2009/07/31


Código e Fonte

Um post especial sobre mais uma qualidade do N800 que não mencionei na última listinha de 10 pontos.

Nossos leitores provavelmente já conhecem nossa preocupação com a questão da tipografia, um assunto relativamente recorrente por aqui nos últimos tempos. A vantagem que queria mencionar no N800, é tipográfica!



Não é nada assim como "existem 10.000 fontes instaladas", etc. É coisa boba. Acontece que o maemo, sistema que vem instalado no N800, usa primariamente a fonte da Nokia, uma fonte moderníssima, feita pelo designer fodão Eden Spiekerman com exclusividade para a empresa de Espoo. (Post no próprio blog do sujeito falando mal de um anúncio onde utilizaram sua fonte.) A fonte funciona bem nos dispositivos, especialmente em telas de baixa resolução como muitos celulares. (A resolução do N800, a propósito, é bastante alta, 225dpi.) Aí vai um par de screenshots pra quem não conehce a fonte em questão.







Ser bom pra telas é uma característica que as pessoas sempre debatem hoje em dia. Diz-se, por exemplo, que a fonte Arial é uma adaptação da Helvetica para parecer melhor em telas. Arial, nós, sabemos, é largamente odiada por ser menos uma adaptação honesta e mais um rip-off da Helvetica. Talvez por isso o pessoal culto e de bom-gosto da Apple escolheu Helvetica como a fonte principal utilizada no iPhone.



Quer saber? Não curti! Sou grande admirador da Helvetica, mas não achei que ficou doido ali não. E comparado com essa letrinha da Nokia então, ahaha! que humilhação!!

Talvez por isso tenha gente por aí dando um jeito de mudar a fonte padrão do iPhone pra fonte da Nokia! (O que provavelmente viola não só a exclusividade da Nokia, como deve violar regras de uso de iPhone anti-jailbreak da vida.)



Poisé, normalmente eu gostaria de uma fonte livre, mas vou usando essa proprietária aí sabendo que é um bom produto. Já que eu paguei, né?...

No comments: