2007/11/11


Eu sou o Rei da Espanha!

Outro dia eu tava navegando pela Wikipédia, depois de assistir o filme do Goya, e por este e outros motivos andei lendo um pouco sobre os reis da Espanha... Fiquei sabendo da interessante intervenção do rei JC em impedir o golpe "23-F", ocorrido pouco depois do meu nascimento, e que eu nunca tinha ouvido falar (não percam a foto histórica deste evento q tem na wikipédia!). Pode-se dizer portanto que é um rei que sabe identificar um fascista, e agir contra um.

Aí me vem o Chávez Chávez Chávez, bem quando estavam todos atentos olhando na TV, e sai chamando o antigo primeiro-ministro espanhol de fascista. O primeiro ministro atual, um socialista Sapateiro que retirou as tropas do iraque e legalizou o casamento gay, etc, chega a sentir necessiadde de defender seu predecessor. Mas o homem não se cansa, e parece ser tomado por sua exuberante echarpe vermelha, que parece controlar suas cordas vocais, e continua a disparar sua baboseira infindável, a ponto de irritar sua majestade, que lhe dirige a palavra duma forma que eu nunca vi nem em debates na minha escola, e pergunta pro velho Hugo aquilo que todos queremos saber já a alguns anos: PORQUE VOCÊ NÃO CALA A SUA BOCA??

Olha, ultimamente eu tenho lido muito sobre governos, e sobre hisória (sim, geralmente na wikipédia...), e às vezes me pergunto se não existem características interessantes na monarquia que deveriam ser melhor compreendidas. Pega essa situação: vc acha que seria possível algum presidente ou primeiro ministro de lagum lugar falar isso? O Zapatero não podia, o Lula, jamais (Ele ficou só rindo das infidaveis piadinhas ridículas daquele fanfarrão do hemisfério norte). Só mesmo o rei da Espanha!... E a realeza, né?? A realeza conta sim... Imperdível majestade!...

Olha, quando o hugão foi na ONU, e fez aquele discursinho babaca, os descoladinhos americanos ficaram tocando aquilo pra lá e pra cá, achando o máximo. Eu quero ver é o curto porém significativo discurso do JC aí se tornar a frase mais reprisada do próximo mês... Vai certamente "coroar" a retrospectiva 2007, realmente!...

As pessoas tendem a classificar presidente se primeiros ministros como sendo de esquerda e direta... muitos jogam os monarcas na direita, mas tem uns que conseguem ser... de cima!

No comments: