2007/07/01


Turbinas matam passarinho

Turbinas matam pasarinho sim!... Poisé, eu levantei essa hipótese a algum tempo atrás, cansado de ouvir as pessoas falando que usina aeólica é amiguinha da natureza, tem impacto zero e tal, outras ingenuidades... Eu, na verdade, gosto muito de usina aeólica, sou tão fã de turbinas que quem me conhece sabe do meu sonho em fazer carros com turbinas ao invés de motor.

Mas engenheiro é treinado pra saber, melhor do que como as coisas funcionam, quando que elas não funcionam. As aulas de engenharia se tratam de 20% aprendendo como são as coisas, e 80% estudando as imperfeições delas, os limites, os defeitos, os problemas.

Então quando eu ouço uma coisa dessas "essa usina tem impacto ambiental zero", eu não consigo acreditar. Tudo tem seu limite...

A primeira coisa que eu pensei foi sobre o limite de potência... Será que tem tanto vento por aí sobrando? O que vai acontecer se a gente começar a explorar pra valer todo o vento do planeta? Certamente vai começar a ter um ipacto nas corrente smundiais de ar, como as massas de ar frio que vêm do pólo sul, e etc. É óbvio que isso vai acontecer. Mas quando vai ser? Não sei. Ninguém fala... fingem que é uma coisa inimaginável. Retórica suja!

No artigo da wikipédia sobre energia aeólica, que eu nunca tinha lido, tem um dado bom... Diz lá que a energia do sol que é tansformada em vento é mais de 50 vezes o que é transformado em planta via fotossíntese!!... Taí um argumento legal.. Porque se a gente pode se convencer a se basear em etanol, então a oferta de energia solar via ven(e)to é bem maior...

Agora, outra coisa importante lá na wikipédia, foi a segunda coisa que imaginei sozinho uma vez... "Esse trem deve matar passarinho!"... Sempre falei isso, meio de piada meio sério... Nunca ninguém me acreditou. ninca vi ninguém preocupado com isso...

E olha lá na wikipédia!!... Tem uma subseção "impact on wildlife"!!!...

Na verdade quem me alertou primeiro sobre a real existência de preocupações sorbe isso foi minha amia olandesa Eva, então obrigado!... :)

O primeiro ponto ali no artigo, fala que o número de pássaros que morre em usinas aeólicas (pelo menos até hoje) é menor do que o que morre por carros e outras atividades comuns...

Tudo bem, mas que morreo por carro, eu imagino que seja mais pombo, por exemplo. Pombo é uma maldita zoonose das cidades!... Não interessa sair comparando números crus, assim! Quero saber da água americana careca, quero saber da ararinha azul, pássaros que vivem lá no meio do mato, nas áreas remotas, nos grotões, voando naquele ventinho fresquinho que é "cortado" pelas pás das turbinas! Não pode falar de pombo e pardal, e achar que acabou a conversa!

...E a seguir essa questão é justamente levantada. Parece até que já tem uma usina na Noruega acusada de ter causado um terrível impaco num tipo de águia marítima na região ali, tendo pegado umas dez num período curto.

Por fim ainda fala de morcego... Todo mundo sabe que o melhor jeito de matar morcego é chacoalhar um pedaço de pau! Eles adoram voar bem em cima! Não me expanta que quiram voar bem em cima das pás!

...O que eu sempre disse foi: "um dia vai acontecer de alguma espécie rara adquirir uma mania, uma obsessão, um desejo incontrolável de sair voando pra cima das turbinas!!..." E olha aí a águia do rabo branco da Noruega!...

Rolou ainda uma usina impedida na Austrália, com medo de aocntecer algo assim.

Agora, quer dizer que não é pra construir? Não, uai, é só colocar um alambrado, uma grade, uma redinha de pegar morcego... Talvez uma grade redonda, igual essas que a gente sempre colocou em volta de ventilador. Os nórdiocs ainda não fizeram isso porque são um povo que tem uma mania, uma obsessão, um desejo incontrolável por certos conceitos de design e estética que eles colocam acima das vidas dos passarinhos. Tenho confiança que aqui no Brasil a gente rapidamente vai conseguir fazer uma coisa assim, que é feio mas funciona...

Mas não é "impacto zero". Não é "environmental friendly".

Como nao são, por exemplo, estouros de manada de elefante, e outras coisas inerentes ao environment :)

No comments: