Não gosto do MASP. A autora que me perdoes, nada contra ela pessoalemnte, e nada comntra o projeto assim "ao todo". Tudo bem que exista. Mas ele possui sérias falhas que devem ser reconhecidas.
Comecei a entende risso logo depois que ouvi alguém chorando na TV porque "ninguém vai no MASP..."
Oras, não me espanta! Afinal, onde fica a netrada daquele bicho!?!? Onde fica!?!?!
Eu tenho passado bastante na frente dele, quando vou visitar minha namorada, e vou passear no Nacional... Nunca sei dizer se tá aberto, se eu poderia ir lá se quisesse, e nem sei bem como faz pra entrar.
Quando criança, em minha meninice achava que tivesse um elevador ou escada dentro daquelas colunas enormes e vermelhas do lado... Achava até que lá me cima o elevador fazia a curva, e andava de lado. Uma das grandes idéias que inventei quando criança foi a de elevadores que andam de lado... E ficava sempre olhando, procurando a entrada, procurando uma pontezinha que nos poermitisse atravessar aquele laguinho.
Mas não, a entrada é um tal elevador de vidro bizarro, camuflado... Que eles fizeram de propósito pra vc ter dificuldade de ver.
É por isso qu eninguém entra lá, oras. Ele foi projetado pra isso!...
Um prédio de vidro, mas vidro fumê, pra ninguém de fora ver o que tem dentro...
A forma do prédio parece uma mulher naqueles desenhos antigos, quando um ratinho aparecia, e ela levanta a saia, gritando, com medo do rato subir nela! PArece que o prédio tá assim: "AAAHH!!.. Gente!!.. Não encostem em mim!!!..." E se levandtou acima do nível do solo pra ninguém encostar.
Mais do que isso, ainda seria possível tocar nas pilastras que sustentam o solo... Mas nem isso. Em volta delas existe um FOSSO!!!... Coisa de CASTELO MEDIEVAL!
Isso tem em alguns prédios de Brasília tb, mas eles tem pontezinhas de concreto que tão sempre lá, mais do que permitindo a passagem, indicando muito claramente a entrada (o que resolve o problema que haveria se o prédio fosse só um cubão de vidro...) O próprio Palácio das Artes tem laguinho na porta tb... Mas vc pode atravessar e andar em votla dele... E não é um laguinho que vc teria que escalar pra mergulhar nele.
O MASP não, ele não pode ser tocado.
O metropolitan não é assim. As pessoas tão bem andnado pelo parque, se deparam com ele, podem sentar-se na escadinha... Eventualenmnte, se der na telha, é fácil de entrar. Quem tá sentado na escadinha está a meio caminho de entrar lá dentro.
MAS no MASP não... Quem tá lá em baixo, naquele parquinho de pedra cheia de musgo, não tá a meio caminho do processo de entrar. Lá a gente se sente meio que marginal, se sente "de se gunda classe". O museu é ali em cima, eu estou aqui no porão do museu. O museu é lá, eu estou aqui, na rua, na sujeira, na realidade, com o pé no chão. O Museu tá lá, voando, no meio do nada, em loucos devaneios, efetivaemtne desligado da nossa realidade, da nossa vida.
(Tem isso do nome também.. "MASSSp"... "mas"... que coisa mais negativa!!... "O museu é aqui, MASSSp vc não pode entrar". Deviam ter feito logo o NEM, Núcleo de Estudos Modernos, sei lá. Ou o "NÃO"...)
Andar em baixo do MASP é bem igual dormir em baixo dum viaduto. E ainda se orgulham da feirinha que tem lá em baixo de vez em quando... Tipo, a ralé, os betas, ficam em baixo, a arte certa fica em cima, né? Inacessível ainda.
Eu fui em vários museus, e sempre me lembro de "entrar" neles. Na verdade, a experiência de entrar é uma das poucas coisas que me lembro vividamente dessas experiências. Não é o caso com o MASP. Fui umas duas vezes recentemente, e não me lembro de entrar lá. Me lembro da confusão, de filas lá em baixo, e me lembro de lá dentro, das rampas, e tal... Daqueles trem de vidro preso com concreto, que aliás eu tb não gosto. Mas não me lembro de entrar. Se me dissessem que o Scotty me beam-upou, eu acredito.
Um museu tem que ser uma "máquina de entrar" sim. Ele tem que ser convidativo pra que se entre nele SIM... Me perguntaram "qq vc queria? Um cartaz enorme, e tal?" Não, eu quero justamente que não precise de cartaz, oras! Tem que ser intuitivo, imediado, óbvio. Não é pra pensar. É pra pensar lá dentro, deparando-se com as obras, as obras que o museu em um golpe arquitetônico nos convenceu facil e inconscientemente a ir lá conhecer.
Uma bosta duma rampa, descendo daquele trem, indo até lá em baixo no chão, já era o suficiente!!... Os skatistas iam ficar lá, descendo ela de skate... E eventualemtne subiriam tb. Não é isso q a gente quer? Ou não é?
Mas não, alí tem que ser um espaço vazio enorme... "O maior vão livre" de sei lá onde, sei lá quando. Belas porcarias, um museu se orgulhar de um grande espaço vazio sem nada dentro. Museu tem que ser conteúdo, e não espaço vazio...
Olha, é muito importante poder tocar num prédio público. Eu me lembro aqui de um prédio, acho que do I M Pei, que tem lá uma ponta, de pedra... É uma aresta bem aguda... As pessoas adoram ir lá e passar a mão nela! No MASP ninguém pode passar a mão. É o exato oposto. É um FRACASSO.
Tipo, que lindo que fizeram lá as idéias, e tal, mas não me venham chorar porque ninguém entra lá dentro. O prédio está PEDINDO pra que ninguém entre nele.
Ainda bem que não fizeram aquela coisa tb de ligar o bicho com o parque trianon, porque aí as pessoas nem iam andar do lado dele, na rua, ele ia ficar mais inacessível ainda.
Olha a oca... bem diferente... Tem um monte de gente sempre lá perto, passeando no parque (coisa q não aontece no Trianon), e eventualmente passam por lá, e não tem muitos problemas pra achar a entrada.. e o prédio é MUITO fácil de se tocar.. mais do que isso, você pode ANDAR EM CIMA DELE!!! È o extremo oposto od MASP!!!...
Claro que é uma merda que ele seja todo sujo. Mas quantos prédios você conhece em que você pode ANDAR EM CIMA DELE??? Isso é muito forte.
Eu sempre fui louco pra andar em cima do senado... Gostaria de saber se os jovens de 68 em Paris subiam em cima da cúpula do partido comunista francês.
O olho, tb do Niemeyer, lá em Curitiba, tem um parquinho atrás que enche de gente, como no caso da Oca. Quando vc vê ele, da rua, depois de encarar o olho, vc vê uma rampinha, e segue logo, "entra" lá. Na verdade o processo depois de comprar o ingresso], e efetivaemtne ir ver as obras, é meio complicado, viu... E se dá num trem de vidro tb, que eu desgosto, com entrada não muito intuitiva, mas é melhor q o MASP. Eu me lembro de entrar no museu.
Outra coisa inesquecível, entrar no olho. Mei odifícil achar o caminho pra lá, confesso, tomara que tenham melhorado isso ultimamente. Mas no caminho tem um corredor, cara... Andar naquele corredor é uma experiência inesquecível. É o que eu tou falando!!... É a "máquina de entrar".
E estar lá dentro do olho é uma coisa fantástica!!... Extremamente bem-sucedido. O museu propriamente dito tb é muito bom. 4 (¨?) corredorzões... Talvez seja meio "sem graça", pela "linearidade" mas eu achei bom....
... Dentro do olho ainda tem dois burados nas pontas que parecem escorregadores, dá uma vontade louca de ir lá pisar naquela merda, como dá vontade de enfiar o pé no canto arredondado e branco do corredor, e sujar ele todo. O mesmo que acontece na oca. ( Eu infelismente consegui me segurar nos três casos :) )
Eu sou louco pra encostar numa das pilastras do MASP, desde criança. É um amor não-correspondido que me persegue. Como uma mulher que não quis que eu abraçasse.
2007/04/07
MASPorra nenhuma!...
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