2007/10/03


Microssaurus rex

É cada vez mais difícil a vida de alguém se se acostumou a ser um "power user" de micros lá nos anos 80 e 90.

A sociedade continua a sorver em fartos goles as ideologias oferecidas pela microsoft, de que o sistema operacional é algo "integrante" à máquina, que é um produto como qualquer outro, que "vem numa caixinha de 4 litros", que vc pega de uma estante e coloca num carrinho de compras, e que esse sistema é composto por coisas desde aqueles complicadíssimos componentes "de baixo nível", até coisas como o administrador de janelas, e aplicativos como editores de textos e planilhas eletrônicas, e até mesmo joguinhos simplórios como paciência.

Os progamas de baixo nível também passaram por um processo de "complificação" e obscurantização:eles não mais existem no domínio do usuário... Não é claro hoje pro usuário de windows que arquivo é o programa que possui efetivamente os algoritmos que compõe as tarefas básicas como execução de programas. Nem mesmo os programas do gerenciador de janelas e até de aplicativos com o browser são vitos como um arquivo realmente...

Estão colocando tudo como se fosem coisas de outro mundo, como se fossem itens complexos como os próprios componentes eletrônicos ali que compõem a máquina (que aliás nem são tão complexos assim).

E aí um computador não pode mais se comprado da maneira "frankenstein". Você tem que chegar lá na megastore, e comprar o infame "sapato número 34" que o vovô Raul Seixas já alertava há 10.000 anos atrás. Isso em pleno século XXI (leia-se "xixi"), em que muito se fala sobre a importância da "cutomização", e de como as empresas precisam adaptar-se à idéia de poder rapidammente adaptar cada produto a cada usuário, ou morrer.

No mundo da informática as coisas tão caminhando de trás pra frente. Parece até que informática (essa coisa que tão tentando mudar o nome) era uma coisa tão do futuro que tá precisando passar por um processo de estupidificação geral, se tornando uma coisa antiquada, pra só então a gente ir quebrando essas barreiras com o tempo... Ela veio lá da frente, e tá passando por um "overshooting" reverso, vai sofrer um atraso filosófico pra então começar a fazer jus a todo seu potencial.

Eu não consigo acreditar que possa ter uma conta que demonstre que haja uma economia de escala que faz com que seja absolutamente inviável a HP vender notebooks melhores do que o mais barato deles apenas com windows instalado, sem opção de comprar SEM NADA. Ou mesmo podendo pedir pra vir com mais memória, sei lá.

Queria saber, o que é que os usuários que querem um windows mais sofisticado precisam fazer? comprar um "upgrade"? Eles recebem um desconto assim, ou o que?...

Isso tudo TEM que ser resultado de negociatas políticas sujas. TEM que ter algum executivo filho da puta, usuário de terninho com gravatinha vermelha listrada, que discutiu cm algum advogado e algum publiciátio, e chegarma à conclusão de que iam fazer tudo o possível pra ME foder. Porque gente como eu atrapalha os negócio deles.

Ou eu sou paranóico?

Porque eu não posso acreditar que foi algum egenheiro sensato, alguém dedicado a patentear crcuitos eletrônicos importantes, como o Mr. Hewlett, que tomou a decisão de que seriam estes os produtos que eles iam oferecer a seus clientes.

***

O preblema todo é que, além da vontade de ganhar muito dinheiro e ter um imenso monopólio, existe esse tal combate ao uso de cópias do windos que seriam "criminosas"... Isso estimula a idéia de que seria bom as máquinas virem já com o SO instalado, porque uma mpáuqna sem nada instalada seria um sinônimo par ao sujeito comprar uma cópia "irregular" do windows no camelô, e aí instalar na casa dele, e como isso seria uma atividade ilícita, então seria bom vir já com o SO na máquina, pra desestimular a suposta contravenção.

Aí o que acontece é que as máquinas que tão vindo com linux são simplesmente pra tê-lo removido para que essas pessoas que querem faze ruma instalação "alternativa" do windows não precisem pagar na loja!!!!... Ou seja, vende ruma máquina com linux está virando uma espécie de eufemismo para "uma máquina que você vai faze ro que você quiser", ou seja, "potencilament ecometer um crime"

Aí eles vão faze rmais d oque transformar uma máquina SEM sistema operacional em um sinônimo de crime. Vão falar que usar O CONCORRENTE é um crime!!!!!

Agora me digam, é possível se conceber uma situação melhor prum capitalista podre? Fazer com que seu concorrente seja visto como um criminoso, sem que ele nem tenha feito absolutamente nada!??!...


Poisé, é o que acontece hoje nesse que é um dos mais importantes mercados da contemporaneidade, e ninguém dá a menor bola!!!... Todo mundo trata tudo como se fosse a coisa mais normal do mundo.

No comments: