrônica, digital ou analógica, e transformam estes dispositivos ulta modernos e maravilhosos, os diamantes tecnológicos do transhumanismo, em algo tão banal quanto um bule de café que é pior do que o outro porque a alça dele "esquenta" e fica difícil de segurar pra servir.

Por essas e outras o Bill Gates é o homem mais rico do mundo. E tem gente que fantasia que talvez seja por algum mérito técnico, que ele entenda muuito de computadores. Sobre computadores ele deve entender tanto quando aquelas clientes, ou quanto o promotor, talvez. O mais importante que ele entende muuito sobre essa gente, e não sobre os produtos. Ele entende é sobre os compradores e vendedores.

1 comment:

Narcélio Filho said...

Tive um AMD Athlon-Thunderbird por anos e quase fiquei surdo com o barulho que o cooler fazia (Thermaltake Volcano 7). E ele esquentava muito! Ficava ocioso em 50C!

Hoje sou um feliz possuidor de um Core2 Duo E6750. Ele veio com um cooler que, apesar de ser genérico, o mantém a 30C quando ocioso. Quando faz frio até desliga, deixando o meu sistema "fanless", ou seja, sem emitir ruído algum! Paguei o olho da cara mas acho que valeu a pena!

Antes de comprar, pesquisei um pouco na net e entendi que as CPUs da AMD são mais baratas e desperdiçam mais energia que os da Intel. Não sei se é verdade, mas todo AMD64 que eu vejo deixa o gabinete bem mais quente que o meu.